SóProvas


ID
2100394
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Um paciente de cinquenta e seis anos de idade hipertenso e tabagista foi submetido à angioplastia coronariana com colocação de stent para a desobstrução de uma artéria coronária direita dominante. No procedimento de alta hospitalar, ao paciente foi prescrito o uso de enalapril, atenolol, atorvastatina, ácido acetilsalicílico e clopidogrel.

Com base na situação hipotética acima apresentada, julgue o item.

No tratamento de pacientes submetidos a angioplastia com implante de stents coronarianos recomenda-se a terapia combinada entre o antiagregante plaquetário ácido acetilsalicílico e o anticoagulante clopidogrel, por no mínimo 6 meses, visando a prevenção secundário de novos eventos isquêmicos.

Alternativas
Comentários
  • Não concordo com o gabarito, pois o clopidogrel não é um fármaco anticoagulante.
  • Renata reis , confira no link(http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=18098382016&pIdAnexo=3518094) e tire suas conclusões.

  • O clopidogrel é um antiagregante igual ao AAS. Gabarito está errado.

  • De acordo com As Bases Farmacológicas da Terapêutica de Goodman & Gilman, capítulo 27, o fármaco Clopidogrel é classificado como um antiplaquetário.

  • O Clopidogrel deve ser mantido em pacientes após angioplastia com stent de metal bárico (SMB) por pelo menos quatro semanas. Com a introdução dos stents farmacológicos (SF) a Food and Drug Administration (FDA) recomenda a terapia antiplaquetária combinada por pelo menos um ano. Fonte: http://rmmg.org/artigo/detalhes/1017

  • Clopidogrel é antiagregante plaquetário, inibe seletivamente a ligação do difosfato de adenosina (ADP) ao seu receptor plaquetário e a subseqüente ativação do complexo glicoprotéico GPIIb/IIIa, produzida pelo ADP inibindo, assim, a agregação plaquetária.