-
O CONTROLE é um processo cíclico composto de quatro fases:
1) Estabelecimento de objetivos ou padrões;
2) Avaliação do desempenho;
3) Comparação do desempenho com os padrões estabelecidos;
4) Ação corretiva.
Rafael Rafazolo - Casa do Concurseiro.
-
Gabarito A.2.3 - O PROCESSO DE CONTROLE:
A finalidade do controle é assegurar que os resultados do que foi planejado,
organizado e dirigido se ajustem tanto quanto possível aos objetos previamente
estabelecidos. A essência do controle consiste em verificar se a atividade controlada
está ou não alcançando os objetivos ou resultados desejados. Nesse sentido, o
controle consiste basicamente de um processo que guia a atividade exercida para
um fim brevemente determinado.
O processo de controle apresenta quatro etapa ou fase:
Estabelecimento de objetivos ou padrões de desempenho
Avaliação ou mensuração do desempenho atual
Comparação do desempenho atual com os objetos ou padrões estabelecidos
Tomada de ação corretiva para corrigir possíveis desvios ou anormalidades
http://www2.unifap.br/mariomendonca/files/2011/05/FUNDAMENTOS-DO-CONTROLE.pdf
-
Por que deu gabarito A e não o B??
-
A alternativa "A" disse o mesmo que a alternativa "B" mas com uma informação adicional: as etapas do controle é um ciclo, logo, é um processo que não termina na correção, mas recomeça com o estabalecimento de novos padrões de desempenhos desejáveis, que se espera do funcionário.
A letra B está correta, mas a letra A está mais completa :)
-
Como nos diz Maximiano em seu livro:
" O Controle realimenta e não apenas complementa o processo de Planejamento."
Fonte: Fundamentos de Administração - Antonio Cesar Amaru Maximiano.
-
Na realidade essa questão tem uma pegadinha!!! Vejam o que o enunciado pede: processo cíclico de controle.
A letra B não está errada, pois realmente traz as etapas do processo de controle. Contudo não é o que a questão está pedindo.
Por isso, o gabarito é a letra A.
(((Definição de padrões de controle; --> Aquisição de informações; --> Comparação e ação corretiva; --> recomeço do ciclo de planejamento.)))
-
Sacanagem: creio na possibilidade de recurso, tendo em vista que na letra B "ação corretiva" é o mesmo que replanejar, realimentar o processo.
-
Essa é a típica questão que a resposta está no enunciado. Quando a questão fala em processo cíclico ele volta ao início, é um processo fechado. A única alternativa que há um recomeço do ciclo é a letra A.
-
Quando vejo Fundep nem faço...
-
Quer inventar moda mas faz besteira.
-
Questão B também está correta, uma vez que ação corretiva já é um replanejamento ou como a banca diz processo de recomeçar o planajemento. Logo cabe recurso sim FUNDEP.
-
Ele pediu a correta e não a mais correta. E nem existe isso, ou uma alternativa é verdadeira ou é falsa.
-
REFORÇANDO A FLOR
"O Controle realimenta e não apenas complementa o processo de Planejamento."
-
E recomeço do ciclo de planejamento.Esse trecho da a entender que seria feito um novo planejamento(do zero) sendo que o correto seria o termo retroalimentação, já que o carater ciclico da atividade não traz consigo a reformulação,mas sim o aprimoramento em loop constante(tente imaginar uma musica em que os elementos vão surgindo e saindo, mas exista um elemento principal na musica, que permaneça em um ritmo costante,sem variação).Na minha irrelevante opnião, pisada de bola da banca.Vida que segue.
-
Complexa.
-
LETRA B ESTÁ CORRETA TAMBÉM...
-
Gabarito letra A.
Já Maximiniano: acredita que o processo de controle consiste em fazer a comparação e tomar a decisão de confirmar ou modificar os objetivos e os recursos empregados em sua realização.
Portanto, um sistema de controle busca garantir que os objetivos estão sendo alcançados. Ele é importante porque até os melhores planos podem dar errado, não é mesmo?
Dessa forma, precisamos saber os motivos dos acertos e dos erros decorrentes dos nossos planos.
Assim, aprendemos com nossos erros e acertos, corrigimos os problemas e aumentamos a chance de sucesso no futuro.
