SóProvas


ID
2110195
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A Lei de Regulamentação da Profissão de Assistente Social, Lei nº 8.662/1993, nos artigos 4° e 5º , trata respectivamente, das competências e atribuições privativas do Serviço Social.

Considere: 1 para competências e 2 para atribuições privativas.
I. Prestar assessoria e consultoria a órgãos da Administração Pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades, em matéria de Serviço Social.
II. Realizar estudos sócio-econômicos com os usuários para fins de benefícios e serviços sociais junto a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades.
III. Orientar indivíduos e grupos de diferentes segmentos sociais no sentido de identificar recursos e de fazer uso dos mesmos no atendimento e na defesa de seus direitos.
IV. Ocupar cargos e funções de direção e fiscalização da gestão financeira em órgãos e entidades representativas da categoria profissional.
V. Coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos, pesquisas, planos, programas e projetos na área de Serviço Social.

Os itens I a V são associados, correta e respectivamente, a 

Alternativas
Comentários
  • Assunto top em concursos!

    Uso sempre o seguinte macete:

    Atribuição privativa: é exclusiva do assistente social.

    Competências profissional: é uma competência do assistente social , ou seja ele/ela esta habilitado/a para isto, mas pode ser executado por qualquer outro profissional.

    Gabarito: A.

    Bons estudos!

  • Gabarito  A

     

    Em conformidade com Iamamoto (2009, p.7), a Lei n. 8.662, de 7 de junho de 1993, que regulamenta a profissão, estabelece respectivamente nos seus artigos 4 e 5 as competências e atribuições privativas do assistente social. As competências expressam capacidade para apreciar ou dar resolutividade a determinado assunto, não sendo exclusivas de uma única especialidade profissional, pois são a ela concernentes em função da capacitação dos sujeitos profissionais . As atribuições são prerrogativas exclusivas ao serem definidas enquanto matéria, área e unidade de Serviço Social.

     

     

    Art. 4º Constituem competências do Assistente Social, dentre outras:

    [...] V - orientar indivíduos e grupos de diferentes segmentos sociais no sentido de identificar recursos e de fazer uso dos mesmos no atendimento e na defesa de seus direitos;

            XI - realizar estudos sócio-econômicos com os usuários para fins de benefícios e serviços sociais junto a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades.

     

     

    Art. 5º Constituem atribuições privativas do Assistente Social, dentre outras:

    [...]I - coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos, pesquisas, planos, programas e projetos na área de Serviço Social;

        III - assessoria e consultoria e órgãos da Administração Pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades, em matéria de Serviço Social;

      XIII - ocupar cargos e funções de direção e fiscalização da gestão financeira em órgãos e entidades representativas da categoria profissional.

     

     

    Fontes: LEI No 8.662, DE 7 DE JUNHO DE 1993

                IAMAMOTO, Marilda Vilella. O Serviço Social na cena contemporânea. In Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.

     

     

     

  • Aprendi esta dica: normalmente as ATRIBUIÇÕES PRIVATIVAS do Assistente Social vai ter o termo "Serviço Social" nele. 

    Já as competencias, como a cologa falou, outros profissionais podem fazer, normalmente "Serviços SociaiS". Notam a diferença?

    No todo, poucos fogem da regra, cabe sempre dar aquela leitura na Lei para fazer a observação. ;)

    Espero ter ajudado

  • Concordo plenamente contigo, Amanda. Muito embora: "X - planejamento, organização e administração de Serviços Sociais e de Unidade de Serviço Social" seja uma competência.