SóProvas



Prova Prefeitura de Fortaleza - CE - 2016 - Prefeitura de Fortaleza - CE - Assistente Social (Edital nº 97)


ID
2112262
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Quanto à importância da tradição marxista no Serviço Social é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Cada comentário se vê por aqui...é bom pra descontrair, rir um pouco rs

  • Gabarito  A

     

    Mas a recorrência do Serviço Social aos aportes de Marx vem de antes: surge nos anos de 1960. Tributo ao movimento de reconceituação o primeiro momento de uma apropriação que, de certo modo, se colocava em nível de princípios e valores, incorporando os elementos ídeo-políticos desta tradição derivada de Marx, porém, sem que estes fossem necessariamente reconhecidos, incorrendo no que alguns autores denominam de um “marxismo sem Marx” (QUIROGA apud GUERRA, 2015, p. 2)

     

     

    Referência: YOLANDA, Guerra. O serviço social e a análise critica de seus fundamentos. 3º Encontro Internacional de Política Social
    10º Encontro Nacional de Política Social Tema: “Capitalismo contemporâneo: tendências e desafios da política social” Vitória (ES, Brasil), 22 a 25 de junho de 2015.

     

     

     

     

    Sobre o " Marxismo é um lixo" por   Renato Lima .  " Ignorar a própria ignorância é a doença do ignorante" ( Amos Alcott)

     

  • Vc acha mesmo Renato?!?

  • Mas a recorrência do Serviço Social aos aportes de Marx vem de antes: surge nos anos de 1960. Tributo ao movimento de reconceituação o primeiro momento de uma apropriação que, de certo modo, se colocava em nível de princípios e valores, incorporando os elementos ídeo-políticos desta tradição derivada de Marx, porém, sem que estes fossem necessariamente reconhecidos, incorrendo no que alguns autores denominam de um “marxismo sem Marx” (QUIROGA, 1991). Tal aproximação se realiza, em geral, pela militância político-partidária, realizada sob ditaduras e contou com todo tipo de repressão, perseguição, tortura, que impôs a interrupção deste pensamento pelo exílio ou autoexílio daqueles que a assumiam. É importante destacar que no Brasil o Serviço Social se aproxima do marxismo por via acadêmica, durante a ditadura militar de 1964.

    YOLANDA, Guerra. O serviço social e a análise critica de seus fundamentos. 3º Encontro Internacional de Política Social
    10º Encontro Nacional de Política Social Tema: “Capitalismo contemporâneo: tendências e desafios da política social” Vitória (ES, Brasil), 22 a 25 de junho de 2015.

     

  • Renato quer o q c Serviço Social? Não entendi.

  • A aproximação do SS ao marxismo ocorre em 1960, porém, sem que estes fossem reconhecidos. 

     “marxismo sem Marx”.


ID
2112265
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Segundo Iamamoto (2009), ao longo dos três últimos decênios o debate no Serviço Social brasileiro tem sido polarizado por um duplo e contraditório movimento. Assinale a alternativa correta quanto a essa afirmação.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito  B

     

    Segundo Iamamoto (2009, p. 7) Ao longo dos três últimos decênios, o debate no Serviço Social foi polarizado por um duplo e contraditório movimento: o mais representativo foi o processo de ruptura teórica e política com o lastro conservador de suas origens – privilegiado neste texto – cujo marco inicial foi o movimento de reconceituação do Serviço Social latino-americano, em meados dos anos de 1960, movimento esse superado no processo de amadurecimento intelectual e político do Serviço Social brasileiro; em sinal contrário, verificou-se o revigoramento de uma reação (neo) conservadora aberta e/ou disfarçada em aparências que a dissimulam, como já indicou Netto (1996), apoiada nos lastro da produção pós-moderna e sua negação da sociedade de classes.

     

     

    IAMAMOTO, Marilda Villela. O Serviço social na cena contemporânea. In Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.


ID
2112268
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Segundo Iamamoto (2014), o debate quanto aos fundamentos do Serviço Social, nas três últimas décadas, centrou-se em alguns eixos temáticos. Assinale a alternativa correta quanto ao que correspondem a tais eixos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito   B

     

    O debate quanto aos fundamentos do Serviço Social, nas três últimas décadas, centrou‑se nos seguintes eixos temáticos (sem nenhuma pretensão de esgotar o tema): (a) o resgate da historicidade da profissão (b) a crítica teórico-metodológica tanto do conservadorismo quanto da vulgarização marxista, (c) a ênfase na política social pública, no campo das relações entre o Estado e a sociedade civil; (d) o debate teórico e político sobre a questão social: interpretações e expressões no país; (e) o debate sobre a ética e o projeto profissional ; (f) o debate sobre a reestruturação produtiva e a centralidade do trabalho nas alterações no mercado de trabalho, nas formas de consumo da força de trabalho e no perfil dos trabalhadores, considerando suas incidências no trabalho do assistente social; (g) o debate sobre o exercício profissional: trabalho, ideologia ou práxis? (IAMAMOTO, 2014, p.16) Disponível em http://www.scielo.br/pdf/sssoc/n120/02.pdf>

     

  • Apenas contribuindo com colega Neurivon para o acessar o site do artigo da Profa.Iamamoto 

    http://www.scielo.br/pdf/sssoc/n120/02.pdf

  • O debate quanto aos fundamentos do Serviço Social, nas três últimas décadas, centrou-se em alguns eixos temáticos:

    - o resgate da historicidade da profissão;

    - a crítica teóricometodológica tanto do conservadorismo quanto da vulgarização marxista;

    - a ênfase na política social pública, no campo das relações entre o Estado e a sociedade civil;

    - o debate teórico e político sobre a questão social:

    - interpretações e expressões no país;

    - o debate sobre a ética e o projeto profissional, o debate sobre a reestruturação produtiva e a centralidade do trabalho nas alterações no mercado de trabalho, nas formas de consumo da força de trabalho e no perfil dos trabalhadores, considerando suas incidências no trabalho do assistente social;

    - o debate sobre o exercício profissional: trabalho, ideologia ou práxis.

  • Bom dia :)

     

    Fiquei entre as alternivas A e B. 

     

    Porém optei pela alternativa errada. Buscando respaldo nos ensinamentos  de Iamamoto, o exposto na assertiva A , nos ensina a autora, tratar-se dos  princípios norteadores da formação acadêmico-profissional (2014,pg 619) .

  • Gabarito: B

    O debate quanto aos fundamentos do Serviço Social, nas três últimas décadas, centrou-se nos seguintes eixos temáticos (sem nenhuma pretensão de esgotar o tema):

    (a) o resgate da historicidade da profissão, seja na reconstituição de sua trajetória na formação histórica da sociedade brasileira, seja na explicitação das particularidades históricas de sua inserção da divisão social e técnica do trabalho;

    (b) a crítica teórico-metodológica tanto do conservadorismo quanto da vulgarização marxista, introduzindo a polêmica em torno das relações entre história, teoria e método no Serviço Social, que hoje vem recebendo influxos da chamada crise dos paradigmas e do pensamento pós-moderno (Netto, 1996);

    (c) a ênfase na política social pública, no campo das relações entre o Estado e a sociedade civil, com especial atenção para a seguridade social e, nela, para a política de assistência social e de saúde;

    (d) o debate teórico e político sobre a questão social: interpretações e expressões no país;

    (e) o debate sobre a ética e o projeto profissional;

    (f) o debate sobre a reestruturação produtiva e a centralidade do trabalho nas alterações no mercado de trabalho, nas formas de consumo da força de trabalho e no perfil dos trabalhadores, considerando suas incidências no trabalho do assistente social;

    (g) o debate sobre o exercício profissional: trabalho, ideologia ou práxis?

    http://www.scielo.br/pdf/sssoc/n120/02.pdf

     


ID
2112271
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a alternativa correta à luz das considerações de Yazbek (2009) quanto às tendências históricas e teóricometodológicas do debate profissional do Serviço Social dos anos 1980.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito  C

     

    Conforme ( YASZBEK, 2009, p. 10-16)

     

    (C) CORRETA. É no âmbito da adoção do marxismo como referência analítica, que se torna hegemônica no Serviço Social no país, a abordagem da profissão como componente da organização da sociedade inserida na dinâmica das relações sociais participando do processo de reprodução dessas relações.

     

    (A) Inserido neste processo contraditório o Serviço Social da década de 90, se vê confrontado com este conjunto de transformações societárias no qual é desafiado a compreender e intervir nas novas configurações e manifestações da "questão social", que expressam a precarização do trabalho e a penalização dos trabalhadores na sociedade capitalista contemporânea (idem, p.16). Observe que o examinador exige, no captu da questão, a década de 80, assim, a questão se torna errada.

     

    (B)  Nesta tradição o Serviço Social vai apropriar‐se a partir dos anos 80 do pensamento de Antonio Gramsci e particularmente de suas  abordagens acerca do Estado, da sociedade civil, do mundo dos valores, da ideologia, da hegemonia, da subjetividade e da cultura das classes subalternas. Vai chegar a Agnes Heller e à sua problematização do cotidiano, à Georg Lukács e à sua ontologia do ser social fundada no trabalho, à E.P. Thompson e à sua concepção acerca das "experiências humanas" (idibem, p.16). O erro está no fato de que quem faz o confronto com a denominada crise dos modelos analíticos, explicativos das ciências sociais é MARX, e  não Gramsci como afirma a questão.

     

    (D) Assim, a profissão enfrenta o desafio de decifrar algumas lógicas do capitalismo contemporâneo particularmente em relação às mudanças no mundo do trabalho e sobre os processos desestruturadores dos sistemas de proteção social e da política social em geral (ibidem, p. 15). Como se pode obervar, a profissão ainda enfrenta o desafio... (o examinador trocou o verbo enfrenta, por enfrentou, colocando-o no pretérito (passado), tornando o enuciado errado. Como afirma Netto, " se troca o nome, altera a semântica e, consequentiemente, muda o sentido, a ideologia etc. Portanto, ao colocar enfrentou, descarta a possibilidade de que o serviço social ainda enfrenta esses desafios na contemporaneidade, o que sabemos que não é verdade.

