- 
                                a), b) e d) >> Ditongo decrescente     
- 
                                a) cai - xa b) lei c) mo - i - nho d) sau - na 
- 
                                Nos hiatos, o 'i' e o 'u' tem sons fortes 
- 
                                Hiato É a sequência de duas vogais numa mesma palavra que pertencem a sílabas diferentes, uma vez que nunca há mais de uma vogal numa sílaba. 
 Por Exemplo:
 saída (sa-í-da)
 poesia (po-e-si-a)
 fonte: http://www.soportugues.com.br/secoes/fono/fono3.php 
- 
                                Só uma dica: hiato antes de nh, lh (ou seja, dígrafos) não são acentuados! 
- 
                                Lembrando que quando o hiato vem junto do NH ele consequentimente não irá receber o acento agudo. Bons Estudos! 
- 
                                Separando as sílabas, temos: a) caixa = cai-xa (ditongo) b) lei = lei (ditongo) c) moinho = mo-i-nho (hiato) . CORRETA . Lembrando que: não se acentua hiato antecedido de nh e lh. d) sauna = sau - na (ditongo)   
- 
                                Hiato se acentua : E, I longo de NH. MO-I-NHO.   GABARITO ''C'' 
- 
                                Completando o comentário da ''Concurseira IZA'' ... não acentua=se ''I'' e ''U'' depois de ditongo assim como antes de ''nh''... Exemplo, Feiura.  Abraço 
- 
                                 a) caixa    OBS. CAI-XA tem ditongo    b) lei  OBS. LEi é um ditongo    c) moinho   (CERTO)  OBS. MO-I-NHO é um hiato, mas não recebe acento por vir precedido de NH.    d) sauna OBS. SAU-na é um ditongo 
- 
                                Como posso saber se numa palavra onde há um encontro de vogais, na hora da separação fica junto ou separado? Não entendi. 
                             
- 
                                As vogais idênticas e as letras cc, cç, rr e ss separam-se, ficando uma na sílaba que as precede, e outra na sílaba seguinte: ca-a-tinga, co-or-de-nar, du-ún-vi-ro, fri-ís-si-mo, ge-e-na, in-te-lec-ção, oc-cipi-tal, pro-ro-gar, res-sur-gir, etc. 
 Observação - As vogais de hiatos, ainda que diferentes uma da outra, também se separam: a-ta-ú-de, cai-ais, ca-í-eis, ca-ir, do-er, du-e-lo, fi-el, flu-iu, fru-ir, gra-ú-na, je-su-í-ta, le-al, mi-ú-do, po-ei-ra, ra-i-nha, sa-ú-de, vi-ví-eis, vo-ar, etc.
 
 
- 
                                Separando as sílabas, temos: a) caixa = cai-xa (ditongo decrescente) b) lei = lei (ditongo decrescente) c) moinho = mo-i-nho (hiato) . CORRETA . Lembrando que: não se acentua hiato antecedido de nh e lh. d) sauna = sau - na (ditongo decrescente) 
- 
                                Pelo próprio som dá para perceber.  
- 
                                mo i nho = volgal + vogal 
- 
                                c) moinho = mo-i-nho (hiato) . CORRETA . Lembrando que: não se acentua hiato antecedido de nh e lh. 
- 
                                GABARITO C     HIATO: quando duas vogais estão juntas na mesma palavra, mas em sílabas diferentes. ex.:  SA-Ú-DE PA-RA-Í-BA SO-AR 
- 
                                ditongo crescente — aquele que é composto por uma semivogal seguida de uma vogal (como ua em quatro ou ia em ária).   ditongo decrescente — aquele que é composto por uma vogal seguida de uma semivogal (como ei em reinado ou eu em pneu). 
- 
                                Letra A - ERRADA - A separação silábica é "cai-xa". Há um ditongo, não um hiato.   Letra B - ERRADA - A separação silábica é "lei". Há um ditongo, não um hiato.   Letra C - CERTA - A separação silábica é "mo-i-nho". Há, portanto, um hiato.   Letra D - ERRADA - A separação silábica é "sau - na". Há um ditongo, não um hiato. 
- 
                                GABARITO LETRA C  MO-I-NHO