Prezado Itamar, animais peçonhentos oferecem risco de acidente. A picada de cobra, por exemplo, é um acidente, não oferecendo risco biológico, apesar de ser um animal.
Riscos biológicos causam doenças, como bactérias, vírus, fungos, etc.
Gabarito letra D.
A questão versou sobre os grupos de riscos considerados no mapa de riscos. Essa classificação aparecia na antiga NR5 (no anexo de redação anterior da NR), mas ainda é bastante cobrada em concursos atuais. Essa classificação é a seguinte:
- Físico (na cor verde): relacionado aos ruídos, pressão, frio, calor, radiação e vibrações.
- Químico (na cor vermelha): relacionado com gases, vapores, neblinas, poeira, fumo.
- Biológico (na cor marrom): relacionado a parasitas, bactérias, vírus e insetos.
- Ergonômico (na cor amarela): relacionado a posturas incorretas, excesso de peso, repetição, excessos de movimentos e monotonia.
- Acidentes (na cor azul): relacionado à iluminação, à explosão, aos incêndios, às quedas e aos animais peçonhentos.
A questão quer saber qual cores representam os respectivos riscos: névoas, imposição de ritmos excessivos e animais peçonhentos. Conclui-se que os grupos são: químico (vermelho), ergonômico (amarelo) e de acidentes (azul).
Analisando as assertivas, temos que:
A- INCORRETA. Vermelho, amarelo e marrom referem-se aos grupos químicos, ergonômico e biológico. Apenas biológico está incorreto. É uma pegadinha comum em provas. Animais peçonhentos oferecem risco de acidente e não risco biológico.
B- INCORRETA. O Verde tornou a alternativa errada, pois é um risco físico.
C- INCORRETA. Todas as cores citadas estão incorretas.
D- CORRETA. Vermelho, amarelo e azul são as cores representantes dos riscos químicos, ergonômicos e de acidentes, respectivamente.
E- INCORRETA. Marrom e verde estão incorretos.
GABARITO: LETRA D