SóProvas


ID
2109706
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
CASAN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considere uma situação hipotética de dimensionamento de SESMT de uma empresa de abastecimento de água e tratamento de esgotos. A empresa possui um total de 180 empregados e sua atividade principal é de grau de risco 3 com 80 empregados. Além disso, ela possui 100 empregados em setor com atividade de grau de risco 4. Essa empresa possui uma frente de trabalho, no mesmo estado de atuação da empresa, com 20 empregados. Considerando essas informações, conforme a NR-4, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • NR 4 - SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E EM MEDICINA DO TRABALHO

    4.2.2 As empresas que possuam mais de 50% (cinqüenta por cento) de seus empregados em estabelecimentos ou setor com atividade cuja gradação de risco seja de grau superior ao da atividade principal deverão dimensionar os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, em função do maior grau de risco, obedecido o disposto no Quadro II desta NR. (Alterado pela Portaria SSMT n.º 33, de 27 de outubro de 1983)

  • a) o dimensionamento do SESMT deve ser feito em função do grau de risco 3, obedecido o disposto no Quadro II da NR-4.(ERRADO) 

    Risco 4

     b ) para fins de dimensionamento, a frente de trabalho é considerada estabelecimento.(errado)

    Frente de trabalho não é considerada um estabelecimento.

     c) a empresa deve ter um engenheiro de segurança do trabalho em tempo integral (mínimo de 6 horas)(ERRADO)

    TEMPO PARCIAL 3 HORAS

     d) o dimensionamento do SESMT deve ser feito em função do grau de risco 4, obedecido o disposto no Quadro II da NR-4.(CORRETA)

     e)para fins de dimensionamento a frente de trabalho não é considerada estabelecimento, e os engenheiros de segurança do trabalho, os médicos do trabalho e os enfermeiros do trabalho não poderão ficar centralizados.(ERRRADO)

    engenheiros de segurança do trabalho, os médicos do trabalho e os enfermeiros do trabalho poderão ficar centralizados