SóProvas


ID
2096368
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Uma regressão linear simples é expressa por Y = a + b × X + e, em que o termo e corresponde ao erro aleatório da regressão e os parâmetros a e b são desconhecidos e devem ser estimados a partir de uma amostra disponível. Assumindo que a variável X é não correlacionada com o erro e, julgue o item subsecutivo, no qual os resíduos das amostras consideradas são IID, com distribuição normal, média zero e variância constante.

Considere que as estimativas via método de mínimos quadrados ordinários para o parâmetro a seja igual a 2,5 e, para o parâmetro b, seja igual a 3,5. Nessa situação, assumindo que X = 4,0, o valor predito para Y será igual a 16,5, se for utilizada a reta de regressão estimada.

Alternativas
Comentários
  • y = a + b*x

    y = 2,5 + 3,5*4 = 16,5

  • Os cálculos são simples de resolver, porém a que se ter atenção ao enunciado, quando é dito que "x" é não correlacionado com o erro "e", dessa forma na analise do resultado calculado, desconsiderei o "e" e optei pelo CERTO na questão. Vejam, posso estar enganado em minha analise, principalmente por não ter havido comentários de professores ainda, mas acredito que esteja no caminho correto e não no mero chute. Abraços a todos.

  •  Método de mínimos quadrados ordinários-->Erro é igual a ZERO.

  • Basta só saber a fórmula da Regressão Linear:

    Y= a+b.x+e

    a=2,5

    b=3,5

    x=4,0

    e=0

    Y=2,5+3,5x4,0

    Y=16,5

    lembrando que:

    a=alfa=coeficiente linear

    b=beta=coeficiente angular

  • Método de mínimos quadrados ordinários = Erro é igual a ZERO

    Yi = α + β.Xi + εi

    Yi = 2,5 + 3,5.4 + 0

    Yi = 2,5 + 14

    Yi = 16,5

  • essa é aquela que você marca e antes de ver o resultado, pensa.. lá vem a pegadinha

  • Todo enunciado de estatística do CESPE só serve para botar medo àquele que não estudou. Tudo se resolve na base do 1+1.