Desastre: a) uma ruptura séria no funcionamento de uma comunidade ou sociedade, causando extensas perdas humanas, materiais, econômicas ou ambientais que excedem a habilidade dos afetados em utilizar seus recursos de enfrentamento. Um desastre ocorre como resultado de um processo de risco, pela combinação de situações de perigo, condições de vulnerabilidade e capacidade insuficiente para reduzir as consequências negativas desse risco; b) uma ocorrência que cause dano, transtorno ecológico, perda de vida humana ou deterioração da saúde e dos serviços de saúde em uma escala suficiente para contar com ajuda externa à comunidade atingida (Franco, 2012).
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/artigos/mundo_saude/crises_desastres_resposta_psicologica_luto.pdf
O psicólogo deve estimular a pessoa a “restabelecer a capacidade de enfrentamento imediato, controlar os sentimentos, enfrentar a crise, iniciar a solução de problemas e continuar, dando sentido à continuidade de sua vida” (BRUCK, 2009, p. 29, citado por Farias et al.)
http://www.abrapede.org.br/wp-content/uploads/2013/01/Atua%C3%A7%C3%A3o-do-Psic%C3%B3logo-nas-Emerg%C3%AAncias-e-Desastres.pdf