-
.2 Estimativas por analogia. Nas estimativas por analogia, também chamadas de estimativas de cima para baixo (top-down), usam-se os valores reais de durações de projetos anteriores ou similares para estimar a duração de uma atividade futura. Isso é freqüentemente utilizado na estimativa e duração das atividades quando existe uma quantidade limitada de informações detalhadas sobre o projeto (por exemplo, fases iniciais do projeto). Estimativas análogas são uma forma de avaliação especializada (descrita na Seção 6.3.2.1).
As estimativas por analogia são mais confiáveis quando (a) as atividades anteriores são semelhantes de fato e não apenas na aparência e (b) os indivíduos que preparam as estimativas têm o conhecimento especializado necessário.
fonte: http://www.cin.ufpe.br/~if717/Pmbok2000/pmbok_v2p/wsp_6.3.html
-
Analogus-Estimativa Analógica:
Usa parâmetros tais como duração, orçamento, tamanho, peso e complexidade de um projeto anterior similar como base para a estimativa dos mesmos parâmetros ou medidas para um projeto futuro.
-
Nessa mesma prova anularam uma questão que fazia referência a termos da edição anterior do PMBOK (absorção, extinção...). Na versão 4 não há qualquer citação ao termo top down como sendo outra denominação para estimativa análoga, tanto na versão em Português quanto em Inglês. A banca deveria ao menos ser coerente e ter anulado esta questão também.
-
Semelhanças e diferenças entre estimativa análoga e estimativa paramétrica:
http://www.brainss.com.br/site/papo-de-pmp-020-estimativa-analoga-x-estimativa-parametrica/