-
Seria o equivalente ao Inner Join em duas tabelas! Pega a interseção das duas!
-
Há algum tempo escrevi um artigo sobre isso:
http://blog.tiagopassos.com/2011/12/06/exemplos-praticos-de-conjuntos-utilizando-uniao-union-intersecao-intersect-e-diferenca-except-com-o-postgresql/
-
Segundo Navathe, álgebra relacional é o conjunto básico de operações para o modelo relacional.
Vamos ver agora algumas operações:
Seleção (SELECT) - é usada para selecionar um subconjunto de tuplas (linhas da tabela) de uma relação que satisfaça uma condição de seleção. É uma operação unária, pois atua em apenas uma relação.
Projeção (PROJECT) - é usada para selecionar certas colunas da tabela e descartar outras. Também é uma operação unária.
Sendo X e Y duas relações, então podemos ter as operações:
União (UNION) - o resultado da operação X UNION Y é uma relação que engloba todas as tuplas que estão em X, ou em Y, ou em ambas. Lembre-se de que as tuplas repetidas são eliminadas.
Subtração (MINUS) - o resultado da operação X MINUS Y é uma uma relação que engloba todas as tuplas que estão em X, mas não estão em Y.
Interseção (INTERSECTION) - o resultado de X INTERSECTION Y é uma relação que engloba todas as tuplas que estão em ambas, X e Y.
Questão CORRETA.
-
MATEMÁTICA FAZENDO A BOA.
-
GABARITO CORRETO!
.
.
Podemos definir as três operações UNIÃO, INTERSECÇÃO e SUBTRAÇÃO sobre duas relações compatíveis na união, R e S, como se segue:
UNIÃO: O resultado dessa operação, indicada por R ∪ S, é uma relação que inclui todas as tuplas que estão em R ou em S ou tanto em R quanto em S. As tuplas duplicadas são eliminadas.
INTERSECÇÃO: O resultado dessa operação, indicada por R ∩ S, é uma relação que inclui todas as tuplas que estão tanto em R quanto em S.
DIFERENÇA DE CONJUNTO (ou SUBTRAÇÃO): O resultado dessa operação, indicada por R – S, é uma relação que inclui todas as tuplas que estão em R, mas não em S.
.
SISTEMAS DE BANCO DE DADOS. NAVATHE - 6ª EDIÇÃO, PÁGINA 102.