-
O sedimento de rios, lagos e oceanos representam o último depósito de mercúrio na forma de sulfeto, altamente insolúvel. Seizi Oga pg. 600
-
Questão errada gabarito correto é metilmercurio
-
GABARITO E
http://scienceblogs.com.br/rastrodecarbono/files/2013/01/Figura-6-ciclo-biogeoqu%C3%ADmico-do-merc%C3%BArio.png
-
Gente, não entendi nada. A justificativa da banca foi essa:
"A questão pede que o candidato marque a opção que contém uma espécie química que NÃO tem importância toxicológica. De acordo com a bibliografia utilizada (Oga, Seize, Fundamentos de Toxicologia, 4ª edição, Editora Atheneu, 2014; pág. 529), no ciclo do mercúrio, todas as opções de A a D são comumente envolvidas em situações de intoxicação pelo mercúrio, EXCETO o sulfeto de mercúrio. Essa forma química representa o último depósito de mercúrio no sedimento de rios, lagos e oceanos, sendo altamente insolúvel e por esse motivo não representa forma química passível de causar intoxicação. "
Em que momento a questão pede uma espécie química que não tem importância toxicológica? Li e reli mil vezes e ainda não entendi a resposta correta muito menos a justificativa.
-
Tb errei, como a maioria. É o tipo de questão que diferencia candidatos. Vamos gente, errar aqui, acertar na prova.
A questão deveria ter dito forma insoluvel, pois a metilação do Hb provém da biotransformação (por microorganismos) do Hg metálico no meio aquático.
"O ciclo atmosférico envolve uma retenção do Hg0 na atmosfera por períodos longos; consequentemente, este composto pode ser transportado através de grandes distâncias. O sedimento do fundo dos oceanos é tido como o local onde o mercúrio é encontrado abundantemente depositando-se na forma insolúvel (HgS)."
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclo_do_merc%C3%BArio