     

     

                                                                                        Achei essa questão capciosa ao extremo!

     

  • a opção C está mais completa, e faz ligação ao anoque enuncia a questão.

  • É no âmbito da adoção do marxismo como referência analítica, que se torna hegemônica no Serviço Social no país, a abordagem da profissão como componente da organização da sociedade inserida na dinâmica das relações sociais participando do processo de reprodução dessas relações. (cf. IAMAMOTO,1982)

    Maria Carmelita Yasbeck 

    http://cressrn.org.br/files/arquivos/ZxJ9du2bNS66joo4oU0y.pdf

  •   Marxismo como corrente teórica oferece um método específico para a análise social de alguns aspectos da sociedade moderna, especialmente aqueles ligados aos conflitos de classe e a organização produtiva. O marxismo é uma teoria sobre a evolução da sociedade que pretende explicar cientificamente o capitalismo. Além disso, também se apresenta como uma corrente política voltada para a transformação radical da ordem socioeconômica.

  • cuidado para não confundir;

    ANOS 70 -  a vertente maxista que remete á profissão á consciência de sua inserção na sociedade de classes e que no Brasil vai configurar-se, em um primeiro momento, como uma aproximação do marxiSmo sem o recursos do pensamento de Marx.

    ANOS 80 - É sobretuto Com Marilda Iamamoto 1982 , no início dos anos 80, que a teoria  social de Marx inicia  sua efetivação interlocução com a profissão. Como matriz teórico-metodológica esta teoria apreende o ser social a partir de mediações.

  • Marquei a B ( pode confundir muito), a questão exige muita atenção, pois Yasbeck também diz que :" na década de 80, o Serviço Social vai aproximar-se do pensamento de Gramsci e particularmente de suas abordagens acerca do Estado, da sociedade civil, do mundo dos valores [...]. Vai chegar a Agnes Heller e à sua problematização do cotidiano, a Georg Lukács e à sua ontologia do ser social fundada no trabalho, a E.P Thompson e à sua concepção acerca das "experiências humanas", a Eric Hobsbawn um dos mais importantes historiadores marxistas da contemporaneidade [...]" (YASBECK, Carmelita. Serviço sociail, direitos sociais e competências profissionais, 2009. pg. 151).

    Acredito que o erro da questão esteja somente na palavra "hegemonia" nas teorizações de Heller. Bem ao pé da letra! Me corrijam se estiver errada. 

  • Quanto às tendências históricas e teóricometodológicas do debate profissional do Serviço Social dos anos 1980:

    A teoria social de Marx inicia sua efetiva interlocução com a profissão, tornando-se hegemônica no Serviço Social no país a abordagem da profissão como componente da organização da sociedade inserida na dinâmica das relações sociais participando do processo de reprodução dessas relações. 

  • As questões das provas da Prefeitura de Fortaleza são dificílimas e olha que não é concurso, apenas seleção. Triste!

  • Só não considerei a alternativa C, por causa da "hegemonia"...pqp. Questão pra marcar a menos errada ;x

     

  • A letra B não esta errada, ela foi copiada fielmente e colada do texto de Yasbek, "fundamentos históricos e teóricos metoddológicos do serviço social na contemporaneidade, pág.12. Não entendi!

  • Sobre a letra B:

    "O Serviço Social apropria-se do pensamento de Antônio Gramsci, pois do ponto de vista das referências teórico-metodológicas se coloca para a profissão o confronto com a denominada crise dos modelos analíticos, explicativos das ciências sociais."

    A suposta crise dos modelos analíticos da modernidade não tem nada a ver com Gramsci (nem com Marx, como disse o comentário mais curtido), essa discussão é pautada pelos pensadores pós-modernos. A influência de Gramsci nesse período se dá acerca das discussões sobre o Estado, sociedade civil, mundo dos valores, ideologia, hegemonia, subjetividade e cultura das classes subalternas.


ID
2112274
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a alternativa correta quanto à vertente do Processo de Renovação do Serviço Social apontada por Netto (2004) que mais substantivamente se viu apropriada pelos profissionais do Serviço Social, dentre as razões pelos traços de congruência interventiva, sua funcionalidade em face das requisições próprias à institucionalidade construída pelas condições históricas vigentes.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

     

    Achei que fosse letra A, se alguém que entendeu o gabarito puder comentar fico grata!

  • Fiquei sem entender a pergunta...

  • Conforme aulas da professora Fernanda Peres:

     

     

    Para Netto há três grandes vertentes no Movimento de Reconceituação do Serviço Social:

    1. Perspectiva Modernizadora 

    2. Perspectiva de Reatualização do Conservadorismo

    3. Intenção de Ruptura

     

     

    1. Perspectiva Modernizadora 

    É a continuação do conservadorismo, pois critica o Serviço Social Tradicional ao mesmo tempo que perpetua o Serviço Social Tradicional.

    Pretende o rompimento com o Serviço Social tradicional. Assim, para Netto (2008) é a captura do tradicional sobre novas bases.

     

     

    2. Perspectiva de Reatualização do Conservadorismo

    É uma nova roupagem para o conservadorismo, pois roda roda e volta para o conservadorismo.

    Dentre as suas características é possível citar:

    - a necessidade de produzir conhecimento (teórico) para fundamentar a prática;

    - a fenomenologia;

    - a crítica ao positivismo

    - visão endógena, a-histórica

     

     

    3. Intenção de Ruptura

    Possui dois momentos:

    O primeiro momento é o chamado "Marxismo sem Marx".

    O segundo momento ocorre nos anos 80 por meio da produção de Iamamoto, onde a teoria social de Marx é vista como fonte primária.

  • Que questão mais confusa... respondi só por responder mesmo porque nem entendi o enunciado! rsrs

  • Que pergunta confusa...

    Difícil de compreensão!

  • Parece indiscutível que esta vertente modernizadora do processo de renovação foi aquela que mais substantivamente se viu apropriada pelos profissionais de Serviço Social — menos por seus substratos teóricos ou por seus eventuais traços de congruência interventiva e mais por duas razões: a relação de continuidade que mantinha com a acumulação profissional anterior (cf. infra) e a sua funcionalidade em face das requisições próprias à institucionalidade construída pela autocracia burguesa.

    Netto, Ditadura e Serviço Social: Uma análise do Serviço Social no Brasil pós-64.

    Letra B


ID
2112277
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Durante o processo de Renovação do Serviço Social no Brasil sobressaíram formulações teóricas com o objetivo de adequar as (auto) representações profissionais às tendências sócio-políticas no contexto vigente (NETTO: 2004). Dessa forma, assinale a alternativa correta quanto à formulação que considera a profissão como prática institucionalizada, caracterizada pela ação junto aos indivíduos com desajustamento familiar e social, devendo atuar no nível macro, cujo modus operandi consiste em participar de todas as fases de programação para o macroplano, deve formular a metodologia e estratégia de ação para elaborar e implementar infraestrutura social, devendo nesse sentido ser capaz de formular e gerir as políticas públicas.

Alternativas
Comentários
  • Os 38 assistentes sociais de cujas reflexões resultou o Documento dc Araxá partiram de um patamar consensual na apreciação da profissão: “Como prática institucionalizada, o Serviço Social se caracteriza pela ação junto a Indivíduos com desajustamentos familiares e sociais. Tais desajustamentos muitas vezes decorrem de estruturas sociais inadequadas” (CI3CISS, 1986, p. 24).

  • 1.Macrossocial (elaboração de políticas social)

    2. Microssocial (relação direta com usuário, operação)


ID
2112280
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Segundo Meirelles (2015), o processo de mundialização do capital e de neoliberalismo afetou enormemente a “questão social” latino-americana aprofundando-a. Os fundamentos críticos que explicam as relações sociais de produção capitalista e suas derivações clássicas de pobreza e de desigualdade social tornam-se elementos indispensáveis tanto para a compreensão ampliada da questão social quanto para a efetividade da intervenção profissional do Assistente Social. Assinale a alternativa correta sobre o significado e concepções de pobreza, pauperização e desigualdades sociais.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito    A

     

    Segundo Giselle Ávila Leal de Meirelles, em sua obra PAUPERIZAÇÃO RELATIVA, DESIGUALDADE SOCIAL E A “QUESTÃO SOCIAL” CONTEMPORÂNEA:

     

    (A) CORRETA. Na América Latina, a Comissão Econômica para América Latina e o Caribe (CEPAL) subdivide a categoria pobreza em dois grupos, indigentes e pobres não indigentes. Ao simplificar a metodologia cepalina, observamos que a concepção de pobreza converge com a definição básica de pobreza adotada por diversos países capitalistas no contexto de mundialização do capital. Ou seja, para definir quem é a população pobre, costuma-se comparar o rendimento médio das famílias com o custo da satisfação de suas necessidades básicas.

     

    (B) A pauperização absoluta registra-se quando as condições de vida e trabalho dos proletários experimentam uma degradação geral: queda do salário real, aviltamento dos padrões de alimentação e moradia, intensificação do ritmo de trabalho, aumento do desemprego.

     

    (C) A pauperização relativa pode ocorrer mesmo quando as condições de vida dos trabalhadores melhoram, com padrões de alimentação e moradia mais elevados; ela se caracteriza pela redução da parte que lhes cabe do total dos valores criados, enquanto cresce a parte apropriada pelos capitalistas.

     

    (D) A pobreza absoluta é um conceito equivalente ao que se denomina pobreza extrema, ou seja, o aviltamento das condições materiais de sobrevivência de um ser humano ou de sua família. Neste caso, a medição é realizada por meio da renda auferida pelo trabalhador (renda do trabalho) ou pela renda da família (preferencialmente a renda per capita), avaliando-se em que medida estes sujeitos conseguem adquirir a cesta básica de consumo para satisfação de suas necessidades imediatas.

     

     

                                                     Temporalis, Brasília (DF), ano 15, n. 29, jan./jun. 2015.

