-
isso é administração...
-
Letra (d)
Um conceito importante no PES seria o do “cálculo estratégico”. Para Matus,
“O cálculo estratégico refere-se a pensar estratégias para tornar o plano viável. Ou seja, articular o “deve ser” com o “pode ser”. Não basta dispor de um bom delineamento normativo e prescritivo do plano. É preciso, além disso, uma boa estratégia para lidar com os outros jogadores e com as circunstâncias que cercam o jogo social. ”
-
nunca ouvi falar
-
Proposto por Carlos Matus, o PES busca trazer uma alternativa de planejamento que venha a ser mais adequado ao contexto de planejamento governamental. O método PES busca se contrapor ao planejamento tradicional, que ele considera tecnocrático e normativo e que seria impotente para lidar com a complexidade da realidade social41. Uma das ideias principais seria a de um processo de planejamento que envolva um cenário em que existem diversos atores externos com objetivos divergentes e que a realidade não poderia ser vista por um viés determinista, que observam o mundo como uma consequência do passado. Ao contrário do planejamento "tradicional", que busca atuar em cima de um cenário projetado, o método PES sabe que existem diversos cenários futuros possíveis.
Um conceito importante no PES seria o do cálculo estratégico. Para Matus, “O cálculo estratégico refere-se a pensar estratégias para tornar o plano viável. Ou seja, Não basta dispor de um bom delineamento normativo e prescritivo do plano. É preciso, além disso, uma boa estratégia para lidar com os outros jogadores e com as circunstâncias que cercam o ogo social. ”
O planejador deve, no PES, considerar que o planejamento deve incluir uma avaliação do poder dos diversos atores sociais que
interagem simultaneamente, cada um buscando seus interesses. (...)
Administração Pública para CAGE-RS 2017 - Rodrigo Rennó
https://concurseirosunidos.org/file/EDA12E236E5580A0.
-
O tipo de questão Nunca nem vi.
-
PES ?
Jogava bastante no Play 2: Pro Evolution Soccer
obs: não resisti kkkkkkkkk
-
Vai que a FCC inventa de cobrar isso novamente.
Complementando:
O Planejamento Estratégico Situacional (PES) é um método que pressupõe constante adaptação a cada situação concreta onde é aplicado.
O método tem particular validade e excepcionalidade de resultados, no setor público onde a presença de problemas verdadeiramente complexos e mal-estruturados compõe o cenário dominante. Além disso o PES, ao contrário de outros métodos ditos “estratégicos” assume como dominante na análise estratégica as questões relativas às relações de poder entre atores sociais, isto é, a variável política preside a elaboração da viabilidade e vulnerabilidade do Plano. Esta é uma vantagem metodológica vital para uso em organizações públicas onde estas questões fazem parte indissociável da produção de políticas públicas e do relacionamento entre staff político-dirigente e quadro de funcionários permanentes.
A “visão situacional” do PES
Os principais argumentos que sustentam o Planejamento Estratégico e Situacional podem ser assim resumidos:
→ Mediação entre o Presente e o Futuro
→ É necessário prever possibilidades quando a predição é impossível
→ Capacidade para lidar com surpresas
→ Mediação entre o Passado e o Futuro
→ Mediação entre o Conhecimento e a Ação
Quem quiser se aprofundar: http://www.tre-rs.jus.br/arquivos/TONI_O_que_e_Planejamento.pdf
-
Planejamento Estratégico Situacional - PES
-> Carlos Matus;
-> mais adequado ao contexto de planejamento governamental;
-> insere um caráter político;
-> triângulo: projeto de governo, governabilidade, capacidade de governo;
-> diversos atores;
-> planejamento contínuo;
-> não separa as funções de planejamento das de execução.
-
Correto Letra D
A) O processo se retroalmenta após a avaliação e ações para correção de erros. Não há um encerramento. É contínuo. Lembrar do PDCA.
B) Está associado à governabilidade.
C) Adota a concepção de momentos, não de etapas.
D) Correto
E) O plano se completa NA ação, não antes dela.
https://virtual.ufms.br/objetos/Unidade2/obj-un2-mod1/5.html
-
Corrigindo as erradas:
o modelo adota o conceito de “etapas” (momentos), em substituição ao conceito de “momento” (etapas) - questão trocou
aplicado à gestão pública, o PES considera que a arte de governar está associada ao princípio da governança, mas não da governabilidade. - existem 3 dimensões interdependentes entre si que permitem verificar a possibilidade de sucesso de um governo: o projeto de governo, a governabilidade e a capacidade de governo.
constitui uma atividade que se encerra em determinado momento, a partir do qual se inicia sua implementação. – momento não tem começo, nem fim
essa abordagem tem como máxima a ideia de que “o plano sempre se completa antes da ação”. - o plano só se completa na ação
-
A = PLANEJAMENTO TRADICIONAL
B = DIZ QUE SERIA UM TRIpé: governabilidade (apoio político), governança (capacidade de governo), e o projeto de governo
c= errado: é o contrário, diz que as etapas seriam o planejmanto tradicional e os momentos seriam a visão moderna
d = certo: há vários núcleos de pressão que tentam influenciar
e= errado: o plano só se completa na ação
-
Letra A: errada. Nada disso! Para o PES o planejamento deve ser feito continuamente, e deve caminhar junto com a execução (implementação).
Letra B: errada. O triângulo de governo de Matus é composto pelo tripé: projeto de governo, capacidade de governo e governabilidade. Portanto, para o PES, a governabilidade é um fator bastante importante.
Letra C: errada. Pelo contrário! O PES adota o conceito de “momentos” em substituição ao conceito de “etapas”, típico do planejamento “tradicional”.
Letra D: correta. Perfeito! O PES leva em consideração diversos atores que interagem simultaneamente e de maneira interdependente.
Letra E: errada. A assertiva trouxe um trecho específico da obra de Matus22, segundo o qual “o plano só se completa na ação, nunca antes.”
O gabarito é a Letra D.
ESTRATÉGIA C.