Imagine que você é um gerente de vendas em uma loja de eletrodomésticos. Sua meta de vendas para o mês de janeiro era de R$200 mil. Mas, analisando as vendas da primeira quinzena, você constatou que as vendas somaram apenas R$70 mil.
Além desse dado, o sistema gerencial da loja lhe forneceu os dados detalhados de venda por vendedor e por tipo de produto. Com esses dados, você poderá analisar em que área da loja as vendas não acompanharam o previsto, se algum vendedor em particular não atingiu suas metas, se algum dia da semana foi particularmente ruim etc.
O sistema de controle lhe fornece, assim, um modo de monitorar os efeitos das decisões e ações tomadas e comparar com o que foi planejado anteriormente.
Dessa maneira, sua conclusão pode até ser de que o planejamento foi malfeito e de que a meta era ambiciosa demais!
Um bom sistema de controle lhe proporcionará entender como sua empresa está funcionando para que você possa tomar as decisões necessárias de modo a atingir seus objetivos.
O processo de controle é formado por quatro etapas:
Ø Estabelecimento dos padrões – definição dos objetivos da atividade, ou seja, o desempenho esperado. Sem definir quais são as expectativas da empresa para determinada atividade seria impossível controlá-la.
Ø Monitoramento do desempenho – acompanhamento dos resultados decorrentes das atividades. Basicamente é um trabalho de coleta de informações. Nessa fase, iremos determinar o que será medido, como iremos medir (fontes de informação) e quando iremos
medir e com que frequência.
Ø Comparação do resultado com o padrão – análise dos resultados reais em comparação com o objetivo previamente estabelecido. Quase todas as atividades, naturalmente, terão algum tipo de desvio (sejam desvios positivos ou negativos). Entretanto, uma avaliação dos motivos que levaram ao desvio também é importante.
Ø Medidas corretivas – nesse momento, devemos tomar as decisões que levem a organização a atingir os resultados desejados, se estes não tiverem sido alcançados. Dessa forma, podem acontecer três coisas: não mudar nada, buscar corrigir o desempenho ou alterar os padrões de desempenho (se tiverem sido maldefinidos).
Rennó, Rodrigo - Administração geral para concursos / Rodrigo Rennó. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
-
Q699210 Essa questão tá como certo e essa outra vem dizer que tá errado. Ai, ai, espero sair dessa vida de concurso logo!
-
Essa questão é cópia do livro do Maximiano mesmo. Página 327, Introdução à Administração. 8 edição.
Os componentes do processo de controle são: padrões de controle, aquisição de informações, comparação e ação corretiva (ou tomada de decisão) e recomeço do ciclo de planejamento.
1) Padrões de controle: a definição e o conhecimento de padrões de controle permitem avaliar de forma eficaz o desempenho e tomar decisões corretas.
2) Aquisição de informações: deve-se definir qual informação deve ser produzida, como e em que momento deve ser obtida.
3) Comparação e ação corretiva: na etapa final do processo de controle, a informação sobre o desempenho real é comparada com os objetivos ou padrões. A comparação pode indicar 3 situações: igual ao esperado; menor que o esperado; acima do esperado.
4) Recomeço do ciclo de planejamento: a informação pelo processo de controle permite tomar decisões sobre novos objetivos e novos padrões de controle. Assim como o controle complementa o planejamento, o inverso também ocorre. Frequentemente, só é possível planejar com base em informações de controle, e em projeções ou previsões sobre o futuro.
-
Perfeito o comentário de Reinaldo Nascimento.
-
Processo de Controle- é a sequência de atividades para efetuar atividade de controle
1)Definição de objetivos/metas
2) Estabelecer padrão de medida
3) Obter informações do desempenho atual
4) Comparar o padrão de medida com o desempenho atual
5) Identificar erros/desvios/falhas
6) Corrigir/ação corretiva/ medida corretiva
Fonte:Giovanna Carranza Curso Prime PDF
-
A princípio parece haver duas alternativas corretas: A e B, mas como o enunciado fala em processo CICLICO de controle...
Gab.A
-
GABARITO LETRA A
-
Controle
Após a definição de planejamento, organização e liderança no processo administrativo, será analisada a função de controle, que pode ser compreendida, de acordo com Maximiano (2009), como um processo contínuo do processo administrativo, que tem como principal objetivo ajustar e controlar as atividades organizacionais, tornando-as consistentes no desempenho de seus planos e metas. Na função de controle, os gerentes precisam saber de todas as informações essenciais da organização para decidir os padrões e as medidas que serão necessárias para obter um monitoramento e um controle eficaz da organização.