  • Essa prova tava o Satanás affffff

     


ID
2112283
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a alternativa correta ao que Potyara Pereira (2009) chama de necessidades humanas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito  C

     

    Segundo Pereira (2006, p. 69)

     

    Vê-se assim que o conceito de necessidades humanas é relevante para justificar os direitos de cidadania em geral, e os direitos sociais em particular, bem como para subsidiar a criação de serviços sociais comprometidos com pelo menos o básico de bem-estar da população (Pisón, 1998).

     

    [...]

    e mais ingente, é contradizer osfundamentos da concepção neoliberal de políticas públicas e, especialmente, de política social, porque nessa concepção tais políticas não têm como função concretizar direitos de cidadania e muito menos primar pela justiça redistributiva

  • o termo necessidades possui conotação negativa - identificada com carência -, que define as políticas pelo ângulo das destituições dos sujeitos. Por esse entendimento, a utilização da categoria necessidades no discurso teórico e político, dá a impressão de reforçar situações socialmente injustas e de definir políticas públicas a partir de um parâmetro empobrecedor.

    Por essas perspectivas o conceito de necessidades humanas não teria correspondência com o estatuto da cidadania e nem com as políticas públicas, cuja principal função é concretizar direitos sociais. Aliás, esta modalidade de direitos, que obriga o Estado a atender demandas e necessidades sociais, também é terminantemente rejeitada pelos neoliberal.

     

     

    http://www.rle.ucpel.tche.br/index.php/rsd/article/viewFile/437/391

    Políticas Públicas e Necessidades Humanas com Enfoque no Gênero- Potyara A. P. Pereira1


ID
2112286
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A análise sobre a questão social na perspectiva crítico dialética aponta que esta abrange duas dimensões na sociedade capitalista, dessa forma assinale a alternativa correta quanto à essas dimensões.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito  C

     

    [...] Ademais, ressalta-se a dupla dimensão da “questão social” no sentido de que abrange a exploração capital/trabalho e, por outro lado, como nos diz a Profª Drª. Leila Escorsim Netto (2014), abrange também a inconformidade e a resistência da classe trabalhadora ante a exploração capitalista (MEIRELLES, 2015, p.66)

     

    PAUPERIZAÇÃO RELATIVA, DESIGUALDADE SOCIAL E A “QUESTÃO SOCIAL” CONTEMPORÂNEA:  Temporalis, Brasília (DF), ano 15, n. 29, jan./jun. 2015.

     


ID
2112289
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a alternativa correta quanto ao significado de capitalismo global na perspectiva de Giovanni Alves (2013).

Alternativas
Comentários
  • Gabarito  D

     

     

    [...] é importante salientar o significado do conceito de capitalismo global. Nas nossas reflexões críticas, ele tem sido utilizado num sentido bastante preciso de capitalismo mundial na etapa da crise estrutural do capital. O conceito de capitalismo global implica um complexo de múltiplas determinações sócio-históricas discriminadas como sendo o capitalismo do novo complexo de reestruturação produtiva do capital sob o espírito do toyotismo ou o novo espírito do capitalismo(4); ou o capitalismo da financeirização da riqueza capitalista sob a hegemonia do capital financeiro(5); ou ainda o capitalismo sob dominância do neoliberalismo como bloco histórico que condiciona e constrange as políticas do Estado político do capital(6); e o capitalismo do pós-modernismo como lógica cultural permeado de irracionalidade social (7). Além disso, the last but not the least, capitalismo global é o capitalismo manipulatório em sua forma exacerbada tendo em vista a nova base técnica da sociedade em rede ( ALVES, 2013, p. 15)

     

     

    Referência:  ALVES, Giovannirise. Estrutural do Capital e Novas Dimensões da Precarização do Trabalho — Direitos Sociais Trabalhistas e Barbárie Social no Século XXI.

  • Não tenho palavras para definir essa prova, essa Banca kkkkkkk! Cada K é uma lágrima

    Só uma correção Qconcurso: A Banca é IMPARH (Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos), essa foi uma Prova de Concurso (não foi seleção) aplicada para uma Autarquia Municipal de Fortaleza - (Hospital) Instituto Dr José Frota (IJF)


ID
2112292
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a alternativa correta quanto ao que significa trabalho incerto, imprevisível, e no qual os riscos empregatícios são assumidos principalmente pelo trabalhador e não por seus empregadores ou pelo governo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

     

     

    O crescimento do trabalho precário tem surgido como uma preocupação contemporânea central no mundo inteiro desde os anos de 1970. Por “trabalho precário” quero dizer trabalho incerto, imprevisível, e no qual os riscos empregatícios são assumidos principalmente pelo trabalhador, e nãopelos seus empregadores ou pelo governo (KALLEBERG, 2009, p. 1).

     

    Referência:

     

    KALLEBERG, Arne L. O CRESCIMENTO DO TRABALHO PRECÁRIO Um desafio global. RBCS Vol. 24 n. 69 fevereiro/200.

     


ID
2112295
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Giovanni Alves (2013) ao tratar das novas determinações da precarização do trabalho nas condições históricas do século XXI, traz o debate acerca da maquinofatura. Dessa forma, escreva V ou F, conforme seja verdadeiro ou falso, ao que se afirma nos itens abaixo sobre a Maquinofatura.

(  ) Nova forma de produção do capital, significa trabalho resposto apenas como precarização salarial.
( ) Nova forma tecnológica de produção do capital baseada na rede informacional, colocou a necessidade da gestão como “captura” da subjetividade do trabalho vivo, nexo essencial do toyotismo como inovação organizacional.
( ) Com o seu surgimento alteram-se os termos do estranhamento social dado pela relação tempo de vida/tempo de trabalho e pela constituição de um novo modo de vida: o modo de vida just in time.
( ) O ponto de partida da maquinofatura é o revolucionamento da força de trabalho (como na manufatura) e o revolucionamento da técnica (como na grande indústria).

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência: 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito  C

     

     

    A maquinofatura como nova forma de produção do capital, produto do desenvolvimento da manufatura e grande indústria, surgiu como determinação da base técnica do sistema de produção de mercadorias, implicando irremediavelmente na constituição de uma nova relação homem x natureza.

     

    ( F) Nova forma de produção do capital que denominamos de maquinofatura; e o desenvolvimento da crise estrutural de valorização do valor que se manifesta principalmente na financeirização da riqueza capitalista e hegemonia do capital financeiro na dinâmica de acumulação de valor. Estas novas determinações estruturais postas pelo tempo histórico alteraram efetivamente a forma de ser da precarização do trabalho. Não é apenas como precarização salarial

     

     

    (V) Enquanto nova forma tecnológica de produção do capital baseada na rede informacional, a maquinofatura colocou a necessidade da gestão como "captura" da subjetividade do trabalho vivo, nexo essencial do toyotismo como inovação organizacional.

     

     

    (V) Com o surgimento da maquinofatura alteram-se os termos do estranhamento social dado pela relação tempo de vida/tempo de trabalho e pela constituição de um novo modo de vida: o modo de vida "just-in-time".

     

     

    (F) O ponto de partida da maquinofatura não é o revolucionamento da força de trabalho (como na manufatura), nem o revolucionamento da técnica (como na grande indústria), mas sim o revolucionamento do homem-e-da-técnica, ou o revolucionamento da própria relação homem-técnica.

     

     

     

                                                           Disponível em < http://livros-e-revistas.vlex.com.br/vid/539502242>


ID
2112298
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Quanto às novas demandas profissionais e ao potencial ético-político do Serviço Social, podemos afirmar que o leque dos fenômenos-objeto trabalhados e pesquisados no âmbito do Serviço Social se amplia, requerendo novas problematizações e aportes de conhecimentos que se refletem nas práticas profissionais, no ensino e nos campos de estágios curriculares. Nesse aspecto, assinale a alternativa correta quanto a essas novas demandas profissionais.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito  D

     

     

                                                                              De acorodo com Ana Elizabete Mota (2014) em seu ensaio " Espaços ocupacionais e dimensões políticas da prática do assistente social"

     

     

     

    (D) Correta. Destacamos, ainda, a expansão da área sociojurídica com a criação de novos postos de trabalho nos tribunais, Ministério Público, defensorias públicas etc., assim como a emergência de demandas por articulação interinstitucional, envolvendo o Judiciário nos casos de medidas socioeducativas, mediação de conflitos e violação de direitos. A elas combinam‑se campos tradicionais como o sistema prisional em face do volume dos encarceramentos.

     

    (A)  Trata-se de campo de saúde

     

    (B) Trata-se de campo da assistência social

     

    (C) Trata-se do campo da previdência social

     

     

     

                                                           Disponível em < http://www.scielo.br/pdf/sssoc/n120/06.pdf>

     


ID
2112301
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A profissão dos Assistentes Sociais na contemporaneidade é interpelada e desafiada pela necessidade de construir mediações políticas e ideológicas. Assinale a alternativa correta ao que corresponde aquilo que nos permite afirmar e atribuir às nossas entidades um caráter de intelectual coletivo, capaz de articular e pactuar a presença dos profissionais nas lutas coletivas e em movimentos sociais mais amplos, na direção da construção de outra ordem societária.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito   C

     

     

    Em síntese, esta legitimidade política e capilaridade organizativa inédita nos permitem afirmar e atribuir às nossas organizações um caráter de intelectual coletivo, capaz de articular, organizar e pactuar a presença dos assistentes sociais nas lutas coletivas e em movimentos sociais mais amplos, na direção da construção de outra ordem societária (YAZBEK, 2014. 690).

