SóProvas


ID
2110246
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Historicamente a assistência social está ligada às praticas religiosas, à solidariedade e à ajuda entre outras ações de atenção ao próximo. A partir da Política Nacional de Assistência Social de 2004, a assistência social torna-se dever do Estado e direito do cidadão. No âmbito dessa Política, o reordenamento dos serviços socioassistenciais tem entre seus objetivos:

Alternativas
Comentários
  • A Política Pública de Assistência Social realiza-se de forma integrada às políticas setoriais, considerando as desigualdades socioterritoriais, visando seu enfrentamento, à garantia dos mínimos sociais, ao provimento de condições para atender contingências sociais e à universalização dos direitos sociais. Sob essa perspectiva, objetiva:
     • Prover serviços, programas, projetos e benefícios de proteção social básica e, ou, especial para famílias, indivíduos e grupos que deles necessitarem.
     • Contribuir com a inclusão e a eqüidade dos usuários e grupos específicos, ampliando o acesso aos bens e serviços socioassistenciais básicos e especiais, em áreas urbana e rural.
     • Assegurar que as ações no âmbito da assistência social tenham centralidade na família, e que garantam a convivência familiar e comunitária.
     

    As alternativas não correspondem aos objetivos da política que tratou o enunciado e da mesma forma solicitou a questão. 

    Fonte: PNAS 2004

  • Res. 01/2013 - CNAS

    Art. 1º Aprovar o reordenamento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, que promove a equalização e qualificação da oferta, a unificação da lógica de cofinanciamento federal e o estabelecimento de meta de atendimento do público prioritário, respeitando-se as características de cada faixa etária.

    §1° O reordenamento do SCFV implica na adoção de novos parâmetros para o cofinanciamento federal e oferta do serviço pelos municípios e Distrito Federal, na forma prevista nesta Resolução.