O processo de controle é executado em todas as áreas de uma organização, sendo necessário para medir e avaliar padrões de desempenho das organizações, além de fazer uso eficaz do feedback para tomar medidas de correção quando for necessário.
É cíclico e repetitivo: o processo é permanente e contínuo e está sempre sendo completado e repetido continuamente. Em cada ciclo, o processo tende a melhorar e aperfeiçoar-se continuamente;
O processo de controle apresenta quatro etapas ou fases:
1 - Estabelecimento de objetivos ou padrões de desempenho;
2 - Avaliação ou mensuração do desempenho atual;
3 - Comparação do desempenho atual com os objetos ou padrões estabelecidos; e
4 - Tomada de ação corretiva para corrigir possíveis desvios ou anormalidades.
Fonte: Estudo Dirigido para UFC – Vol 03 – Prof. Heron Lemos
-
LETRA A CORRETA
4 etapas do CONTROLE:
Estabelecimento de padrões (padrões de controle)
Monitoramento do desempenho (aquisição de informações)
Comparação
Medidas corretivas (ação corretiva).
-
A questão cobrou as etapas da função controle e pediu as etapas do processo de controle conforme a nomenclatura estabelecida pelo Professor Antônio Cesar Amaru Maximiano.
A) CORRETA.
Os componentes do processo de controle são: padrões de controle, aquisição de informações, comparação e ação corretiva (ou tomada de decisão), e recomeço do ciclo de planejamento. (Fonte: Adaptado de MAXIMIANO, 2013)
▪ Padrões de controle: "Para controlar, é preciso saber o que deve ser controlado. A definição e o conhecimento de padrões de controle permitem avaliar de forma eficaz o desempenho e tomar decisões corretas. Os padrões de controle são extraídos diretamente dos objetivos (resultados esperados), das atividades que devem ser realizadas e dos planos de aplicação de recursos."
▪ Aquisição de informações: "O processo de controle depende de informações sobre o andamento das atividades e o progresso em direção aos objetivos. A produção de informações, também chamada de processo de monitoramento ou acompanhamento, é o coração de qualquer sistema de controle."
▪ Comparação e ação corretiva (ou tomada de decisão): "Na etapa final do processo de controle, a informação sobre o desempenho real é comparada com os objetivos ou padrões. Com base nessa comparação, pode-se iniciar uma ação para corrigir ou reforçar a atividade ou desempenho."
▪ Recomeço do ciclo de planejamento: "A informação produzida pelo processo de controle permite tomar decisões sobre novos objetivos e novos padrões de controle. Assim como o controle complementa o planejamento, o inverso também ocorre."
B) INCORRETA.
De fato, a questão cita as etapas do controle, mas na visão de outros autores, Chiavenato, Oliveira, por exemplo. Pelo visto, a questão citou Maximiano e pediu o processo conforme foi citado por ele, pois senão este item também estaria correto.
➡ ESTE ITEM FOI DADO COMO CORRETO NO SEGUINTE CONTEXTO (QUESTÃO BANCA FCC: Q79740)
O processo de controle possui 4 fases de acordo com Chiavenato, 2014:
Etapa 1: Estabelecimento de critérios ou definição de padrões: padrões se relacionam ao desempenho que se busca obter. São meios comparativos. Os tipos de padrões são os de: quantidade, de qualidade, de tempo e de custos. / Etapa 2: Monitoramento do desempenho ou coleta das informações: refere-se à observação do desempenho. / Etapa 3: Comparação dos resultados para verificar os possíveis desvios: é o confronto entre o desempenho e o padrão estabelecido. / Etapa 4: Medidas ou ações corretivas: ações que buscam manter o desempenho dentro do padrão esperado.
C) INCORRETA.
Não são componentes corretos do processo de controle.
D) INCORRETA.
Não são componentes corretos do processo de controle.
FONTES:
CHIAVENATO, Idalberto. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9ª ed. Manole. 2014.
MAXIMIANO, A. C A. “Introdução à Administração” 8ª edição. Atlas. São Paulo. 2013.
GABARITO DA BANCA: LETRA A.
-
item A) é Maximiano e item B) é Chiavenato. eis a diferença.