     

     

                                  Disponível em < http://www.scielo.br/pdf/sssoc/n120/05.pdf >


ID
2112304
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a alternativa correta quanto ao que Alves (2013) denomina de fatos históricos que alteraram efetivamente os termos e modos de ser da precarização do trabalho sob o capitalismo global, contribuindo para que precarização do trabalho assumisse, primeiro, a caracterização de precarização estrutural do trabalho e depois, adquirisse o estatuto social de precarização existencial ou ainda, precarização do homem que trabalha.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito   D

     

     

    Nossa hipótese principal é que esses dois fatos históricos  — a maquinofatura e a crise estrutural de valorização do valorfatos históricos que não se reduzem a meros fatos tecnológicos e fatos econômicos, alteraram efetivamente os termos e modos de ser da precarização do trabalho sob o capitalismo global; inclusive, contribuindo para que ela — a precarização do trabalho — assumisse, primeiro, a caracterização de precarização estrutural do trabalho e depois, adquirisse o estatuto social de precarização existencial ou ainda, precarização do homem-que-trabalha (ALVES, 2013, p.16).

     

     

     

    Referência:  ALVES, Giovannirise. Estrutural do Capital e Novas Dimensões da Precarização do Trabalho — Direitos Sociais Trabalhistas e Barbárie Social no Século XXI.

  • Neurivon Silva, eu já te disse que eu sou teu fã? Se não, estou dizendo agora. Que Deus te abençoe :)

  • fico me questionando por qual motivo as questões de serviço social quase nunca tem aulas ou comentários de professores


ID
2112307
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Para Sarmento (2012), o pensar e o fazer profissional levam necessariamente a problematizar, a discutir o que faz o assistente social em seu cotidiano, como faz e para que faz. Assinale a alternativa correta ao que o autor destaca como marcos de referência importante na formação e exercício do assistente social, por ele denominado por “ser profissional” nos dias atuais.

Alternativas
Comentários
  • Será que alguém conseguiu a pontuação  mínima nessa prova???? Owww banca perdida viu, por isso que eu prefiro CESP.

  • Gente,o Serviço Social aqui em SP é diferente desse aí no Cerará,ñ tem outra explicação.

  • O povo do meu Ceará é diferenciado! kkkkk (cada K é uma lágrima). Lasquei-me nesta bendita

  • Conforme Sarmento (2017, p. 111), os marcos de referência importantes são:

    I - A contemporaneidade e a ideia de crise;

    II - o desenvolvimento científico e tecnológico;

    III - e a condição do sujeito.

    EXPLICAÇÃO: O autor elenca esses três marcos referências como importantes na formação e exercício do assistente social, na compreensão do que chama: a) caminho de ida (da contemporaneidade ao cotidiano) e b) caminho de volta (do cotidiano à contemporaneidade), na articulação desses caminhos.

    FONTE: O instrumental técnico e o Serviço Social (SARMENTO, 2017).

    ---> Texto localizado no livro: A dimensão técnico-operativa do Serviço Social: desafios contemporâneos. 3ª.ed. 2017.


ID
2112310
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O exercício profissional dos Assistentes Sociais implica a existência de instrumentos e técnicas que permitem a operacionalização das propostas de ação conscientemente definidas (SARMENTO: 2012). Na esteira dessa compreensão, assinale a alternativa correta que corresponde ao instrumento importante no levantamento de dados qualitativos e que possibilita a participação conjunta dos usuários e do assistente social, requer do profissional clareza acerca dos elementos teóricos, segurança dos objetivos pretendidos na direção que dá ao conhecimento compreensivo e explicativo, bem com um esforço conjunto entre o Assistente Social e usuários, para refletir criticamente sobre os mecanismos de produção e reprodução social das relações nas quais estão inseridos, reconstruindo as mediações, em uma perspectiva de totalidade e historicidade.

Alternativas
Comentários
  •  Levantamento de dados qualitativos = observação

  • Gabarito  C

     

    A observação pode ser entendida, como esclarece Sarmento

    (2013, p. 121) (...) como um instrumento importante no levantamento de dados qualitativos e que possibilita a participação conjunta dos usuários e do assistente social. Para tanto requer do profissional clareza (acerca dos elementos teóricos com que está operando seu conhecimento) e segurança (quanto aos objetivos pretendidos) na direção que dá ao conhecimento compreensivo e explicativo que vai desenvolvendo no processo de observação. Um esforço conjunto entre assistente social e usuários, para refletir criticamente os mecanismos de produção e reprodução social das relações nas quais estão inseridos, reconstruindo as mediações, em uma perspectiva de totalidade e historicidade.

     

    Referência:

    SARMENTO, Helder Boska de Moraes. In Instrumentos técnico-operativos no Serviço Social: um debate necessário/ Cleide Lavoratti; Dorival Costa (Org.).Ponta Grossa: Estúdio Texto, 2016


ID
2112313
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a alternativa correta ao que Yasbek (2014) afirma como estratégia específica de promoção de mais mercado, e seus processos de privatização multiplicadores dos mecanismos a favor do capital, suas perspectivas de monetarização de políticas sociais residuais que evidenciam a orgânica relação entre as mudanças em andamento na esfera da economia política e as políticas sociais contemporâneas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

     

    Nesse sentido, são reflexões que vêm sendo construídas tendo como referência a análise do contexto resultante da complexa e

    multifacetada crise do capital com seu mundo de mercado, sua ênfase no neoliberalismocomo estratégia específica de promoção de mais mercado” (Sum, 2012, p. 4) e seus processos de privatização multiplicadores dos mecanismos a favor do capital, suas perspectivas de mone- tarização de políticas sociais residuais que evidenciam a orgânica relação entre as mudanças em andamento na esfera da economia política e as políticas sociais contemporâneas, que se tornam cada vez menos universais e mais focalizadas (YAZBEK, 2014, p.678).

     

     

    Disponível em < http://www.scielo.br/pdf/sssoc/n120/05.pdf>

  • B


ID
2112316
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a alternativa correta quanto aos eixos orientadores de organização das políticas públicas no Brasil a partir da Constituição Federal de 1988.

Alternativas
Comentários
  • "Descentralização e participação popular, como expedientes da ação política, constituem-se, a partir da Constituição Federal de 1988, nos dois principais eixos orientadores de organização das políticas públicas." R. Katál. 2015 (d) 


ID
2112319
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a alternativa correta quanto à lógica em andamento, no regime de acumulação na ordem capitalista, especialmente as mudanças que caracterizam a esfera da produção e o mundo do trabalho, associadas à nova hegemonia liberal-financeira, e às transformações que ocorrem nas políticas sociais com o advento, por um lado, da ruptura trabalho/ proteção social e, por outro, com a recomposição das políticas sociais que se tornam cada vez mais focalizadas e condicionadas e apostam na contrapartida por parte dos que recebem algum benefício. (YASBEK, 2014)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito  C

     

    O ponto de partida é, portanto, de que há uma profunda relação entre as transformações, em andamento, no regime de acumulação na ordem capitalista, especialmente as mudanças que caracterizam a esfera da produção e o mundo do trabalho, associadas à nova hegemonia liberal‑financeira, e as   transformações que ocorrem  nas  políticas  sociais  com  o  advento,  por  um  lado,  da  ruptura  trabalho/proteção social e, por outro, com a recomposição das políticas sociais que se tornam cada  vez  mais  focalizadas  e  condicionadas  e  trazem  a  lógica  do  workfare  ou  da  contrapartida por parte dos que recebem algum benefício (YAZBEK  apud YAZBEK , 2014,p. 678).

     

    workfare embasa-se na política de bem-estar em troca de trabalho, Silva (2001).

     

     

    Disponível em < http://www.scielo.br/pdf/sssoc/n120/05.pdf>

  • Lógica do Workfare ===> apostam na contrapartida por parte dos que recebem algum benefício.


ID
2112322
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a alternativa correta quanto às políticas de mínimos sociais e à intervenção dos assistentes sociais na perspectiva de Faleiros (2014).

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

     

     

    As políticas de mínimos sociais asseguram uma subsistência biológica, uma forma de reduzir o  ser   humano à  devastação. Definimos devastação como o deixar sem nada ou deixar  com  quase  nada  uma  parte  da população  em  benefício  de  outra.  O trabalho do assistente social e  de  outros profissionais que    intermediam o  acesso a  benefícios parece, então, de   “enxugar gelo”, ou seja, não reduz a desigualdade, embora possa contribuir para a diminuição da pobreza, a coesão dominante ou a legitimação do poder (FALEIROS, 2014, p. 710)

     

     

    Referência:

    FALEIROS , Vicente de Paula. O Serviço Social no cotidiano: fios e desafios. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 120, p. 706-722, out./dez. 2014.

  • Que pessoa rebelde rs

  • As políticas de mínimos sociais e à intervenção dos assistentes sociais:

    - Asseguram uma subsistência biológica. Parece, então, de “enxugar gelo”.


ID
2112325
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Para Potyara Pereira, a existência de necessidades humanas como necessidades sociais, com valores, finalidades e sujeitos definidos, tem sido um grande passo para a construção da cidadania, pois isso equivale reconhecer a existência de uma força desencadeadora de conquistas sociais e política. Assinale a alternativa correta quanto aos traços essenciais do paradigma neoliberal que vêm orientando as atuais políticas sociais.

Alternativas
Comentários
  • gostaria que alguém comentasse a letra D

  • Gabarito  C

     

    Estes são os traços essenciais do paradigma neoliberal que vêm orientando as atuais políticas  sociais, as  quais,  a  rigor, nem mereceriam  esse nome porque: [...] c) não  têm  como  horizonte  a  justiça  social, mas  o reinado do mérito  individual regido  pelo  critério  da competição e da relação custo/benefício (PEREIRA, 2006, p. 5).

     

    Erlânia freitas, a alternativa D está ERRADA, porque afirma que na perspectiva neoliberal há estímulo à participação democrática via controle social das políticas sociais e públicas. Na realidade, na literatura do serviço social, ocorre o contrário, os principiais autores afirmam que a visão neoliberal não respeita a participação cidadã, a participação do Estado nas políticas sociais deve ser mínima, há na verdade, um verdadeiro desmanche das políticas sociais.

    Neste sentido, Yazbek (2014, p.678) afirma que no neoliberalismo e seus processos de   privatização multiplicadores dos mecanismos a favor do capital, suas perspectivas de monetarização  de  políticas  sociais  residuais  que  evidenciam  a  orgânica  relação  entre  as  mudanças  em  andamento  na  esfera  da  economia  política  e  as  políticas  sociais contemporâneas, que se tornam cada vez menos universais e mais focalizadas.

