SóProvas


ID
2101990
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sobre os principais conceitos de Motivação, considere:
I. De acordo com a hierarquia de Maslow, a autoestima e o status alcançam o último nível de necessidades do indivíduo e alinha-se, até certo ponto, à Teoria Y de McGregor, esta que supõe que as necessidades de nível superior são dominantes.
II. A teoria de necessidades de McClelland lida com os efeitos benéficos da motivação intrínseca e com os efeitos nocivos da motivação extrínseca, equiparando-se ao conceito de auto concordância, que considera o grau em que os motivos que levam as pessoas perseguirem objetivos são coerentes com seus interesses e valores essenciais.
III. A teoria do reforço é uma contrapartida à teoria do estabelecimento de objetivos, uma vez que ela desconsidera as condições internas do indivíduo e dedica-se apenas no que lhe acontece quando realiza uma ação qualquer.
IV. A teoria da expectativa prevê que um funcionário despenderá um alto nível de esforço se perceber que existe uma forte relação entre esforço e desempenho, desempenho e recompensa, e recompensa e satisfação de metas pessoais.
Está correto o que consta APENAS em 

Alternativas
Comentários
  • Sobre os principais conceitos de Motivação, considere:


    I. De acordo com a hierarquia de Maslow, a autoestima e o status alcançam o último nível de necessidades do indivíduo e alinha-se, até certo ponto, à Teoria Y de McGregor, esta que supõe que as necessidades de nível superior são dominantes. ERRADO. Para Maslow, estima e autorrealização estão no topo da pirâmide. Status está contido na necessidade de estima. Já a Teoria Y de McGregor traz uma concepção positiva do ser humano, em que as pessoas são naturalmente motivadas e bem intencionadas.


    II. A teoria de necessidades de McClelland lida com os efeitos benéficos da motivação intrínseca e com os efeitos nocivos da motivação extrínseca, equiparando-se ao conceito de auto concordância, que considera o grau em que os motivos que levam as pessoas perseguirem objetivos são coerentes com seus interesses e valores essenciais. ERRADO. Quem defende o exposto é a Teoria da Avaliação Cognitiva e não McClelland.


    III. A teoria do reforço é uma contrapartida à teoria do estabelecimento de objetivos, uma vez que ela desconsidera as condições internas do indivíduo e dedica-se apenas no que lhe acontece quando realiza uma ação qualquer. CERTO. Skinner defendeu que a motivação vem de fatores externos e não internos. Estímulos positivos tenderiam a reforçar o comportamento desejado, ao passo que os estímulos negativos buscariam anular um comportamento indesejado.


    IV. A teoria da expectativa prevê que um funcionário despenderá um alto nível de esforço se perceber que existe uma forte relação entre esforço e desempenho, desempenho e recompensa, e recompensa e satisfação de metas pessoais. CERTO. A Teoria da Expectância de Vroom diz que a motivação é resultado das expectativas das pessoas em relação a suas habilidades de atingir os resultados e o valor que elas dão às recompensas. Interessante comprovar que as pessoas se perguntam: trabalhar até mais tarde fará a meta ser batida? Se a meta for alcançada, ganharei algum prêmio?

     

    Fontes:

    Andréia Lins Ribas & Cassiano Ramalho Salim. Gestão de Pessoas para Concursos, 2013.

    Rodrigo Rennó. Administração Geral para Concursos, 2013.

  • Infelizmente a banca distorceu Skinner, pois quem o estudou de verdade sabe que ele considerava sim os aspectos internos. Ele evoluiu a teoria de Watson (e este que desconsiderava o interno e os sentimentos). 

  • A primeira afirmativa est· errada. Maslow afirma que, na verdade, s„o as necessidades da base da pir‚mide que s„o predominantes. Se estamos com fome, por exemplo, isso ser· a nossa necessidade primordial atÈ que tenhamos "matado" nossa fome.

