SóProvas


ID
2100397
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Um paciente de cinquenta e seis anos de idade hipertenso e tabagista foi submetido à angioplastia coronariana com colocação de stent para a desobstrução de uma artéria coronária direita dominante. No procedimento de alta hospitalar, ao paciente foi prescrito o uso de enalapril, atenolol, atorvastatina, ácido acetilsalicílico e clopidogrel.

Com base na situação hipotética acima apresentada, julgue o item.

Os benefícios dos inibidores da ECA para o paciente são particularmente significativos, uma vez que reduzem pré-carga e pós-carga, diminuindo o consumo de oxigênio do miocárdio.

Alternativas
Comentários
  • Os iECAs diminuem a produção de angiotensina II, consequentemente essa molécula não fica disponível para ativar os receptores AT1 responsável por causa vasoconstrição e aumento do débito e frequência cardíaco, desse modo obteremos o efeito oposto. Fazendo com que haja vasodilatação e diminuição do débito cardíaco ocasionando diminuição do trabalho do músculo e consequente redução do consumo de oxigênio.
  • Os inibidores da ECA exercem: a) ação hemodinâmica, reduzindo a pré-carga e a pós-carga. Por inibirem a ação exagerada da angiotensina II na arteríola eferente glomerular renal, preservando a pressão intraglomerular, podem, na fase inicial de tratamento de IC congestiva grave, reduzir temporariamente a função renal. Em pacientes hipertensos ou diabéticos, o efeito moderador da pressão intraglomerular é benéfico a longo prazo, prevenindo a agressão esclerosante que a pressão glomerular aumentada causa; b) ação neuro-hormonal, reduzindo a ação de vários agentes e acentuando a de outros, o que concorre para os efeitos hemodinâmicos e, de forma destacada, para a menor remodelagem miocárdica e vascular, menor trombogenicidade e menos sede.