    Por outro lado, o segundo passo, e mais ingente, é contradizer os fundamentos da concepção neoliberal de políticas públicas e, especialmente, de política social, porque nessa concepção (neoliberal) tais políticas não têm como função concretizar direitos de cidadania e muito menos primar pela justiça redistributiva (PEREIRA, 2006, p. 4).

     

    Referências:

     

    YAZBEK, Maria Carmelita. A dimensão política do trabalho do assistente social. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 120, p. 677-693, out./dez. 2014

     

    PEREIRA, P. A. P. . Políticas Públicas e Necessidades Humanas com enfoque no gênero. Sociedade em Debate (UCPel) , v. 12, p. 67-86, 2006.

  • Erlânia,

     

    Creio que o trecho " traços essenciais do paradigma neoliberal" ,do comando da questão, não esta em alinhamento, pelo viés neoliberal, com "estímulo à participação democrática via controle social das políticas sociais e públicas" da alternativa "D". Por isso, ela é equivocada.

     

    Bom estudo, pessoal!

    Erros , avisem!

  • Traços essenciais do paradigma neoliberal que vêm orientando as atuais políticas sociais:

    Não têm como horizonte a justiça social, mas o reinado do mérito individual regido pelo critério da competição e da relação custo/benefício.

     

     Na alternativa D, ao afirmar que na perspectiva neoliberal há estímulo à participação democrática via controle social das políticas sociais e públicas. Na literatura do serviço social, ocorre o contrário, os principiais autores afirmam que a visão neoliberal não respeita a participação cidadã, a participação do Estado nas políticas sociais deve ser mínima, há na verdade, um verdadeiro desmanche das políticas sociais.


ID
2112328
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O paradigma centrado no conceito não convencional de necessidades humanas básicas tem princípios e critérios radicalmente diferentes dos adotados pelo paradigma liberal, assinale a alternativa correta quanto ao por que.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito  D

     

    Em conformidade com Pereira (2006, p. 9-10),

     

    O  paradigma   centrado no   conceito   não convencional   de necessidades humanas básicas tem princípios e critérios radicalmente diferentes dos adotados pelo paradigma liberal porque:

     

    D) Contrapõe   à liberdade   negativa a liberdade   positiva dos cidadãos de exigirem dos poderes públicos não só  a remoção de obstáculos que os impedem de exercer sua autonomia, mas o contínuo, sistemático e previsível apoio econômico e social a esse exercício; CORRETA!

     

    A) não aceita a fatalidade da ordem social espontânea em que os mais fortes tendem a subjugar livremente os mais fracos; ERRADA!

     

    B) não desresponsabiliza as instituições públicas  de  zelar  pela justiça,  o  que incumbe  ao  Estado  o  dever  de  prover  bens  e serviços sociais em correspondência aos direitos dos cidadãos de terem as suas necessidades básicas satisfeitas; ERRADA!

     

    C) transforma indivíduos egoístas  em  cidadãos responsáveis  e responsivos; [...] G) rejeita as políticas  sociais  focalizadas  na  pobreza  extrema, porque    está  provado  que  tais  políticas  não  liberam  o  pobre desta  condição,  funcionando,  ao  contrário,  como armadilhas da  pobreza; ERRADA!

     

     

    Referência: PEREIRA, P. A. P. . Políticas Públicas e Necessidades Humanas com enfoque no gênero. Sociedade em Debate (UCPel) , v. 12, p. 67-86, 2006.

     

     


ID
2112331
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Segundo Telles (1996), os direitos são também uma forma de produzir o sentido de experiências antes silenciadas e de formalizar o jogo das relações humanas estabelecendo as regras das reciprocidades e equivalências por referência a noções sempre em disputa e sempre reinventadas de um bem comum, medida de um mundo comum possível, figurações simbólicas do que se imagina como mundo que valha a pena ser vivido. Nesse sentido, assinale a alternativa correta quanto à concepção de compreensão sobre os direitos sociais da autora.

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

     

    Vera da Silva Telles, em seu artigo “DIREITOS SOCIAIS: afinal do que se trata?” afirma que [...] É nesse registro que se pode perceber a abismal distância entre a linguagem dos direitos e o discurso humanitário (TELLES, 1996, P. 4). Como se pode observar, a autora assegura que existe um abismal distanciamento entre a linguagem do direito e o discurso humanitário. Por estas razões a letra A está ERRADA.

     

    [...] desafiadas por um projeto conservador que já se traduz em práticas reais, no qual a neutralização da dimensão ética  da  justiça  e  da  igualdade  em  nome  dos  critérios  de  eficácia e racionalidade técnica da economia, passa pela imposição de um a ordem pública subtraída das esferas políticas de representação, negociação e interlocução (TELLES, 1996, P. 8). Neste parágrafo, a autora critica o projeto conservador que materializa a neutralização da ética e da justiça. Motivo pelo qual a letra B está ERRADA.

     

    [...] para compreender o sentido da forte alteridade política, que não é a mesma coisa que o princípio liberal da pluralidade e vai além da genérica asserção do “reconhecimento das diferenças” (TELLES, 1996, P. 7). Neste ponto, a autora traz a relevância de se compreender a alteridade política, que não pode ser confundida com o princípio liberal da pluralidade. Assim, a autora não analisa os direitos sociais na Perspectiva do discurso liberal da pluralidade. Por isso, a questão C está ERRADA.

     

    [...] a  palavra  é  transgressora  (ou  pode  ser,  quando  não  se  trata  apenas  da  palavra  instrumental  que  tão  somente  mobiliza  os  dados  postos  pelas  circunstâncias  para  garantir  sua  eficácia  imediata - racionalidade  instrumenta l[...] É sob esse prisma, da dimensão transgressora da  palavra,  que  se  pode  talvez  avaliar  o  efeito  devastador  da   corrosão  dos  direitos  em  curso  no  país (TELLES, 1996, P.7-8). CORRETA.

     

    Texto tenso, leitura avançada. Adiante meu povo!!

     

     

    Ref. TELLES, Vera da Silva . DIREITOS SOCIAIS: afinal do que se trata? Departamento de Sociologia USP, 1996.

     

     


ID
2112334
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Desde a Declaração Universal dos Direitos Humanos, da ONU em 1948, os direitos sociais foram reconhecidos, junto com os direitos civis e os direitos políticos, no elenco dos direitos humanos. Dessa forma, assinale a alternativa correta quanto aos direitos sociais na visão Vera Telles.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito  B

     

     

    Para responder a questão iremos analisar alguns trechos do artigo “DIREITOS SOCIAIS: afinal do que se trata?” da autora Vera da Silva Telles, segundo ela:

    [...] Mas se tomarmos essas definições, por assim dizer canônicas, dos direitos sociais como ponto de partida para avaliar os tempos que correm, então não teríamos muitas alternativas a não ser  constatar  (mais  uma  vez!)  a  brutal  defasagem  entre  os  princípios  igualitários  da  lei  e  a  realidade das desigualdades e exclusões  - e nesse caso, falar dos direitos sociais seria falar de sua impotência  em  alterar  a  ordem  do  mundo,  impotência  que  se  arma  no  descompasso  entre  a  grandiosidade  dos  ideais  e  a  realidade  bruta  das  discriminações,  exclusões  e  violências  que  atingem maiorias (TELLES, 1996, P. 2). Como se pode observar essa concepção de direito está vinculada à brutal defasagem entre igualdade apregoada pela lei positivada e a realidade social, realidade esta consubstanciada pela desigualdade e exclusão. Dessa forma, conclui-se que a alternativa A está ERRADA.

     

    [...] Além disso, e talvez o mais importante, não poderíamos ir muito além do que constatar   -   e   lamentar   -   os   efeitos   devastadores   das   mudanças   em   curso   no   mundo  contemporâneo,  demolindo  direitos  que  mal  ou  bem  garantem  prerrogativas  que compensam  a  assimetria de posições nas relações de trabalho e poder, e fornecem proteções contra as incertezas da  economia  e  os  azares  da  vida (TELLES, 1996, P. 2).[...]Para além das garantias formais inscritas na lei, os direitos estruturam uma linguagem   pública   que   baliza   os   critérios   pelos   quais   os   dramas   da   existência   são   problematizados  em  suas  exigências  de  equidade e  justiça (TELLES, 1996, P. 2-3). Como se pode observar este é o conceito de direitos sociais trazidos pela autora, motivo pelo qual a letra B está CORRETA.

     

    [...] E se assim for, uma discussão sobre os direitos sociais não poderia mesmo ir além da justa indignação contra a miséria do mundo ou então a repetição do discurso sociológico que explica a ordem de suas causalidades e determinações (TELLES, 1996, P. 2-3).. Observe que o examinador retirou o NÂO, tornando o item C ERRADO.

     

    [...]Por isso mesmo, se a reivindicação de direitos está longe de ser a tradução de um suposto mundo das necessidades, tampouco pode ser reduzida simplesmente ao jogo dos interesses (TELLES, 1996, P. 5). Assim na visão em comento, não se pode restringir a visão de ao mero jogo de interesse. Motivo pelo qual a alternativa D está ERRADA.

     

     

    Referência: TELLES, Vera da Silva. DIREITOS SOCIAIS: afinal do que se trata? Departamento de Sociologia USP 1996


ID
2112337
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Na contemporaneidade sobressai um debate acerca das polêmicas sobre a ontologia do trabalho e o Serviço Social. Dessa forma, assinale a alternativa correta quanto aos argumentos divergentes no seio da categoria dos assistentes sociais.

