-
C) Ribas (2014) = 3.3 Teoria dos dois fatores ou bifatorial – Herzberg
Herzberg desenvolveu sua teoria para tentar entender os fatores que causariam insatisfação e aqueles responsáveis pela satisfação no ambiente de trabalho. Os fatores que agradavam ao funcionário foram chamados de motivadores, enquanto aqueles que desagradavam foram chamados de higiênicos.
Segundo o autor, existem dois fatores:
• Fatores de higiene: são os fatores extrínsecos e são insatisfacentes, ou seja, os que previnem a insatisfação.
• Fatores de motivação: são os fatores intrínsecos, associados a sentimentos positivos e estão relacionados com o cargo.
Os fatores de higiene são os necessários para evitar a insatisfação no ambiente de trabalho, mas, por outro lado, não são suficientes para provocar satisfação
-
Letra C
Fatores Motivacionais
Referem-se ao conteúdo do cargo, às tarefas e às atividades relacionadas com o cargo em si. Incluem liberdade de decidir como executar o trabalho, uso pleno de habilidades pessoais, RESPONSABILIDADE e total pelo trabalho, definição de metas e objetivos relacionados ao trabalho e auto-avaliação de desempenho. São chamados fatores satisfacientes. A presença produz motivação, enquanto a ausência não produz satisfação. Também chamados de intrínsecos.
Fatores higiênicos
Dizem respeito às condições físicas do ambiente de trabalho, salário, benefícios sociais, políticas da organização, clima organizacional, oportunidades de crescimento, etc. Segundo Herzberg, estes fatores são suficientes apenas para evitar que as pessoas fiquem desmotivadas. A ausência desmotiva, mas a presença não é elemento motivador. São chamados fatores insatisfacientes, também conhecidos como extrínsecos ou ambientais.
-
Gabarito C
Os fatores higiênicos influenciam a insatisfação, ou seja, podem gerar insatisfação se forem negativos, mas não geram satisfação se forem positivos!
Entre esses fatores estão relacionadas: condições de trabalho, remuneração, segurança, relações pessoais, políticas da empresa e supervisão.
Fonte: Rodrigo Rennó
-
Fatores Higiênicos : Tangíveis ( politicas da empresa, condições de trabalho, relacionamentos, segurança, salário, benefícios) - Extrínsecos
Fatores Motivacionais : Intangíveis ( crescimento, autonomia, resposanbilidades, reconhecimento, realização profissional..) - Intrínsecos
Andréia Ribas Pg.321 Cap 12
-
FATORES HIGIÊNICOS: SÃO FATORES EXÓGENOS QUE NA VISÃO DE HERZBERG PODEM DESENCADEAR A INSATISFAÇÃO OU A NÃO-INSATISFAÇÃO. SÃO FATORES COMO: SALÁRIOS, BENEFÍCIOS SOCIAIS, CHEFIA, RELAÇÃO PROFISSIONAL, AMBIENTE DE TRABALHO, CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL.
FATORES MOTIVACIONAIS: SÃO FATORES ENDÓGENOS QUE GERAM SATISFAÇÃO OU NÃO-SATISFAÇÃO DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES. SEGUNDO CHIAVENATO, RELACIONAM-SE COM O CONTEÚDO, COM AS ATRIBUIÇÕES E COM AS TAREFAS DESEMPENHADAS NO CARGO. POR EXEMPLO, UM TRABALHO REPETITIVO PODE GERAR A NÃO-SATISFAÇÃO. BONS ESTUDOS!
-
Li uma coisa aqui no Qc que me ajuda muito até hoje:
DINHEIRO E PESSOAS NÃO MOTIVAM NINGUÉM
-
Grau de responsabilidade no cargo diz respeito a motivação
-
TEORIA DOS DOIS FATORES DE HERZBERG
"Teoria da Higiene-Motivação"
- Proposta por Frederick Herzberg
- Motivação resulta de:
-- Fatores Higiênicos (ambiente externo, insatisfacientes)
--- Política da empresa
--- Condições de ambiente de trabalho
--- Relacionamento interpessoal
--- Segurança
--- Benefícios
--- Salário
e
-- Fatores Motivacionais (próprio trabalho, fatores intrínsecos).
