-
construção conjunta da compreensão de um fenômeno.
-
Esse trecho foi retirado do livro "Psicodiagnóstico interventivo, evolução de uma prática", de Silvia Ancona. Refere-se ao seguinte trecho:
"A compreensão da interdisciplinaridade como uma prática colaborativa remete a um dos eixos fundamentais do psicodiagnóstico interventivo, isto é, a construção conjunta da compreensão de um fenômeno. A integração de saberes de sobrepõe à ideia de um saber supremo que ficaria sob o domínio da área de conhecimento de cada profissional", foi uma questão bem copia e cola mesmo.
Porém, pensando de uma forma mais crítica, podemos perceber que faz sentido à medida que a complexidade de um procedimento psicodiagnóstisco envolve e a junção de saberes tem mais chances de proporcionar uma intervenção de sucesso e auxiliar em um conhecimento mais abrangente do quadro geral do sujeito.
-
Complementando os demais comentários, segundo Barbieri (2010),
" ... assim, o conhecimento é construído de maneira conjunta no momento da interação entre o profissional/pesquisador e o paciente/participante, com o primeiro fazendo sua interpretação do material oferecido pelo segundo, que o aceita, rejeita, restringe ou amplia, reformando o que foi dito e devolvendo-o ao psicólogo, que efetua as revisões necessárias; assim, o paciente/participante colabora ativamente na geração do conhecimento."
Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa
Gabarito: C