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta: C

    Livro de Iamamotto Trabalho e Serviço Social

  • Gabarito C

     

    Antes dos comentários das questões, como sugere o enunciado, a ontologia do trabalho e o serviço social vêm sendo bastante debatido, com muitos pontos divergentes, principalmente quando se afirma que o serviço social não é trabalho, ideia defendida por Sérgio Lessa, que contradiz fundamentalmente as proposições de Marilda Iamamoto. Mas, como afirmam Costa e Madeira ( 2013) “afirmar que o Serviço Social não é trabalho em nada diminui sua importância como profissão, nem mesmo retira a importância primordial da identificação com a discussão sobre o trabalho, categoria-cerne para se entender a natureza e a identidade profissional”. Exposto um pouco da polémica, iremos às questões.

     

    De acordo com Sérgio Lessa (2000), o trabalho tem o poder de transformar a natureza e, todo ato de trabalho é sempre um ato social, pois transforma a natureza nos bens necessários. Com isso, o autor defende que o Serviço Social não é trabalho. Ele coloca que o Serviço Social se insere na organização humana e não no trabalho em si. Ou seja, atua nas relações puramente sociais, nas relações entre os homens. Como se vê, o examinador inverteu os Autores, estas ideias não são defendidas por Sara Granemann. Por isso a alternativa A está ERRADA.

     

    Contrariamente, Marilda Iamamoto (2010) diz que o ato de trabalho não se reduz a relação homem x natureza, divergindo-se com Lessa (2000). Ela traz para o debate, a análise do trabalho na sociedade capitalista inserindo o trabalho concreto do assistente social na divisão sócio-técnica do trabalho. Para Iamamoto, na relação capital x trabalho há a materialização das relações sociais e a personificação das coisas. O capital fetiche intensifica, assim, a exploração do trabalho e, torna invisível a centralidade do trabalho. Ideia defendida pela autora Iamamoto, por isso a alternativa C está CORRETA.

     

     

    Texto disponível em < https://flaviafalcao.wordpress.com/2011/11/22/o-processo-de-trabalho-e-o-servico-social/>

  • Gabarito C

    a) De acordo com Sérgio Lessa (2000), o trabalho tem o poder de transformar a natureza e, todo ato de trabalho é sempre um ato social, pois transforma a natureza nos bens necessários. Com isso, o autor defende que o Serviço Social não é trabalho. Ele coloca que o Serviço Social se insere na organização humana e não no trabalho em si. Ou seja, atua nas relações puramente sociais, nas relações entre os homens.

    Fonte: https://flaviafalcao.wordpress.com/2011/11/22/o-processo-de-trabalho-e-o-servico-social]/

    B) Em primeiro lugar, e antes de qualquer coisa, porque o Serviço Social não realiza a transformação da natureza nos bens materiais necessários à reprodução social. Não cumpre a função mediadora entre os homens e a natureza; pelo contrário, atua nas relações puramente sociais, nas relações entre os homens. (LESSA, 2000, pág. 52).

    Fonte: http://www.uel.br/revistas/ssrevista/c-v8n1_karina.htm

    c) Iamamoto (2010) diz que o ato de trabalho não se reduz a relação homem x natureza, divergindo-se com Lessa (2000). Para Iamamoto, na relação capital x trabalho há a materialização das relações sociais e a personificação das coisas. O capital fetiche intensifica, assim, a exploração do trabalho e, torna invisível a centralidade do trabalho.

    Fonte:https://flaviafalcao.wordpress.com/2011/11/22/o-processo-de-trabalho-e-o-servico-social]/

    d)  Para ele, a condição de trabalhador assalariado é a única semelhança existente entre o trabalho do assistente social e o trabalho operário – aquele que transforma a natureza em meios de subsistência e de produção, ou mesmo quando opera sobre uma “matériaprima” . Conceito de Lessa.

    Fonte: https://cress-mg.org.br/hotsites/Upload/Pics/45/45362b02-bd65-405d-95d4-d8a37de5c2f1.pdf


ID
2112340
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Escreva V ou F, conforme seja verdadeira ou falsa, quanto aos elementos que compõem o processo de trabalho do serviço social na perspectiva da Marilda Iamamoto.
( ) As expressões da questão social se configuram como objeto sobre o qual incide a ação do profissional do serviço social.
( ) Os instrumentos de trabalho diz respeito exclusivamente ao “arsenal de técnicas” (entrevistas, reuniões, plantão).
( ) A contribuição do Serviço Social no processo de valorização do valor estaria ligada ao fato da ação do assistente social incidir sobre as condições sociais e materiais daqueles que vivem do trabalho.
( ) O profissional do Serviço Social dispõe dos meios necessários financeiros, técnicos e humanos à realização do seu trabalho.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

Alternativas
Comentários
  • I- CORRETO

    II- ERRADO “Geralmente, tem-se uma visão dos instrumentos de trabalho como um “arsenal de técnicas”: entrevistas, reuniões, plantão, encaminhamento etc. Mas a questão é mais complexa” (IAMAMOTO, 2012a, p.62). Desse modo, para Iamamoto (2012a) os instrumentos não se resumem a técnicas, mas ao conhecimento que o assistente social dispõe e utiliza no exercício do seu trabalho, tornando esse conhecimento um meio para a realização de sua prática profissional.

    III- CORRETO

    IV- O trabalho do Assistente Social, modifica o mercado de trabalho, altera os processos de trabalho e as condições em que se realizam, nos quais os assistentes sociais ingressam enquanto profissionais assalariados. Embora regulamentado como uma profissão liberal na sociedade, o Serviço Social não se realiza como tal.O Assistente social não detém todos os meios necessários para a efetivação de seu trabalho: financeiros, técnicos e humanos necessários ao exercício profissional autônomo.

    GABARITO: A

    http://www.ucv.edu.br/fotos/files/TCC_2015-1_Ticiame.pdf

    http://www2.portoalegre.rs.gov.br/sma/revista_EGP/Os_processos_de_trabalho_do_ServicoSocial_KarenCamargo.pdf

  • pensei q negar e inverter seria a negação do se entao ?


ID
2112343
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Behring e Santos (2009) ao tratar do acesso aos direitos na realidade brasileira atual afirmam que este se faz por meio de perdas, lutas e contradições. Assim, assinale a alternativa correta quanto aos três grandes desafios postos ao Serviço Social diante das complexas relações entre questão social e direitos, segundo as autoras.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito  A

     

    Em conformidade com BEHRING & SANTOS (2009, P. 11) Ao analisarmos as complexas relações entre questão social e direitos, colocaremos em evidência três grandes desafios ao Serviço Social [...] Trata-se do entendimento sobre direito e sua relação com a totalidade da vida social; do vínculo entre as lutas pela realização dos direitos e as classes sociais; e do movimento teórico-ético e político no Serviço Social frente às formas e estratégias de luta que se destinam a reivindicar direitos.

     

     

     

    BEHRING, E. R. & SANTOS, S. M. Morais. Questão social e direitos. In Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.

  • A letra C diz respeito ao pensamento de Iamamoto

    O erro encontra-se aí.

  • Behring e Santos (2009) quanto aos três grandes desafios postos ao Serviço Social diante das complexas relações entre questão social e direitos:

    - O entendimento sobre direito e sua relação com a totalidade da vida social;

    - o vínculo entre as lutas pela realização dos direitos e as classes sociais; e

    - o movimento teórico-ético e político no Serviço Social frente às formas e às estratégias de luta que se destinam a reivindicar direitos.


ID
2112346
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a alternativa correta ao que corresponde a categoria instrumental pela qual se processa a operacionalização da ação profissional, é uma forma de objetivar a prática, são expressas pelo conjunto de instrumentos, recursos, técnicas e estratégias que o profissional toma conhecimento para poder penetrar nas tramas da realidade como possibilidade de transformá-la.

Alternativas
Comentários
  • As mediações conforme nos apresenta Martinelli (1993) são categorias instrumentais pelas quais se processa a operacionalização da ação profissional, é uma forma de objetivar a prática. As mediações são expressas pelo conjunto de instrumentos, recursos, técnicas e estratégias que o profissional toma conhecimento para poder penetrar nas tramas da realidade como possibilidade de transformá-la.

    Sobre a categoria mediação

    A mediação é uma das categorias centrais da dialética, inscrita no contexto da ontologia do ser social e que possui uma dupla dimensão: ontológica - que pertence ao real, está presente em qualquer realidade independente do conhecimento do sujeito e reflexiva - elaborada pela razão, para ultrapassar o plano da imediaticidade (aparência) em busca da essência, necessita construir intelectualmente mediações para reconstruir o próprio movimento do objeto. Ou seja, a “[...] sua construção se consolida tanto por operações intelectuais, como valorativas apoiadas no conhecimento crítico do real, possibilidade fundamentalmente pela intervenção da consciência”. (Martinelli, 1993, p. 137).

     

    Gente a banca copiou e colou tem de ler o livro pra se dar bem ok.

  • Letra "c" ;)

    Dos itens apresentados como possíveis respostas, somente a "mediação" corresponde a uma categoria instrumental. 

  • Mediação = meio

  • Martinelli, M. L. (1993). Notas sobre mediações: alguns elementos para sistematização da reflexão sobre o tema. Serviço Social e Sociedade. (nº 43)

     

    A IMPORTÂNCIA CATEGORIA MEDIAÇÃO PARA O SERVIÇO SOCIAL

    Autoras: Josiane Moraes1 e Maria Lúcia Martinelli2

    http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/Y6O09Vi7X17oOE584R0e.pdf

    Obrigado, de nada! rs

     


ID
2112349
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a alternativa correta ao que surge na América Latina, no final do século passado, e ganha foros de um novo projeto de desenvolvimento para os países da periferia capitalista, inclusive no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • Bo@ t@rde, coleguinha@s!

    O novo desenvolvimentismo tem uma curta e recente história na América Latina. Surge no início do século XXI — mais precisamente no Brasil com os escritos de Luiz Carlos Bresser Pereira e alguns documentos do empresariado nacional — como uma suposta alternativa à crise do neoliberalismo. Nasce, portanto, como uma tentativa das classes dominantes e seus ideólogos orgânicos de traçar uma terceira via de desenvolvi- mento, criticando tanto o neoliberalismo do Consenso de Washington quanto o socialismo do século XXI.