     

    A segunda afirmativa tambÈm est· equivocada. A teoria de McClelland diz que a motivaÁ„o È relacionada com a satisfaÁ„o de certas necessidades adquiridas dos indivÌduos. Para ele, estas necessidadesseriam trÍs43: afiliaÁ„o, poder e realizaÁ„o. Estas necessidades seriam geradas atravÈs da prÛpria experiÍncia das pessoas, de sua vivÍncia.

     

    A terceira frase est· certa. A teoria do reforÁo n„o toma conhecimento do que se passa no “interior” da pessoa (como as emoções, expectativas, atitudes etc.), apenas o que acontece com o indivÌduo quando ele age. J· a teoria do Estabelecimento de Objetivos est· baseada nos fatores internos da motivavção.

     

    Finalmente, a quarta frase est· certa. A teoria da expect‚ncia (ou expectativa) diz que a motivaÁ„o È um produto das expectativas das pessoas em relaÁ„o a suas habilidades de atingir os resultados e o valor que elas d„o ‡s recompensas. Ou seja, o indivÌduo primeiro analisa se a meta que a empresa estipulou È possÌvel de ser atingida com seus prÛprios esforÁos. Se a meta for inalcanÁ·vel, ou n„o depender do seu trabalho, n„o ir· gerar motivaÁ„o! ApÛs isso, ele analisa se a recompensa È desej·vel, pois pode ser que o “prêmio” não seja atrativo para todas as pessoas da mesma forma. O gabarito È, assim, a letra E
    Rodrigo Renno. Estratégia

  • Gab. E

     

    III. A teoria do reforço é uma contrapartida à teoria do estabelecimento de objetivos, uma vez que ela desconsidera as condições internas do indivíduo e dedica-se apenas no que lhe acontece quando realiza uma ação qualquer. [TEORIA DO REFORÇO - SKINNER]

     

     

    CORRETO - Essa teoria rege RECOMPENSAS e PUNIÇÕES após a ação do indivíduo, é como pensar em treinar um cachorro, recompensas vem quando ele agir de maneira correta, e punições quando ele agir de maneira errada

     

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    IV. A teoria da expectativa prevê que um funcionário despenderá um alto nível de esforço se perceber que existe uma forte relação entre esforço e desempenho [instrumentabilidade], desempenho e recompensa [expectativa], e recompensa e satisfação [valência] de metas pessoais. [TEORIA DA EXPECTÂNCIA - VROOM] 

     

     

    CORRETO - Valência: O valor que eu dou algum resultado. Expectativa: Probabilidade daquele resultado acontecer. Instrumentabilidade: O esforço/desempenho necessário pra o resultado ser alcançado.

     

     

    Dica: Não se prendam a esses conceitos pois ele mudam a cada minuto, ENTENDAM a matéria, e criem seus próprios exemplos.

     

     

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    Confira o meu material gratuito --> https://drive.google.com/drive/folders/1sSk7DGBaen4Bgo-p8cwh_hhINxeKL_UV?usp=sharing

  • O colega Sérgio inverteu os conceitos de expectativa e instrumentalidade. Seguem os corretos:

    TEORIA DA EXPECTÂNCIA (ou da Expectativa) - VICTOR VROOM (psicólogo) – lembra de VEI: o comportamento humano é sempre orientado para resultados, ou seja, as pessoas fazem coisas esperando sempre outras em troca. Na Teoria da Expectância as pessoas são motivadas quando acreditam que podem realizar as tarefas e que as recompensas advindas valem o esforço em realizá-las. A motivação acontece se a meta for possível e a recompensa, desejável (considera as diferenças pessoais).

    EXPECTATIVA = RELAÇÃO esforço - desempenho (percepção de que certa quantidade de esforço levará ao desempenho)

    INSTRUMENTALIDADE = RELAÇÃO desempenho - recompensa (acreditar que determinado nível de desempenho levará a recompensa/resultado)

    VALÊNCIA = RELAÇÃO recompensa - satisfação (valor atribuído ao resultado).