-
a) Os servidores que trabalhem rotineiramente em locais insalubres ou em contato permanente com substâncias tóxicas, radioativas ou com risco de vida, fazem jus a um adicional sobre o vencimento do cargo efetivo.
Art 68- Os servidores que trabalhem com habitualidade em locais insalubres ou em contato permanente com substâncias tóxicas, radioativas ou com risco de vida, fazem jus a um adicional sobre o vencimento do cargo efetivo.
b) Os servidores a que se refere este artigo serão submetidos a exames médicos a cada ano.
Art 72 Parágrafo único. Os servidores a que se refere este artigo serão submetidos a exames médicos a cada 6 (seis) meses.
c) A servidora gestante ou lactante será afastada, enquanto durar a gestação e a lactação, das operações e locais previstos neste artigo, exercendo suas atividades em local salubre e em serviço não penoso e não perigoso. CORRETA
d) O servidor que fizer jus aos adicionais de insalubridade e de periculosidade poderá optar por um deles.
Art 68 § 1 O servidor que fizer jus aos adicionais de insalubridade e de periculosidade deverá optar por um deles.
e) O direito ao adicional de insalubridade ou periculosidade cessa com a neutralização das condições ou dos riscos que deram causa a sua concessão.
Art 68 § 2° O direito ao adicional de insalubridade ou periculosidade cessa com a eliminação das condições ou dos riscos que deram causa a sua concessão.
-
diferença entre rotineiramente e habitualidade, não dá no mesmo?
-
Banca covarde que induz ao erro com troca de palavras. Ainda bem que a questão da gestante é tranquila de responder .
-
eu eim
-
o objetivo das bancas é esse fazer vc errar.
-
essa banca é muito nojenta viu
-
Questão mais vagabunda, a banca tava com preguiça nessa hora e nem se deu ao trabalho de adaptar direito o texto dos artigos, eu hein. E essa mania de trocar uma palavra é uó.
-
Questão ridícula, feita para induzir ao erro!
trocando palavras que significam quase a mesma coisa!
E além disso, no item B, a questão não cita os servidores a que este item se refere! O candidato teria que adivinhar!
-
COVARDES!!!
-
A troca de "habitualidade" por "Rotineiramente" torna errada a alternativa A... Pelamordedeus!!!!!!! Esses examinadores estão fumando maconha vencida.
-
Palhaçada uma questão dessa:
a) Os servidores que trabalhem rotineiramente em locais insalubres ou em contato permanente com substâncias tóxicas, radioativas ou com risco de vida, fazem jus a um adicional sobre o vencimento do cargo efetivo. (com habitualidade)
b) Os servidores a que se refere este artigo serão submetidos a exames médicos a cada ano. (seis meses)
c) A servidora gestante ou lactante será afastada, enquanto durar a gestação e a lactação, das operações e locais previstos neste artigo, exercendo suas atividades em local salubre e em serviço não penoso e não perigoso.
d) O servidor que fizer jus aos adicionais de insalubridade e de periculosidade poderá optar por um deles. (deverá)
e)O direito ao adicional de insalubridade ou periculosidade cessa com a neutralização das condições ou dos riscos que deram causa a sua concessão. (eliminação)
-
b) Os servidores a que se refere este artigo serão submetidos a exames médicos a cada ano. ERRADA
ERRADO: Pois, primeiro: ..."a que se refere este artigo".... --> Não foi mencionado o artigo
Trata-se do Parágrafo único, do Artigo 72 , Que refere-se exclusivamente aos servidores que trabalharem submetidos à Radiação(RAioX), somente esses serão submetidos a exames médicos a cada 6 (seis) meses, essa determinação não é para qualquer servidor (não basta trabalhar em ambiente insalubre).
-
Tem alguma diferença?
Sinônimo de eliminação
corte, supressão, subtração, elisão, omissão, anulação, cancelamento
Sinônimos de Neutralizar
paralisar, destruir, inutilizar, anular
-
Questão realmente cretina! Tenho certeza que nem o rídiculo do examinador que a criou, tendo que estudar tantas outras matérias para um concurso, lembraria na hora da prova de cada verbo ou palavra da 8112.
-
Certamente essa questão foi elaborada por examinador que não conhece a referida lei! Aff...
-
Sinônimos de Rotineiramente: habitualmente, corriqueiramente.
a) Os servidores que trabalhem rotineiramente em locais insalubres ou em contato permanente com substâncias tóxicas, radioativas ou com risco de vida, fazem jus a um adicional sobre o vencimento do cargo efetivo.