    Rapidamente grupos ligados à social- -democracia brasileira, que então passaram a ocupar palácios, parlamentos e conselhos de administração de estatais e do grande capital, juntaram-se ao novo desenvolvimentismo e passaram a disputá-lo, visando dar um caráter "social", "estatista" e "nacionalista" à nova ideologia. Criaram uma falsa disputa entre burguesia produtiva e burguesia rentista, Estado e mercado, nacional e estrangeiro, intervencionistas e privatistas, e foram pautados, política e ideologicamente, pelos antigos neoliberais. Continuaram hegemonizados pelas antigas frações dominantes do bloco de poder e passaram a ser linha auxiliar do status quo, influenciando aqui e acolá decisões do governo sem, no entanto, mudar o essencial. Diante dos recentes protestos populares, perderam toda a credibilidade que porventura acumularam nos últimos tempos e hoje buscam se endireitar. Mas ainda deverão permanecer no poder, por conta de ausência de alternativas concretas tanto pela direita quanto pela esquerda.

    Como principais propostas, o novo desenvolvimentismo defende: 1) complementariedade da atuação de um Estado forte nas falhas de mercado, com o objetivo de fortalecê-lo, leia-se fortalecer o atual padrão de reprodução do capital imposto desde os anos 1980/90 e aprofundá-lo e consolidá-lo no século XXI; 2) na política econômica: responsabilidade fiscal, superávit primário, metas inflacionárias, câmbio flutuante e tributação regressiva, com intervenções pontuais no câmbio e nos juros; 3) incentivos fiscais, tributários e subsídios para conglomerados do capital monopolista aumentarem suas taxas de lucro, sob o manto de uma política industrial e de inovação tecnológica, a chamada política de "campeãs nacionais"; 4) aumento da massa salarial e do crédito para ampliação do consumo do mercado interno e; 5) nas expressões mais agudas da "questão social", a política social de transferência de renda de larga abrangência e focalizada nas camadas mais miseráveis da nossa sociedade.

     

    http://www.scielo.br/pdf/sssoc/n119/a09n119.pdf

  • Gabarito  C

     

     

    Entrevistadora ( Raquel Raichelis ) – Para começar, seria oportuno que você explicitasse o que é o “novo desenvolvimentismo” e por que ele surge na América Latina no final do séculopassado e ganha foros de um novo projeto de desenvolvimento para os países da periferia capitalista, inclusive no Brasil?

     

    Como se vê, o questionamento da entrevistadora é afirmativo, querendo apenas a explicação do entrevistado, em sua visão. o examinador usou o termo Neodesenvolvimentismo, neo é o mesmo que novo.

     

     

     

    Disponível em < http://www.scielo.br/pdf/sssoc/n119/a09n119.pdf >


ID
2112352
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a alternativa correta quanto às características do novo desenvolvimentismo.

Alternativas
Comentários
  • O novo desenvolvimentismo tem uma curta e recente história na América Latina. Surge no início do século XXI — mais precisamente no Brasil com os escritos de Luiz Carlos Bresser Pereira e alguns documentos do empresariado nacional — como uma suposta alternativa à crise do neoliberalismo. Nasce, portanto, como uma tentativa das classes dominantes e seus ideólogos orgânicos de traçar uma terceira via de desenvolvi- mento, criticando tanto o neoliberalismo do Consenso de Washington quanto o socialismo do século XXI.

    Rapidamente grupos ligados à social-democracia brasileira, que então passaram a ocupar palácios, parlamentos e conselhos de administração de estatais e do grande capital, juntaram-se ao novo desenvolvimentismo e passaram a disputá-lo, visando dar um caráter "social", "estatista" e "nacionalista" à nova ideologia. Criaram uma falsa disputa entre burguesia produtiva e burguesia rentista, Estado e mercado, nacional e estrangeiro, intervencionistas e privatistas, e foram pautados, política e ideologicamente, pelos antigos neoliberais.

    A- Foi o antigo nacional-desenvolvimentismo dos anos 1950-70

    B- Neoliberalismo manteve/mantém supremacia no Brasil

    C- Correta

    D- Características da antiga nacional-desenvolvimentismo dos anos 1950-70

    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-66282014000300009


ID
2112355
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a alternativa correta relativa às principais propostas que o novo desenvolvimentismo defende a partir da perspectiva teórica de Rodrigo Castelo (2013).

Alternativas
Comentários
  • CORREÇÃO:

     a) Na política econômica, a responsabilidade fiscal, o superávit primário, as metas inflacionárias, câmbio flutuante e tributação progressiva, com intervenções PONTUAIS no câmbio e nos juros. 

    b) Incentivos fiscais, tributários e subsídios para conglomerados do capital monopolista diminuir suas taxas de lucro, SOB UM MANTO DE UMA política industrial e de inovação tecnológica, a chamada política de campeãs nacionais.

     c) Aumento da massa salarial e do crédito para ampliação do consumo do mercado INTERNO.

     

  • Gabarito  D

     

    Em conformidade com Castelo (2014, p. 584) "Como principais propostas, o novo desenvolvimentismo defende: [...] 2)  na  política    econômica: responsabilidade fiscal, superávit primário, metas inflacionárias, câmbio flutuante e  tributação regressiva, com    intervenções pontuais no   câmbio e nos   juros; 3)  incentivos fiscais, tributário e subsídios para conglomerados do capital monopolista aumentarem suas taxas de lucro, sob o manto de uma política industrial e de inovação tecnológica, a chamada política de “campeãs nacionais”; 4) aumento da massa salarial e do crédito para ampliação do consumo do mercado interno e; 5) nas expressões mais agudas da “questão social”, a política social de transferência de renda de larga abrangência e focalizada nas camadas mais miseráveis da nossa sociedade" .

     

    Referência:

     

    CASTELO, Rodrigo. A questão do neodesenvolvimentismo e as políticas públicas. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 119, p. 583-591, jul./set. 2014. Disponível em < www.scielo.br/pdf/sssoc/n119/a09n119.pdf> Acesso em 17/01/2017.


ID
2112358
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Os profissionais de Serviço Social cotidianamente se deparam com o desafio de operacionalizar Políticas Sociais. Nesse sentido, assinale a alternativa correta sobre os traços marcantes das políticas sociais na contemporaneidade.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

     

    Vivia-se numa conjuntura marcada pela elevação dos índices de pobreza e de  desemprego  no  Continente.  Nesse  contexto,  foi  marcante  a  interrupção  de  um processo em curso pela universalização de direitos sociais, produto da luta social, com a substituição de políticas e programas universais por programas focalizados na pobreza e na extrema pobreza (SILVA & LIMA, 2012, p.121).

     

    Referência:

    SILVA, Maria Ozanira da Silva e ; LIMA, Valéria Santos Ferreira Almada . O Bolsa Família no Brasil: problematizando a transferência de renda condicionada focalizada em famílias pobres no contexto da América Latina. Revista de Politicas Publicas (UFMA) , v. Especial, p. 231-243, 2012.

  • "Nesses espaços cotidianamente administramos as profundas transformações que ocorrem nas Políticas Sociais. O traço mais marcante é atribuído à interrupção de um processo em curso pela universalização de direitos sociais, produto da luta social, com a substituição de políticas e programas universais por programas focalizados na pobreza e na extrema pobreza. Embora essa incursão venha propiciando maior visibilidade da pobreza, as determinações estruturais geradoras da pobreza e da desigualdade social são desconsideradas. Essa postura, que vem orientando as políticas sociais no Continente, contribui para estabelecer o risco de limitar a reflexão e a intervenção social, incluindo aí o trabalho dos assistentes sociais a melhorias imediatas de condições de vida dos pobres, servindo tão somente para manter e controlar a pobreza e potencializar a legitimação do Estado. Cria-se um estrato de pobres que se reproduz no nível da sobrevivência, sendo instituída a ilusão de que o problema da pobreza será resolvido pela Política Social". 

    (O desafio da defesa das Políticas Públicas para o Serviço Social de Maria Carmelita YAZBEK)


ID
2112361
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Nos espaços para a intervenção profissional do Serviço Social estes se valem de procedimentos e instrumentos para operacionalizar o trabalho. Assinale a alternativa correta quanto à técnica da entrevista.

Alternativas
Comentários
  • Quanto a técnica de entrevista:

    Contato intencional de aproximação por meio do qual é criado um espaço de diálogo crítico, para troca de informações e/ou experiências para a aquisição de conhecimento e/ou de um conjunto de particularidades necessárias à ação profissional. Constitui-se como momento de captação de informações do usuário e de entendimento da sua realidade. 

  • O gabarito dessa questão (letra B) não corresponde à entrevista, mas sim à técnica da Abordagem. Creio que não há gabarito correto, uma vez que a letra C corresponde à Visita Domiciliar. Vejamos:

    De acordo com Sarmento (1994, p. 281-282): a abordagem é um contato intencional de aproximação, através do qual criamos um espaço para o diálogo, para a troca de informações e/ou experiências para a tomada de conhecimento de um conjunto de particularidades necessárias a ação profissional e, ainda, para o estabelecimento de novas relações [...] permite a criação de um espaço para conhecimento (e intervenção) desencadeando um processo de ação-reflexão (crítica) com a realidade e entre os sujeitos envolvidos. 

    Referência: Regina Célia Tamaso Mioto http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/8B11wB4614LYr7zq15a4.pdf


ID
2112364
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A Constituição Federal de 1988 inovou ao garantir a participação social na gestão das políticas sociais. Dessa forma, assinale a alternativa correta quanto à trajetória histórica do controle social na Política de Saúde.

Alternativas
Comentários
  • RN 453/2012

    V) Recomenda-se que a cada eleição, os segmentos de representações de usuários, trabalhadores e prestadores de serviços, ao seu critério, promovam a renovação de, no mínimo, 30% de suas entidades representativas.   

