-
Lembre-se: nenhum planejamento irá afastar totalmente a incerteza.
Ø Segundo Chiavenato4 – “Planejamento é um processo de estabelecer objetivos e definir a maneira como alcançá-los.”
Ø Segundo Djalma de Oliveira5 – “Planejamento é um processo desenvolvido para o alcance de uma situação futura desejada, de um modo mais eficiente, eficaz e efetivo, com a melhor concentração de esforços e recursos pela empresa.”
O planejamento possibilita aos gestores focar não somente no curto prazo, mas também no futuro da organização.6 O processo de planejamento, de acordo com Schermerhorn,7 é composto por cinco passos:
1. Definição dos objetivos: neste momento devemos identificar o que queremos, ou seja, aonde queremos chegar.
2. Determinar sua situação atual: neste ponto devemos situar a organização – o quão longe estamos dos nossos objetivos? Dessa forma, teremos uma ideia do “caminho” que terá de ser percorrido.
3. Desenvolver premissas sobre o futuro: é a etapa em que buscaremos antecipar os eventos que poderão acontecer, ou seja, quais são os “cenários” ou situações mais prováveis de acontecer. Com isso, poderemos identificar oportunidades e ameaças aos nossos objetivos.
4. Analisar e escolher entre as alternativas: aqui, iremos gerar e analisar as alternativas possíveis de ação. Após isso, escolheremos a alternativa que seja mais indicada para que possamos atingir nossos objetivos.
5. Implementar o plano e avaliar os resultados: Agora, devemos executar o planejado e avaliar quais são os resultados atingidos, de modo que possamos corrigir os desvios e revisar os planos, se necessário
Gabarito B
-
Planejamento é um processo contínuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente. Essas ações devem ser identificadas de moda a permitir que elas sejam executadas de forma adequada e considerando aspectos como o prazo, custos, qualidade, segurança, desempenho e outras condicionantes.
inúmeras vantagens à equipe de projetos. Tais como:
- Permite controle apropriado;
- Produtos e serviços entregues conforme requisitos exigidos pelo cliente;
- Melhor coordenação das interfaces do projeto;
- Possibilita resolução antecipada de problemas e conflitos; e
- Propicia um grau mais elevado de acertividade nas tomadas de decisão.
http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/o-que-e-planejamento/39381/
-
Vamos fazer como Jack: ir por partes...
A - ERRADO - TRATA-SE DE UM PROCESSO SISTEMÁTICO, PERMANENTE, CONTÍNUO E ADAPTATIVO, OU SEJA, O AMBIENTE, QUE É INSTÁVEL, COM O TEMPO, DERRUBA O PLANEJAMENTO, MELHOR DIZENDO: ELE NÃO É INFALÍVEL.
B - CORRETO - O PLANEJAMENTO DEFINE OS OBJETIVOS E OS MEIOS DE ALCANCE.
C - ERRADO - NÃO ADIANTA USAR BOLA DE CRISTAL E NEM BÚZIOS! A CONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS SE BASEIA EM SUPOSIÇÕES. AJUDA O ADMINISTRADOR A SE APROXIMAR DE UM FUTURO CERTO. OU SEJA, NÃO É POSSÍVEL PREVER O FUTURO ESPECULANDO SOBRE UMA VARIEDADE DE FUTUROS.
D - ERRADO - O PLANEJAMENTO É UM PROCESSO QUE PROMOVE INTEGRAÇÃO, MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM, OU SEJA, LEVA EM CONSIDERAÇÃO AS AÇÕES PRÓ-ATIVAS EM DETRIMENTO AS AÇÕES REATIVAS. UM SOBORDINADO REATIVO NÃO SE ESFORÇA PARA AGRADAR OS CLIENTES. JÁ O ATIVO CUMPRE APENAS O QUE É ESPERADO DO SEU TRABALHO. AGORA O PRÓ-ATIVO, ESSE SIM! BUSCA – E, NA MAIORIA DAS VEZES, CONSEGUE – A SATISFAÇÃO TOTAL DOS CLIENTES.
E - ERRADO - A FUNÇÃO PLANEJAMENTO TEM PRECEDÊNCIA SOBRE AS DEMAIS FUNÇÕES. LEMBRANDO QUE ISSO NÃO SIGNIFICA QUE ELA SERÁ, NECESSARIAMENTE, A PRIMEIRA FUNÇÃO DO PROCESSO HEIN!!! A ORDEM DO PROCESSO ADMINISTRATIVO É COMO O OVO E A GALINHA: NINGUÉM SABE DIZER QUEM VEIO PRIMEIRO.
GABVARITO ''B''
-
Falando em futurologia (rs)...
Segundo MATUS (1988) o ato de planejar está associado à idéia de preparação e controle do futuro a partir do presente através da reflexão sistemática sobre a realidade a enfrentar e os objetivos a atingir.
http://portaldaestrategia.transportes.gov.br/entenda-a-estrategia.html
-
GABARITO: LETRA B
Planejamento é a função administrativa que define objetivos e decide sobre os recursos e as tarefas necessários para alcançá-los adequadamente. Como principal decorrência do planejamento estão os planos, que facilitam a organização no alcance de suas metas e objetivos.
FONTE: Idalberto Chiavenato - Administração Geral e Pública - para provas e concursos - 3º Ed. - 2012