SóProvas


ID
2112295
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Giovanni Alves (2013) ao tratar das novas determinações da precarização do trabalho nas condições históricas do século XXI, traz o debate acerca da maquinofatura. Dessa forma, escreva V ou F, conforme seja verdadeiro ou falso, ao que se afirma nos itens abaixo sobre a Maquinofatura.

(  ) Nova forma de produção do capital, significa trabalho resposto apenas como precarização salarial.
( ) Nova forma tecnológica de produção do capital baseada na rede informacional, colocou a necessidade da gestão como “captura” da subjetividade do trabalho vivo, nexo essencial do toyotismo como inovação organizacional.
( ) Com o seu surgimento alteram-se os termos do estranhamento social dado pela relação tempo de vida/tempo de trabalho e pela constituição de um novo modo de vida: o modo de vida just in time.
( ) O ponto de partida da maquinofatura é o revolucionamento da força de trabalho (como na manufatura) e o revolucionamento da técnica (como na grande indústria).

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência: 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito  C

     

     

    A maquinofatura como nova forma de produção do capital, produto do desenvolvimento da manufatura e grande indústria, surgiu como determinação da base técnica do sistema de produção de mercadorias, implicando irremediavelmente na constituição de uma nova relação homem x natureza.

     

    ( F) Nova forma de produção do capital que denominamos de maquinofatura; e o desenvolvimento da crise estrutural de valorização do valor que se manifesta principalmente na financeirização da riqueza capitalista e hegemonia do capital financeiro na dinâmica de acumulação de valor. Estas novas determinações estruturais postas pelo tempo histórico alteraram efetivamente a forma de ser da precarização do trabalho. Não é apenas como precarização salarial

     

     

    (V) Enquanto nova forma tecnológica de produção do capital baseada na rede informacional, a maquinofatura colocou a necessidade da gestão como "captura" da subjetividade do trabalho vivo, nexo essencial do toyotismo como inovação organizacional.

     

     

    (V) Com o surgimento da maquinofatura alteram-se os termos do estranhamento social dado pela relação tempo de vida/tempo de trabalho e pela constituição de um novo modo de vida: o modo de vida "just-in-time".

     

     

    (F) O ponto de partida da maquinofatura não é o revolucionamento da força de trabalho (como na manufatura), nem o revolucionamento da técnica (como na grande indústria), mas sim o revolucionamento do homem-e-da-técnica, ou o revolucionamento da própria relação homem-técnica.

     

     

     

                                                           Disponível em < http://livros-e-revistas.vlex.com.br/vid/539502242>