--- Crescimento profissional
--- Autonomia
--- Desenvolvimento profissional
--- Aumento de responsabilidades
--- Reconhecimento do trabalho
--- Realização profissional
- Satisfação NÃO é o oposto de insatisfação.
- NÃO recebeu respaldo da literatura, devido:
-- Limitação metodológicas.
-- Confiabilidade questionável.
-- Não utilizou medida geral.
-- Base teórica não usou a relação satisfação/produtividade
Nenhuma satisfação (-) ← FATORES MOTIVACIONAIS → (+) Maior satisfação
(neutro)
Maior insatisfação (-) ← FATORES HIGIÊNICOS → (+) Nenhuma insatisfação
At.te, CW.
ANDREIA RIBAS & CASSIANO SALIM. Gestão de Pessoas para Concursos. 4ª edição. Editora Alumnos, 2016.
RENATO FENILI. Administração Geral e Pública para Concursos: abordagem completa. 3ª edição. Editora Impetus, 2017
-
Em 29/11/2017, às 18:14:41, você respondeu a opção E.Errada!
Em 15/11/2017, às 15:34:50, você respondeu a opção E.Errada!
Em 22/09/2017, às 09:55:55, você respondeu a opção E.Errada!
Tô quase. rsrs
-
COMPLEMENTANDO:
LINHAS TEÓRICAS BÁSICAS
TEORIAS DE CONTEÚDO (O que motiva?)
- Estáticas
- Descritivas
- Teorias:
-- Hierarquia (Maslow)
-- Bifatorial (Herzberg)
-- Teoria X e Y (McGregor)
-- Teoria ERC (Cleyton Alderfer)
-- Teoria da Motivação pelo êxito ou medo (McClelland)
TEORIAS DE PROCESSO (Como ocorre a motivação?)
- Mais dinâmicas
- Definem processos que influenciam o comportamento
-- Teoria da Expectação (Porter e Lawler)
-- Teoria da Expectativa (Vroom)
-- Teoria do Campo (Kurt Lewis)
-- Teoria da Equidade (Adams)
-- Teoria do Estabelecimento de Metas (Edwin Locke)
-
Como a RESPONSABILIDADE é uma capacidade/senso que está inerente a pessoa, ficou mais fácil associá-la a um pressuposto INTRÍNSECO. Logo NÃO se trata de um fator: Higiênico (ambiente externo, insatisfacientes).
abx
-
o Paulo já pode pedir música no
Fantástico
-
Eu tentei guardar dessa forma:
HIGIÊNICO = EXTRÍNSECO = EU CONSIGO VER O QUE ESTÁ FORA, NO AMBIENTE. (Influencia a insatisfação, mas se atendidos não quer dizer que vai causar motivação)
SEGURANÇA, STATUS, RELAÇÕES DE PODER, VIDA PESSOAL, SALÁRIO(cai muito e é relacionado ao higiênico), CONDIÇÕES DE TRABALHO(está limpo essa porra?) SUPERVISÃO, POLÍTICA DA EMPRESA, ADM. DA EMPRESA.
MOTIVACIONAIS = INTRÍSECO = EU ENXERGO O QUE ESTÁ DENTRO = PENSE NO SUBJETIVO TALVEZ AJUDE. (Influencia a satisfação e atendidos pode causar a motivação).
MEU CRESCIMENTO, MEU PROGRESSO, MINHAS RESPONSABILIDADES, O MEU PROPRIO TRABALHO, O MEU RECONHECIMENTO, A MINHA REALIZAÇÃO.
***(os pronomes possessivos é para gravarem visando em você mesmo tais fatores).
-
Comentário:
Percebe o quanto essa teoria é cobrada pela FCC? Sem dúvidas, a Teoria Bifatorial de Herzberg é a sua favorita! Então, vamos lá:
Os fatores higiênicos, requeridos pelo enunciado, são aqueles que previnem a insatisfação, que estão mais relacionados ao meio em que o trabalhador se encontra e à sua subsistência. Logo, podemos citar como fatores higiênicos: salário, condições físicas do trabalho, benefício sociais, relações com o superior hierárquico e com os colaterais, etc.
Assim, de todos os exemplos citados nas alternativas, apenas o item “c) Responsabilidade” não se insere nos fatores higiênicos, sendo então um fator motivador.
Gabarito: C