-
"O artigo 11 admite ações sem valor nominal, que oferecem maior flexibilidade nos aumentos de capital social, e cuja existência contribuirá para diminuir a importância injustificada atribuída ao valor nominal das ações pelos participantes do nosso mercado de capitais, em prejuízo do seu funcionamento normal. A inovação é recomendada tendo em vista a definição mais estrita dos deveres e responsabilidades do acionista controlador e dos administradores."
EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS Nº 196, DE 24 DE JUNHO DE 1976, DO MINISTÉRIO DA FAZENDA
-
Valor da açao:
Nominal: valor atribuido a uma açao previsto no estatuo social da companhia. Algumas açoes sao emitidas sem valor nominal, mas a assembleia geral ou o conselho de administraçao deve definir seu preço quando da emissao.
-
ITEM ERRADO. É admitido a negociação de ações sem valor nominal.
-
O valor das ações pode ser considerado sob três aspectos:
VALOR NOMINAL - estabelecido pela S/A, sendo que a lei atual permite a emissão de ações SEM valor nominal;
VALOR DE MERCADO - que é alcançado na Bolsa ou no Balcão;
VALOR PATRIMONIAL OU REAL - em que se calcula o acervo econômico global da companhia em relação ao número de ações emitidas.
-
As ações no mercado de caitais podem sem negociadas com ou sem valor nominal, onde o mesmo é definido no memendo da emissao...
-
No mercado de capitais, são admissíveis negociações com ações sem valor nominal.
-
Ações sem valor nominal são ações para as quais não foram fixados valores de emissão; fica estabelecido o preço de mercado das ações por ocasião do lançamento. A constituição da empresa é responsável por dizer se suas ações serão sem valor nominal. Pode-se dizer que o valor dessas ações é flutuante porque sem o valor nominal, elas podem aumentar e diminuir de acordo com o mercado. Investir em uma empresa com ações sem valor nominal pode trazer alguns prejuízos, como a falta de critério para calcular o número de ações a serem emitidas quando o capital aumenta, por causa de incorporações.
Fonte: http://sociedade-anonima.info/mos/view/A%C3%A7%C3%B5es_de_Sociedade_An%C3%B4nima/
-
O estatuto estabelecerá se as ações terão, ou não, valor nominal. O valor nominal é puramente contábil para o valor da ação.
Quando existir o valor nominal, poderá a ação ser negociada a mais, ou a menos que tal valor nominativo. Quando ocorrer de ser pago valor abaixo, chamar-se-a de desconto de emissão.
Também na existência de valor nominal, é VEDADO a EMISSÃO de ação com valor inferior ao nominal. (Emissão é uma coisa, negociação é outra). Ocorrendo tal procedimento, fará com que a operação seja anulada.
-
O artigo 11 admite ações sem valor nominal, que
oferecem maior flexibilidade nos aumentos de capital social, e cuja
existência contribuirá para diminuir a importância injustificada
atribuída ao valor nominal das ações pelos participantes do nosso
mercado de capitais, em prejuízo do seu funcionamento normal. A inovação
é recomendada tendo em vista a definição mais estrita dos deveres e
responsabilidades do acionista controlador e dos administradores.
Fonte: www.cvm.gov.br