SóProvas


ID
2097700
Banca
FUMARC
Órgão
Câmara de Lagoa da Prata - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

A expressão N(t) = N0 (0,5)-t/prelaciona a quantidade inicial de material radioativo (N0) e o tempo de desintegração da amostra (t). O tempo que um elemento leva para desintegrar metade de sua massa é chamado meia-vida do elemento radiotivo (p). Em um fenômeno análogo a desintegração radiotiva, essa expressão permite conhecer a absorção de medicamentos pelo organismo humano, desde que se conheça a meia-vida do medicamento e a dosagem inicial. Assim sendo, se uma pessoa ingeriu 50 mg de um determinado medicamento cuja meia-vida é de 3 horas, então é CORRETO afirmar que, após 12 horas de sua ingestão, a quantidade de medicamento ainda presente no organismo dessa pessoa, em mg,corresponde a: 

Alternativas
Comentários
  • N(t) = N x (1/2)^( t/p )

    N(12) = 50 mg x (1/2)^( 12/3 )

    N(12) = 50 mg x (1/2)^4

    N(12) = 50 mg x (1/16)

    N(12) = 3, 125 mg.

    50 mg é o material inicial; 

    (1/2) é da fórmula;

    t = tempo de desintegração.

    p = tempo de meia-vida

    N(t) = função do material radioativo em relação ao tempo decorrido da desintegração.

    OBS: qualquer erro entre em contato.

    Eu procurei por exercícios sobre meia vida de elementos radiotivos em exercícios de química. Refiz alguns exercícios e em nenhum deles na fórmula  vem o sinal negativo do (1/2)^( -t/p ). fiquei sem entender 

     

     

  • Acho que nem a banca sabe o porquê da potência negativa, se ultiliza-la o resultdo não bate.

  • Marcelo vc esta dizendo que o correto é a questao vir com sinal positivo?

  • Com certeza o t deveria ser positivo, ou considerarmos tempo transcorrido como negativo. 

     

  • Usei lógica porque não quis perder tempo buscando entender a fórmula:

     Dose inicial – 50mg

    Após 3horas – 25mg

    Após 3horas – 12,5mg

    Após 3horas – 6,25mg

    Após 3horas – 3,125mg

  • Gente eu entendi o seguinte sobre o sinal negativo no expoente -12/3 = -4 negativo porém 1/2^-4 = -1.-1.-1.-1/-2.-2.-2.-2 = 1/16 positivo devido a multiplicação dos sinais.

  •  O sinal negativo do expoente (que está errado) faz com que a concentracao do medicamento AUMENTE Exponencialmente, porque simplesmente inverte a base, transformando o 1/2 em 2, ou seja transforma a funcao resultante em crescente, sendo que ela deveria ser decresente (taxa de medicamento diminui ao longo do tempo).

    Expoente com sinal negativo: resultado: 800 (resultado crescente)

    Expoente com sinal positivo: 3,125 (resultado decrescnte)- Resposta da questao

    Questao deveria ser ANULADAA!!!

  • Colocaram esse sinal erronealmente: http://matmedio1-thiagokyamamoto.blogspot.com.br/2015/11/funcoes-exponenciais-exercicios.html

    O exemplo 14 demonstra a fórmula correta sem o sinal negativo.

  • Refiz a questao varias vezes, pois havia achado 800 ... aff kkk...  So agora li os comentarios. Obrigado a todos, pior que no gabarito que olhei  a questao nao havia cido anulada ainda.

  • C

     

    Essa é uma questão MUITO semelhante a uma outra também da Fumarc sobre um material radioativo que a cada 28 anos perde metade da sua massa. Assim, exatamente como naquela questão, basta apenas ter isso em mente. Não é nem mesmo preciso usar a fórmula dada no problema (o examinador a colocou só pra assustar mesmo).

     

    Basta entender que a cada 3h o organismo absorve metade do remédio tomado. Assim:

     

    0h = 50mg (a pessoa acabou de tomar o remédio)

    0h a 3h = 25mg (caiu pela metade a quantidade de remédio no organismo da pessoa)

    3h a 6h = 12,5mg

    6h a 9h = 6,25mg

    9h a 12h = 3,125mg

  • Eu só consegui resolver essa questão montando um gráfico no caderno. Ainda assim, preferi indicá-la para comentário do(a) professor(a).

  • Galera... quanto ao sinal (-) = (-) * (-) * (-) * (-) = +

    Então = 50 * 1/16 = 50/16 = 3,125

  • Atenção gente, a questão está correta. Podemos perfeitamente fazer pela logica da meia vida. Contudo, se vamos discutir a fórmula vocês devem calcular todos os passos. Se fizerem a questão da maneira longa, vão descobri que o valor de 'p' é -3. Assim, para todo valor de tempo positivo, teremos o expoente SEMPRE POSITIVO.

    EXCELENTE QUESTÃO

  • Não existe esse sinal negativo no expoente. Tentei fazer a questão várias vezes com ele, tentando deduzir a incógnita P . Entretanto, tive que recorrer à uma tabela para chegar a resposta. Procurei a questão na internet e realmente não tem esse sinal de negativo. Sendo assim, resolvi algébricamente.