SóProvas


ID
2098423
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A respeito do orçamento público, instrumento de gestão de maior relevância da administração pública, julgue o item a seguir.

A lei orçamentária anual, entre outros aspectos, exprime, em termos financeiros, a alocação dos recursos públicos para determinado exercício.

Alternativas
Comentários
  • A LOA é o instrumento de planejamento orçamentário que estabelece anualmente a programação das ações, a alocação das despesas e a estimativa de recursos necessários ao cumprimento da LDO.

    http://www.ciespi.org.br/primeira_infancia/images/docs/2%20pecas%20orcamento.pdf

  • Achei que a LOA sempre falaria em crédito, ou dotação orçamentária. A parte financeira ficaria para sua execução, mas ela sempre se referiria a crédito. Se alguém puder esclarecer, agradesço.

  • A LOA é um instrumento que expressa a alocação de recursos públicos, sendo operacionalizada por meio de diversas ações. É o orçamento propriamente dito.

     

    Ségio mendes

  • Gabarito CERTO.

    CF; art. 165; caput, I, II, III. E art. 5.

  • "A LOA se caracteriza pela concretização dos objetivos e metas estabelecidos no PPA. É o chamado
    orçamento por excelência ou orçamento propriamente dito. É por meio da LOA que o governo
    realiza ano a ano o que foi planejado para ser executado em quatro anos" (Gabarito Concursos).

  • LOA - Lei que autoriza a administração publica a gastar os recursos financeiros arrecadados e nela previstos com fim de financiar a manutenção (despesas correntes) e a expansão (despesas de capital) de serviços publicos anteriomente criados. (PLANEJAMENTO OPERACIONAL).

  • Já errei essa questão exatamente pelo pensamento do Pedro Araújo. De fato, muitas vezes as bancas (principalmente Cespe/Unb) exploram essa diferenciação do que seria o crédito orçamentário e o recurso propriamente dito. No entando, como o gabarito definitivo foi mesmo CERTO, acredito que a banca esteja se referindo aos aspectos do orçamento público, dentre os quais se destaca o Financeiro, Jurídico e o Econômico. 

    O aspecto Financeiro se refere ao fluxo financeiro gerado pela entrada e recursos e a saída deles! 

    Foi a única explicação que encontrei pra essa questão estar Correta!

  • LOA tem caráter autorizativo.

    Autoriza despesas para o exercício seguinte, operação de crédito e créditos suplementares.

  • Creio que a questão quis explorar o artigo 2° da lei 4320.

    "Art. 2° A Lei do Orçamento conterá a discriminação da receita e despesa de forma a evidenciar a política econômica financeira e o programa de trabalho do Governo, obedecidos os princípios de unidade universalidade e anualidade."

    LOA conterá:

    - Discriminação da receita e despesa

    LOA evidenciará:

    - A político econômica

    - A política financeira

    - O programa de trabalho

    LOA obedecerá:

    - O princípio da unidade

    - O princípio da universalidade

  • É na LOA que nós encontramos a previsão das receitas e a fixação das despesas. Ou seja: é na LOA que nós descobrimos a origem (de onde está vindo) e a alocação (para onde está indo) os recursos públicos. Isso está expresso na LOA em termos financeiros, ou seja, em reais (R$).

    E a LOA também é temporal! A sua vigência é limitada! Lembra do princípio orçamentário da anualidade (ou periodicidade)? O orçamento deve ser elaborado e autorizado para um determinado período de tempo, geralmente de 12 meses, chamado de exercício financeiro.

    Por isso, a questão está correta!

    Gabarito: Certo

  • Gabarito: Certo