SóProvas


ID
2109463
Banca
CETRO
Órgão
AMAZUL
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A realidade atual nos mostra que um dos desafios impostos à organização moderna reside no alinhamento dos interesses da organização, no que se refere à expansão de mercado, retorno aos seus investidores, aumento de divisas, dentre outros, e o atendimento dos interesses das pessoas que buscam, por meio de sua força de trabalho, não apenas a subsistência, mas também um meio de desenvolvimento pessoal e profissional. Nesse contexto, a(s) abordagem(ns) que representa(m) o modelo inovador de Gestão de Pessoas é(são):
I. As pessoas são consideradas recursos humanos e, como tal, precisam ser administradas por meio de planejamento, organização, controles sistemáticos, visto que são considerados sujeitos passivos da ação organizacional que devem responder às estratégias por ela determinadas.
II. As pessoas devem ser consideradas fornecedoras de conhecimento, habilidades, competências e inteligência, formando o capital intelectual e estabelecendo uma relação de parceria, inclusive no que diz respeito aos lucros obtidos.
III. O estudo da Gestão de Pessoas preconiza a satisfação das pessoas, entretanto o atual cenário econômico, a busca por melhores preços, somado ao alto custo da mão de obra inviabilizam tal equilíbrio.
IV. A relação ganha-ganha é a que melhor se apresenta como forma de equilíbrio entre os interesses das pessoas e das organizações.
É correto o que está contido em 

Alternativas
Comentários
  • (Gabarito B)

    Segundo CHIAVENATO (2004, p.9), este tipo de gestão tem como base três aspectos fundamentais:
    1. As pessoas como seres humanos;
    2. As pessoas como ativadores inteligentes de recursos organizacionais;
    3. As pessoas como parceiras da organização.
    No entanto é preciso delimitar a forma como os gestores reagem a essas mudanças, já que se trata de um modelo estratégico e contingêncial. É preciso analisar a cultura que predomina em cada organização e nas características do ambiente, das políticas internas e externas como também de outras variáveis.
    O modelo de gestão de pessoas é um conceito amplo que diz respeito à maneira como os indivíduos se estruturam para orientar e gerenciar o comportamento humano no ambiente organizacional. Esse conceito incorpora aspectos políticos, ideológicos, sociais e comportamentais (Fischer, 2002; Mascarenhas e Vasconcelos, 2004). Observam-se diferentes práticas de gestão de pessoas em organizações que passam por amplos processos de mudança, e a reação dos indivíduos diante do exposto assume aspectos de pânico, evasão e negação da realidade (Caldas, 2000).
    Diante da necessidade de uma mudança, o problema que se coloca aos gestores é como fazer com que os indivíduos adotem a forma de representação da realidade e de decisão consideradas melhores pelos diretores da empresa. Segundo esse modelo, a variedade cultural na organização precisa ser reduzida na medida em que os indivíduos devem adotar os mesmos critérios e a mesma lógica de ação da direção. Isso garante a homogeneização das decisões e dos comportamentos na empresa, reduzindo as incertezas e garantindo a consecução das estratégias.
    Por outro lado, os indivíduos podem enfrentar as situações de mudança com realismo para encontrar soluções criativas, na difícil tarefa de lidar com os paradoxos e a autonegação trazidos pela transformação. Trata-se do modelo transformacional de gestão de pessoas, segundo o qual se gera o novo a partir do passado, em uma continuidade que engloba rupturas e contradições, mas que lida com esses fenômenos (Antunes, 1999; Morin, Tonelli e Pliopas, 200