SóProvas


ID
2099884
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

COMO PROCESSAR QUEM NÃO NOS REPRESENTA?
Não somos vândalos. E deveríamos ganhar flores. Cidadãos que respeitam as regras são diariamente maltratados por serviços públicos ineficientes. Como processar o prefeito e o governador se nossos impostos não se traduzem no respeito ao cidadão? Como processar um Congresso que se comporta de maneira vil, ao manter como deputado, em voto secreto, o presidiário Natan Donadon, condenado a 13 anos por roubo de dinheiro público?
Se posso ser multada (e devo ser) caso jogue no chão um papel de bala, por que não posso multar o prefeito quando a cidade não funciona? E por que não posso multar o governador, se o serviço público me provoca sentimentos de fúria e impotência? Como punir o vandalismo moral do Estado? Ah, pelo voto. Não, não é suficiente. Deveríamos dispor de instrumentos legais para processar quem abusa do poder contra os eleitores – e esse abuso transcende partidos e ideologias. [...]
(Texto retiradodo artigo de Ruth Aquino. Revista Época, 02/09/2103.)

Em “Vi com meus próprios olhos e mal pude acreditar”, “Hoje visitarei a Cidade-Luz”, “Chorei rios de lágrimas” e “Incrível a sua capacidade de faltar com a verdade”, temos respectivamente as seguintes figuras de linguagem: 

Alternativas
Comentários
  • D) Pleonasmo, antonomásia (Perífrase é o correto), hipérbole, eufemismo.

    Questão anulada.

  • Letra D. O pleonasmo literário ocorre quando há repetição da mesma ideia, isto é, redundância de significado. É o uso de palavras redundantes para reforçar uma ideia, tanto do ponto de vista semântico quanto do ponto de vista sintático. É um recurso estilístico que enriquece a expressão, dando ênfase à mensagem. A perífrase ou antonomásia ocorre quando se cria um torneio de palavras para expressar algum objeto, acidente geográfico, indivíduo ou situação que não se quer nomear. Na linguagem coloquial, perífrase ou antonomásia é o mesmo que apelido, alcunha ou cognome. A hipérbole ocorre quando há exagero de uma ideia, a fim de proporcionar uma imagem emocionante e de impacto. O eufemismo ocorre quando uma palavra ou expressão é empregada para atenuar uma verdade tida como penosa, desagradável ou chocante.

  • não entendi a anulação. Uma vez que perífrase e antonomásia é a mesma coisa.
  • Tipo, nem toda perífrase é uma antonomásia, né?