Art 68- Os servidores que trabalhem com habitualidade em locais insalubres ou em contato permanente com substâncias tóxicas, radioativas ou com risco de vida, fazem jus a um adicional sobre o vencimento do cargo efetivo.
-
ROTINEIRAMENTE = HABITUAL, USUAL, FREQUENTE,REGULAR,COTIDIANO, SÃO TODAS PALAVRAS SINÔNIMAS, PORTANTO A SIMPLES TROCA DE HABITUALIDADE POR ROTINEIRAMENTE NÃO TORNA A QUESTÃO ERRADA...
-
Parece que o examinador não tinha alguma ideia de como elaborar a questão e decidiu apenas mudar as palavras
-
Só mesmo respirando fundo e estudar com gosto.
O IFCE tem esse péssimo hábito de copiar e colar os artigos mas mudando 1 palavra.
-
PULEI A QUESTÃO, POIS ISSO NÃO É, NEM DE LONGE, UMA QUESTÃO QUE MEÇA A CAPACIDADE INTELECTUAL DO ALUNO.
-
Essa questão foi de doer viu
-
Banca malvada. Agora é obrigatório decorra todas as palavras dos artigos. Eu em !!!!
-
Questão miserável!! Deusuliviii
-
Se a banca está certa ou errada em fazer questões como essa, isso não é problema, o problema é que você tem que saber mesma e letra da lei, e pronto. Concurso é para os fortes, se fosse fácil, tudo mundo passava.
segui a dica.
-
Letra E foi maldosa...
-
GABARITO: C
a) ERRADO: Art. 68. Os servidores que trabalhem com habitualidade em locais insalubres ou em contato permanente com substâncias tóxicas, radioativas ou com risco de vida, fazem jus a um adicional sobre o vencimento do cargo efetivo.
b) ERRADO: Art. 72. Parágrafo único. Os servidores a que se refere este artigo serão submetidos a exames médicos a cada 6 (seis) meses.
c) CERTO: Art. 69. Parágrafo único. A servidora gestante ou lactante será afastada, enquanto durar a gestação e a lactação, das operações e locais previstos neste artigo, exercendo suas atividades em local salubre e em serviço não penoso e não perigoso.
d) ERRADO: Art. 68. § 1o O servidor que fizer jus aos adicionais de insalubridade e de periculosidade deverá optar por um deles.
e) ERRADO: Art. 68. § 2o O direito ao adicional de insalubridade ou periculosidade cessa com a eliminação das condições ou dos riscos que deram causa a sua concessão.
-
Coração de examinador é terra que joguem passeia.
-
Questão deve ser respondida segundo o que dispõe o estatuto dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais (Lei nº 8.112/90).
O conhecimento exigido diz respeito aos adicionais de periculosidade e insalubridade. Tais adicionais possuem natureza remuneratória em decorrência do trabalho periculoso e nocivo à saúde.
Dito isso, e considerando que o enunciado requer que o candidato assinale a alternativa que esteja em consonância com os referidos adicionais, passemos à análise individual das assertivas com os dispositivos legais necessários para a resolução:
A) Incorreta: os servidores que trabalhem com habitualidade em locais insalubres ou em contato permanente com substâncias tóxicas, radioativas ou com risco de vida, fazem jus a um adicional sobre o vencimento do cargo efetivo (art. 68).
B) Incorreta: antes de entrar no mérito, registro que essa alternativa foi realmente mal elaborada. Foi mencionado o parágrafo único do art. 72, unicamente, sem conexão com o teor do mesmo, que diz respeito aos servidores que operam Raios X. Essa omissão tornou estanque a alternativa, dificultando à análise. No tocante ao erro, o parágrafo único do art. 72 determina que “os servidores a que se refere este artigo serão submetidos a exames médicos a cada 6 (seis) meses”.
C) Correta: a servidora gestante ou lactante será afastada, enquanto durar a gestação e a lactação, das operações e locais previstos neste artigo, exercendo suas atividades em local salubre e em serviço não penoso e não perigoso (art. 69, Parágrafo único).
D) Incorreta: o servidor que fizer jus aos adicionais de insalubridade e de periculosidade deverá optar por um deles (art. 68, §1º).
E) Incorreta: cessará com a eliminação das condições ou dos riscos, nos exatos termos do art. 68, §2º “O direito ao adicional de insalubridade ou periculosidade cessa com a eliminação das condições ou dos riscos que deram causa a sua concessão”.
GABARITO: C.