a) Nos casos em que o pronome interrogativo ou indefinido estiver no singular, o verbo ficará no singular.
Por Exemplo:
Qual de nós é capaz?
Algum de vós fez isso.
b) Quando o sujeito é formado por expressão que indica quantidade aproximada (cerca de, mais de, menos de, perto de...) seguida de numeral e substantivo, o verbo concorda com o substantivo. Observe:
Cerca de mil pessoas participaram da manifestação.
Perto de quinhentos alunos compareceram à solenidade.
Mais de um atleta estabeleceu novo recorde nas últimas Olimpíadas.
c) Um ou outro. Quanto à expressão “um ou outro”, seguida ou não de um substantivo, o verbo deve ficar somente no singular: Uma ou outra garota vai para os Jogos Escolares. Um ou outro viu o semáforo fechado..
d) Expressões de sentido quantitativo, ou partitivas, acompanhadas de complemento no plural. Em expressões como “a maioria de”, “grande número de”, “grande quantidade de”, “parte de”, “grande parte de” etc., acompanhadas por um nome ou pronome no plural, o verbo fica no singular ou no plural: A maioria dos prisioneiros acabou (ou acabaram) de fugir da penitenciária nesta noite; Uma grande parte dos brasileiros não conseguem (ou consegue) desfrutar de uma boa noite de descanso. Gabarito
e) Quando o sujeito de uma oração é formado por um pronome indefinido ou interrogativo no singular (algum, nenhum, qual etc.) seguido de um pronome pessoal no plural, o verbo concorda com o núcleo, ou seja, fica no singular. Assim: "Nenhum de nós foi à reunião", "Qual de vocês irá à reunião?" etc.