Em todas as organizações existem valores, símbolos, rituais e práticas que foram se desenvolvendo com o tempo. De acordo com Schein,1 cultura é:
um modelo de pressupostos básicos, que determinado grupo tem inventado, descoberto ou desenvolvido no processo de aprendizagem para lidar com problemas de adaptação externa e integração interna. Uma vez que os pressupostos tenham funcionado bem o suficiente para serem considerados válidos, são ensinados aos demais membros como maneira correta para se proceder, se pensar e sentir-se em relação àqueles problemas.
Assim, a cultura da empresa pode mudar, mas nem sempre como consequência de uma “vontade” dos seus diretores. Essa mudança normalmente ocorre de acordo com uma relação entre variáveis internas e externas, que criam espaço para essa mudança da cultura.
Certo.
A questão cobra conhecimento acerca do tema cultura organizacional.
Para compreendermos o temos, traremos algumas definições de cultura, na visão de diferentes autores:
Cultura organizacional: "refere-se a um sistema de valores compartilhado pelos membros de uma organização que a diferencia das demais". (ROBBINS, 2010)
"Cultura organizacional compreende normas de conduta, valores, rituais e hábitos das pessoas de uma organização". (MAXIMIANO, 2013)
"É o sistema de crenças e valores compartilhados que se desenvolve dentro de uma organização ou dentro de uma subunidade e que guia e orienta o comportamento de seus membros." (CHIAVENATO, 2014).
Sobre os níveis da cultura:
Schein divide os níveis de cultura da seguinte forma, da superfície até a raiz da cultura:
1- Artefatos observáveis: estruturas e processos mais visíveis, mais superficiais e tangíveis.
2- Valores compartilhados: justificadores de conduta.
3- Pressupostos básicos: nível mais profundo, crenças inconscientes (intangíveis).
Fontes:
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9ª ed. Manole. 2014.
MAXIMIANO, A. C A. Introdução à Administração. 8ª edição. Atlas. São Paulo. 2013.
ROBBINS, S. P. , JUGDE, T. A, SOBRAL, S. Comportamento organizacional 14. ed. - São Paulo: Pearson Prentice Hall. 2010
GABARITO DA MONITORA: CERTO