SóProvas


ID
2097997
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CISSUL - MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

“Aeronave de asa fixa ou rotativa utilizada para transporte inter-hospitalar de pacientes e aeronave de asa rotativa para ações de resgate, dotada de equipamentos médicos homologados pelo Departamento de Aviação Civil – DAC”.

Analise o texto acima e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Trata-se de um fragmento de texto retirado da portaria GM n° 2048.

( ) É a descrição da ambulância classificada como TIPO F.

( ) O atendimento feito por essa unidade deve ser sempre considerado como de suporte avançado de vida.

( ) Para o atendimento pré-hospitalar de urgências traumáticas, a equipe deve estar composta por um piloto, um médico e um enfermeiro.

Marque a alternativa que representa a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Segundo a portaria GM n° 2048, que  aprova o Regulamento Técnico dos Sistemas Estaduais de Urgência e Emergência, as Ambulâncias são classificadas em:

    TIPO A – Ambulância de Transporte

    TIPO B – Ambulância de Suporte Básico

    TIPO C - Ambulância de Resgate

    TIPO D – Ambulância de Suporte Avançado

    TIPO E – Aeronave de Transporte Médico: aeronave de asa fixa ou rotativa utilizada para transporte inter-hospitalar de pacientes e aeronave de asa rotativa para ações de resgate, dotada de equipamentos médicos homologados pelo Departamento de Aviação Civil - DAC. O atendimento feito por aeronaves deve ser sempre considerado como de suporte avançado de vida. A tripulação é formada para os casos de atendimento pré-hospitalar móvel primário não traumático e secundário, deve contar com o piloto, um médico, e um enfermeiro; para o atendimento a urgências traumáticas em que sejam necessários procedimentos de salvamento, é indispensável a presença de profissional capacitado para tal.

    TIPO F – Embarcação de Transporte Médico

    Resposta A

    Bibliografia

    http://bvsms.saude.gov.br/

  • Aeronaves: o atendimento feito por aeronaves deve ser sempre considerado como de suporte avançado de vida e:

    - Para os casos de atendimento pré-hospitalar móvel primário não traumático e secundário, deve contar com o piloto, um médico, e um enfermeiro;

    - Para o atendimento a urgências traumáticas em que sejam necessários procedimentos de salvamento, é indispensável a presença de profissional capacitado para tal.