SóProvas


ID
2099386
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IFN-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Analise estas afirmativas sobre aspectos gerais da redação oficial, contidos no Manual de Redação da Presidência da República, assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Em comunicações encaminhadas a outros órgãos da administração e em expedientes dirigidos aos cidadãos, não se deve empregar, em nenhuma circunstância, a linguagem técnica, pois ela só é inteligível àqueles que com ela estejam familiarizados.
( ) O Manual estabelece o emprego de somente dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial: “Respeitosamente” para autoridades superiores, inclusive o presidente da República; e “Atenciosamente” para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior.
( ) O memorando é a modalidade de comunicação interna entre unidades administrativas de órgãos diferentes e que estejam hierarquicamente dispostas em um mesmo nível.
( ) Tanto o aviso quanto o ofício têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.
Assinale a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • (   F)Em comunicações encaminhadas a outros órgãos da administração e em expedientes dirigidos aos cidadãos, não se deve empregar, em nenhuma circunstância, a linguagem técnica, pois ela só é inteligível àqueles que com ela estejam familiarizados.

    ( V) O Manual estabelece o emprego de somente dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial: “Respeitosamente” para autoridades superiores, inclusive o presidente da República; e “Atenciosamente” para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior.

    (F ) O memorando é a modalidade de comunicação externa entre unidades administrativas de órgãos diferentes e que estejam hierarquicamente dispostas em um mesmo nível. ( o MEmo é uma comunicação interna);

    ( v) Tanto o aviso quanto o ofício têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.

  • Gab. C

    Keyla um fato** curioso (nao tira a acertividade do seu comentário).

    Na 3ª opção, você descreve o erro em "comunicação externa" e você esta certa, pois o Memorando é EMINENTEMENTE INTERNO.

    **Mas, na 3ª opção, dada pela questão, não é esse o erro. Na verdade não esta descrito da forma que você colocou em seu comentário (ou então trocaram as questões, rs)

    Segue abaixo a 3ª oção que aparece para mim:

    "( ) O memorando é a modalidade de comunicação interna (tudo certo até aqui) entre unidades administrativas de órgãos diferentes (aqui temos o erro, pois deveria ser de MESMO ÓRGÃO) e que estejam hierarquicamente dispostas em um mesmo nível.".

    Como eu havia dito, você acertou nos conceitos, mas pelo fator incorreto.

     

     

  • GABARITO(C)

    Questão muito inteligente, diga-se de passagem...

    MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA
    2a edição, revista e atualizada

    (F)O jargão burocrático, como todo jargão, deve ser evitado, pois terá sempre sua compreensão limitada. (Portanto em algum caso poderá ser usada a linguagem técnica, sem demasia).

    (V)  a) para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República: Respeitosamente,
    b) para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior: Atenciosamente,

    (F) O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em Mesmo nível ou em níveis diferentes. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação
    eminentemente interna.

    (V) Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.

  • o Aviso não é só pra ministro?

    Tanto o aviso quanto o ofício têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.

  • Tb achei isso estranho, Aline Sabino!

  • Está correta a assertiva, pessoal, pois Ministérios são órgãos independentes. Então quando o Manual diz que ambos (Aviso e Ofício) têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si, está dizendo exatamente isso, comunicação, por exemplo, de Ministérios. 

    Ministro Saúde (Ministério da Saúde = órgão Administração Pública) envia Aviso ao Ministro da Previdência Social (Ministério da Previdência Social = órgão também da Administração Pública). 

  • Tanto o aviso quanto o ofício têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si.

    Essa finalidade é diferente entre os dois... 

  • Cabe o cordialmente para as cartas, de caráter pessoal....tá no manual

     

  • Questão capciosa. Olha a definição do manual da presidência da república Aline.

     

    3.3. Aviso e Ofício

     

    3.3.1. Definição e Finalidade

     

    Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares

     

  • I -> NÃO DEVEM SER EMPREGADOS INDISCRIMINADAMENTE: – Linguagem técnica (pode ser usada quando for necessária); – Inversões sintáticas/Hipérbatos (preferência pela ordem direta).

    II -> CERTA!

    III ->  MEMORANDO
    Correspondência interna
    -> A comunicação por meio de memorando é de natureza interna, entre unidades administrativas de um mesmo órgão, independentemente do nível hierárquico.

    IV -> Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.

    GABARITO -> [C]

     

  • Normalmente, quando se tem essas totalizações a alternativa está errada.

    Gab: C