A preservação da informação em formato digital não se limita ao domínio tecnológico, envolve também questões administrativas, legais, políticas, econômico-financeiras e, sobretudo, de descrição dessa informação através de estruturas de metadados que viabilizem o gerenciamento da preservação digital e o acesso no futuro.
Fonte: Carta para a Preservação do Patrimônio Arquivística Digital - Conarq
Gabarito: ERRADO
Eu entendo que não é apenas um problema tecnológico, pois depende de outras variáveis. Não adianta nada ter em mãos grandes tecnologias para migração de suportes, por exemplo, se não há organização documental.
Como os colegas comentaram, a preservação digital vai depender de normas institucionais, questões administrativas, políticas e etc.
O cespe já tentou enganar outras vezes em questões parecidas:
Q184348 - ABIN 2010
Um bom serviço de informática visa estabelecer uma organização arquivística e garantir uma adequada avaliação e seleção do acervo documental. (gab: errado)
Q184324 - ABIN 2010
A maioria dos serviços arquivísticos governamentais brasileiros são desprovidos de padrões básicos de gerenciamento da informação. A solução para isso, segundo o consenso entre os principais autores que tratam desse tema, é investir em recursos informáticos. (gab: errado)