SóProvas


ID
210022
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue os itens de 141 a 150, acerca de automação aplicada a
arquivos.

Denomina-se gerenciamento eletrônico de documentos (GED) o conjunto de tecnologias utilizadas para digitalização e armazenamento de informação contida, especificamente, em documentos convencionais.

Alternativas
Comentários
  • DECRETO Nº 4.915, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2003
    GED - Art. 1o Ficam organizadas sob a forma de sistema, com a denominação de Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo - SIGA, as atividades de gestão de documentos no âmbito dos órgãos e entidades da administração pública federal. 

    § 2o Considera-se gestão de documentos, com base no art. 3o da Lei no 8.159, de 8 de janeiro de 1991, o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento dos documentos, em fase corrente e intermediária, independente do suporte, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

    Denomina-se gerenciamento eletrônico de documentos (GED) o conjunto de tecnologias utilizadas para digitalização e armazenamento de informação contida, especificamente, em documentos convencionais. (Esta errada justamente pois o GED não é uma ferramenta em si, mas sim toda uma logistica de organização da informação, que atua desde a sua geração até o arquivamento da mesma e para tanto se utiliza de ferramentas tecnologicas, assim não podemos dizer que o GED é definido pelas ferramentas tecnologicas que se utiliza mas sim como sendo uma logística gerencial, assim como na parte que o GED atua ESPECIFICAMENTE sobre doct. convecionais, pois este atua sobre todos os documentos existente dentro do sistema de arquivo)

  • O GED é realizado através de um conjunto de elementos (hardware e software) que gerenciam o ciclo de vida dos documentos. No GED não importa o suporte do documentos, ou seja, ele não precisa ser um documento convencional, pode ser qualquer um.

     Apesar de o gerenciamento ser eletrônico, os documentos não precisam ser, como disse anteriormente, qualquer suporte é gerenciado pelo GED.

    Fonte: mestre dos concursos
  • Gente, na verdade o erro da questão está em afirmar que se refere a informação contida, especificamente, em documentos convencionais, quando na verdade o foco do GED, como o próprio nome diz, são documentos digitais. De resto, está tudo correto. O GED é sim um conjunto de tecnologias.

  • Resolução n 20 do CONARQ:

     Art. 2º Um programa de gestão arquivística de documentos é aplicável independente da forma ou do suporte, em ambientes convencionaisdigitais ou híbridos em que as informações são produzidas e armazenadas.


  • Gestão Arquivística de Documentos não é a mesma coisa que Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED).


    Nesse sentido, é importante estabelecer a diferença entre Sistema de Informação, Gestão Arquivística de Documentos, Sistema de Gestão Arquivística de Documentos, Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED) e Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos (SIGAD). 

    Sistema de Informação: Conjunto organizado de políticas, procedimentos, pessoas, equipamentos e programas computacionais que produzem, processam, armazenam e provêem acesso à informação proveniente de fontes internas e externas para apoiar o desempenho das atividades de um órgão ou entidade. 


    Gestão Arquivística de Documentos: Conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento dos documentos em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou seu recolhimento para a guarda permanente. 


    Sistema de Gestão Arquivística de Documentos: Conjunto de procedimentos e operações técnicas, cuja interação permite a eficiência e a eficácia da gestão arquivística de documentos. 


    Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED): Conjunto de tecnologias utilizadas para organização da informação não-estruturada de um órgão ou entidade, que pode ser dividido nas seguintes funcionalidades: captura, gerenciamento, armazenamento e distribuição. Entende-se por informação não-estruturada aquela que não está armazenada em banco de dados, tal como mensagem de correio eletrônico, arquivo de texto, imagem ou som, planilhas, etc. O GED pode englobar tecnologias de digitalização, automação de fluxos de trabalho (workflow), processamento de formulários, indexação, gestão de documentos, repositórios, entre outras. A literatura sobre GED geralmente distingue as seguintes funcionalidades: captura (ou entrada), armazenamento, apresentação (ou saída) e gerenciamento e cita as tecnologias de digitalização, automação de fluxos de trabalho (workflow) etc. como possibilidades, não como componentes obrigatórios. 

  • GED (docs digitalizados) + GDE (docs nato-digitais) = SIGAD (docs digitais, convencionais e híbridos).