- 
                                O verbo fazer no sentido temporal, de tempo decorrido ou de fenômenos atmosféricos é impessoal. O certo seria: Faz dez anos que não o vejo.  
- 
                                verbo FAZER  e impessoal .... certo seria FAZ .... 
- 
                                Gabarito: B a) Foi ele quem perdeu a carteira ontem. - Regra: Quando precedido de QUEM, o verbo pode ficar na 3a pessoa do singular ou concordar com o pronome (nesse caso, é a 3a pessoa do singular mesmo). - FRASE CORRETA. b) Fazem dez anos que não o vejo. - Regra: o verbo fazer, quando indica tempo, é impessoal e fica no singular. - FRASE ERRADA. c) Mais de um jogador foi expulso no último domingo. - Regra: Mais de um ... - o verbo concorda com o numeral, portanto fica no singular. - FRASE CORRETA. d) Houve diversas reclamações sobre o assunto. - Regra: verbo "haver" no sentido de "existir" é impessoal e fica no singular. - FRASE CORRETA. 
- 
                                o verbo fazer, quando indica tempo, é impessoal e fica no singular.  
- 
                                 a)Foi ele quem perdeu a carteira ontem.( O verbo concorda com o sujeito)  b)Fazem dez anos que não o vejo.( verbo fazer como tempo transcorrido é impessoal)  c)Mais de um jogador foi expulso no último domingo.( pronome coletivo aceita plurar e singular)  d)Houve diversas reclamações sobre o assunto.( haver em sentido de existir é impessoal) 
- 
                                O verbo “fazer” é amplamente utilizado como sinônimo de “realizar”, “executar” e, nesse caso, não há segredo em sua conjugação. Mas há também o uso do verbo “fazer” para indicar tempo, caso que gera dúvidas e até erros gramaticais. Por exemplo, deve-se escrever “faz” ou “fazem” vinte anos que ele é diretor da empresa? O correto é o verbo “fazer” no singular (“faz”), pois, quando indica tempo, esse verbo se torna impessoal e invariável, isto é, deve ser usado apenas no singular. Assim, o correto é escrever: Exs.: Faz um mês que assumiu a coordenação da equipe. Não encontro você faz mais de cinco anos. A sede da empresa mudou faz apenas dois meses. Vale esclarecer que o verbo auxiliar (dever, ir) que acompanha o verbo “fazer” (no sentido de tempo) também é flexionado no singular: Exs.: Vai fazer cinco meses que trabalho na empresa. Deve fazer dois meses que criamos esse projeto. Fonte :Fonte : escreverbem.com.br/o-verbo-faze GABA B 
- 
                                A-) O verbo tanto poderá concordar com o pronome relativo QUEM(terceira pessoa do singular) como também poderá fazê-lo com o antecedente do QUEM. Questão correta B-) Fazer no sentido de TEMPO DECORRIDO é impessoal e deve ficar na terceira pessoa do singular. Questão errada.  C_) Apesar da expressão MAIS DE UM ser pluralizada, o verbo estará na terceira pessoa do singular. Questão correta. D_) Verbo HAVER no sentido de EXISTIR ou de TEMPO DECORRIDO é impessoal e deve ficar na terceira pessoa do singular. Questão correta.   
- 
                                a)  Foi ele quem perdeu a carteira ontem.   (CORRETO)  OBS.  O verbo "PERDER" concorda com "ELE", portanto ficará no singular.   b) Fazem dez anos que não o vejo.    (ERRADO)  OBS.  O verbo "FAZER", no sentido de tempo decorrido, ficará no singular.   c)  Mais de um jogador foi expulso no último domingo.    (CORRETO)  OBS. O verbo "SER" vai para o singular para concordar com numeral "UM"   d) Houve diversas reclamações sobre o assunto.    (CORRETO)  OBS.  O verbo "HAVER", qunado estiver no sentido de existir, ocorrer e acontecer, será impessoal, logo ficará no singular. 
- 
                                Gabarito Letra B: Da mesma forma que haver, fazer conserva-se na 3ª pessoa do singular quando indica tempo transcorrido ou fenômeno meteorológico.       Acrescentando se mais informações sobre conjugação do verbo fazer: Estando o verbo fazer na função de verbo impessoal (sem sujeito), deve também assumir a forma impessoal o verbo auxiliar que porventura o acompanhar: Vai fazer cinco anos que eles estão noivos. Poderá fazer três anos sem que ele saia do sanatório. Dizem que faz 10 meses estão se preparando para o concurso. 
- 
                                A) Correto, QUEM concorda com antecedente ou fica na 3ª do singular.
 B) Errado, visto que HAVER/FAZER tempo transcorrido permanece no singular.
 C) Correto, pois a expressão MAIS DE UM(A) permance no singular.
 D) Correto, pois o verbo HAVER (EXISTIR, OCORRER E ACONTECER) permanece no singular.
 
- 
                                a)Foi ele quem perdeu a carteira ontem. Sujeito Quem - concorda na 3 do singular ou com o antecedente.   b)Fazem dez anos que não o vejo. Sujeito Fazer - indicando tempo transcorrido fica no singular   c)Mais de um jogador foi expulso no último domingo. Sujeito Mais de ou qualquer um que indicar quantidade aproximada concorda com o numeral que o acompanha.   d)Houve diversas reclamações sobre o assunto. Verbo HAVER no sentido de existir fica impessoal e não tem plural. 
- 
                                " FAZ DEZ ANOS QUE NÃO O VEJO" 
- 
                                GABARITO B 
 
 O verbo fazer é impessoal quando indica tempo transcorrido, ficando na 3° pessoa do singular Faz dez anos que não o vejo. 
- 
                                A concordância em "mais de um/dois..." será feita com o NUMERAL.   Logo, é correto:   → "Mais de UM jogador FALTOU..."   → "Mais de DOIS atletas CHEGARAM..." 
- 
                                Importante lembrar, também, que o verbo SER concordará com o sujeito ou predicativo, quando o sujeito for representado pelos pronomes tudo, nada, isto, isso, aquilo ou “coisas”.   Ex: Tudo (sujeito) é/são flores (predicativo). 
- 
                                Na letra B, o verbo "fazer" foi empregado no sentido de tempo decorrido, passado.   Nessa situação, é verbo impessoal - não possui pessoa, não possui sujeito e só pode ser empregado no singular.   A construção correção seria: Faz dez anos que não o vejo.   Resposta: B