-
Gabarito letra e.
-
Os procedimentalistas, por sua vez, acentuam o papel instrumental da Constituição: ela estaria primordialmente voltada à garantia de instrumentos de participação democrática e à regulação do "processo" de tomada de decisões, com a consequente valorização da liberdade política inerente à concepção democrática. Apesar de reconhecerem a penetração de valores substantivos nesse processo, defendem que a sua importância é meramente secundária, não dirigindo o processo em si. Ao Judiciário caberia tão somente assegurar a observância desse processo, cabendo a cada geração estabelecer as bases axiológicas sobre as quais se desenvolverá (Cf. John Hart Ely. Democracy and Distritus: a Theory of judicial review , 11ª edição, Cambridge, Harvard University, 1995, pp. 88 ss.)
-
Gabarito: alternativa E
"Para o procedimentalismo, o controle judicial de constitucionalidade somente é compatível com a democracia se os juízes se limitam a promover direitos como: liberdade de expressão, reunião ou quaisquer direitos de participação na vida pública. Busca-se, somente, promover a adequada formação da vontade política, sabendo-se que tais direitos estão mais intimamente relacionados com a ideia de democracia. Assim, se determinada Lei cria obstáculos a tais direitos, é justificável sim sua invalidação judicial". Ao contrário do que afirma a assertiva E, não "é utilizado como inspiração de constituições totalitárias", mas em Constituições flexíveis, democráticas (abertas a novas interpretações culturais).
Fonte: https://constituicaoedemocracia.com/2014/07/02/revisao-judicial-e-democracia-o-controle-de-constitucionalidade-procedimental-e-substancial/
-
Questão rebuscada, mas fica evidente a contradição da alternativa E sendo o gabarito.