  • GABRITO B


ID
2112367
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considerando os Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Saúde (CFESS, 2010), para pensar o exercício profissional nesta área, compreendida como integrante da seguridade social brasileira, se faz necessário apreender o contexto e as concepções que orientam o projeto ético-político para esse campo. Portanto, a perspectiva de seguridade social pautada no projeto profissional do(a) Assistente Social é concebida como:

Alternativas
Comentários
  • Gab. a) parte de uma agenda estratégica da luta democrática e popular no Brasil, visando à construção de uma sociedade justa e igualitária. 

  • Gabarito A

     

    A perspectiva de seguridade social pautada no projeto ético-político da categoria é concebida comoparte de uma agenda estratégica da luta democrática e popular no Brasil, visando à construção de uma sociedade justa e igualitária” (CFESS, 2000). Não é vista como um fim, mas como transição a um padrão de civilidade, que começa pela garantia de direitos no capitalismo, mas que não se esgota nele.

     

     

    Disponível em <http://www.cfess.org.br/arquivos/Parametros_para_a_Atuacao_de_Assistentes_Sociais_na_Saude.pdf>


ID
2112370
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) ao publicar os Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Saúde (2010) teve o cuidado de recuperar, por meio deste documento, a luta em defesa da Reforma Sanitária e da Construção do SUS no Brasil. Considerando o referido documento, a principal proposta da Reforma Sanitária é:

Alternativas
Comentários
  • A principal proposta da Reforma Sanitária é a defesa da universalização das políticas sociais e a garantia dos direitos sociais.

    "Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Saúde"

     

  • [...] O Sistema Único de Saúde (SUS), integrante da Seguridade Social e uma das proposições do Projeto de Reforma Sanitária, foi regulamentado, em 1990, pela Lei Orgânica da Saúde (LOS). Ao compreender o SUS como uma estratégia, o Projeto de Reforma Sanitária tem como base o Estado democrático de direito, responsável pelas políticas sociais e, consequentemente, pela saúde [...] A principal proposta da Reforma Sanitária é a defesa da universalização das políticas sociais e a garantia dos direitos sociais.

     

     

     

    Disponível em <http://www.cfess.org.br/arquivos/Parametros_para_a_Atuacao_de_Assistentes_Sociais_na_Saude.pdf>

  • Principal proposta da Reforma Sanitária é: 

    - a defesa da universalização das políticas sociais e a garantia dos direitos sociais.

  • “A principal proposta da Reforma Sanitária é a defesa da ______________ das políticas sociais e a garantia dos direitos sociais. Nessa direção, ressalta-se a concepção __________________________ , considerada como melhores condições de vida e de trabalho, ou seja, com ênfase nos determinantes sociais; a nova organização do sistema de saúde por meio da construção do SUS, em consonância com os princípios da intersetorialidade, integralidade, descentralização, universalização, participação social e redefinição dos papéis institucionais das unidades políticas (União, Estado, municípios, territórios) na prestação dos serviços de saúde; e efetivo financiamento do Estado”. (CFESS, 2010).

    Questão similar 2020


ID
2112373
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A atuação competente e crítica do Serviço Social da Saúde, de acordo como os Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Saúde (2010), consistem em:

Alternativas
Comentários
  • Pensar e realizar uma atuação competente e crítica do Serviço Social na área da saúde consiste em:

    • estar articulado e sintonizado ao movimento dos trabalhadores e de usuários que lutam pela real efetivação do SUS;

    • conhecer as condições de vida e trabalho dos usuários, bem como os determinantes sociais que interferem no processo saúde-doença;

    facilitar o acesso de todo e qualquer usuário aos serviços de saúde da instituição e da rede de serviços e direitos sociais, bem como de forma compromissada e criativa não submeter à operacionalização de seu trabalho aos rearranjos propostos pelos governos que descaracterizam a proposta original do SUS de direito, ou seja, contido no projeto de Reforma Sanitária;

    • buscar a necessária atuação em equipe, tendo em vista a interdisciplinaridade da atenção em saúde;

    • estimular a intersetorialidade, tendo em vista realizar ações que fortaleçam a articulação entre as políticas de seguridade social, superando a fragmentação dos serviços e do atendimento às necessidades sociais;

    • tentar construir e/ou efetivar, conjuntamente com outros trabalhadores da saúde, espaços nas unidades que garantam a participação popular e dos trabalhadores de saúde nas decisões a serem tomadas;

    • elaborar e participar de projetos de educação permanente, buscar assessoria técnica e sistematizar o trabalho desenvolvido, bem como realizar investigações sobre temáticas relacionadas à saúde;

    • efetivar assessoria aos movimentos sociais e/ou aos conselhos a fim de potencializar a participação dos sujeitos sociais contribuindo no processo de democratização das políticas sociais, ampliando os canais de participação da população na formulação, fiscalização e gestão das políticas de saúde, visando ao aprofundamento dos direitos conquistados.

    "Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Saúde"


ID
2112376
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com os Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Saúde (2010), os (as) Assistentes Sociais atuam em quatro eixos, assinale a alternativa que corresponde a sequência da relação correta entre os eixos e as ações correspondentes, de cima para baixo:
EIXOS:
(1) Atendimento direto ao usuário.
(2) Mobilização, participação e controle social.
(3) Investigação, planejamento e gestão.
(4) Assessoria, qualificação e formação profissional.

AÇÕES:
( ) Fortalecer o potencial político dos espaços de controle social por meio de estudos em relação aos mesmos a fim de subsidiá-los em relação às questões enfrentadas pelos conselhos na atualidade.
( ) Conhecer e mobilizar a rede de serviços, tendo por objetivo viabilizar os direitos sociais por meio de visitas institucionais, quando avaliada a necessidade pelo Serviço Social.
( ) Participar da ouvidoria da unidade com a preocupação de democratizar as questões evidenciadas pelos usuários por meio de reuniões com o conselho diretor da unidade bem como com os conselhos de saúde a fim de coletivizar as questões e contribuir no planejamento da instituição de forma coletiva.
( ) Criar fóruns de reflexão sobre o trabalho profissional do Serviço Social, bem como espaços para debater a ação dos demais profissionais de saúde da unidade.

Alternativas
Comentários
  • ( 3) Fortalecer o potencial político dos espaços de controle social por meio de estudos em relação aos mesmos a fim de subsidiá-los em relação às questões enfrentadas pelos conselhos na atualidade.

    ( 1) Conhecer e mobilizar a rede de serviços, tendo por objetivo viabilizar os direitos sociais por meio de visitas institucionais, quando avaliada a necessidade pelo Serviço Social.

    ( 2) Participar da ouvidoria da unidade com a preocupação de democratizar as questões evidenciadas pelos usuários por meio de reuniões com o conselho diretor da unidade bem como com os conselhos de saúde a fim de coletivizar as questões e contribuir no planejamento da instituição de forma coletiva.

    ( 4) Criar fóruns de reflexão sobre o trabalho profissional do Serviço Social, bem como espaços para debater a ação dos demais profissionais de saúde da unidade.


ID
2112379
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sara, assistente social, trabalhadora do SUS, um dia estava no plantão em um hospital de referência em traumatologia quando deu entrada na emergência, José, um rapaz de 25 anos, vítima de acidente de trânsito, em estado grave. Logo em seguida, a família chega a unidade para obter informações sobre o jovem José que havia sido transferido à UTI. No dia seguinte, Sara foi informada pela equipe da UTI que José havia falecido, portanto, foi solicitado que informasse a ocorrência à família. De acordo com os Parâmetros para Atuação do Serviço Social na Saúde, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A responsabilidade de informar a família sobre óbito é do médico.

  • Cabe a Sara esclarecer a respeito dos benefícios e direitos referente à situação, tanto os relacionados à Previdência Social, ao mundo do trabalho e aos seguros sociais, bem como oferecer informações e encaminhamentos em articulação com a rede de serviços sobre sepultamento gratuito, entre outros direitos.


ID
2112382
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Pela primeira vez, desde quando a unidade hospitalar foi criada em 1932, foi instituído um grupo de trabalho para implantar o Programa de Residência Interdisciplinar em Saúde no hospital em que Márcia, assistente social, trabalha há 15 anos. Na ocasião, Márcia foi convidada para integrar o referido grupo de trabalho que deveria ser constituído por enfermeiros (as), fisioterapeutas, psicólogos(as), nutricionistas, terapeutas ocupacionais, farmacêuticos(as) e assistentes sociais. Márcia aceitou o convite, pois de acordo com os Parâmetros para Atuação do Serviço Social na Saúde, esta ação refere-se:

Alternativas
Comentários
  • 3. 2. 4 ASSESSORIA, QUALIFICAÇÃO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL

    As atividades de qualificação e formação profissional visam ao aprimoramento profissional, tendo como objetivo a melhoria da qualidade dos serviços prestados aos usuários.

    As atividades de formação profissional envolvem a criação de campo de estágio, supervisão de estagiários, bem como a criação e/ou participação nos programas de residência multiprofissional e/ou uniprofissional e a preceptoria de residentes. A articulação com as unidades de formação acadêmica é fundamental para o desenvolvimento dessas atividades.

    http://www.cfess.org.br/arquivos/Parametros_para_a_Atuacao_de_Assistentes_Sociais_na_Saude.pdf


ID
2112385
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Conforme o Decreto 7.508/2011, que regulamenta a Lei 8.080, de 19 de setembro de 1990, para assegurar ao usuário o acesso universal, igualitário e ordenado às ações e serviços de saúde do SUS, caberá aos entes federativos, além de outras atribuições que venham a ser pactuadas pelas Comissões Intergestoras:

I - garantir a transparência, a integralidade e a equidade no acesso às ações e aos serviços de saúde;
II - orientar e ordenar os fluxos das ações e dos serviços de saúde;
III - monitorar o acesso às ações e aos serviços de saúde; e
IV - ofertar regionalmente as ações e os serviços de saúde.

Estão corretas o que consta nas alternativas: 

Alternativas
Comentários
  • Art. 13.  Para assegurar ao usuário o acesso universal, igualitário e ordenado às ações e serviços de saúde do SUS, caberá aos entes federativos, além de outras atribuições que venham a ser pactuadas pelas Comissões Intergestores:

    I - garantir a transparência, a integralidade e a equidade no acesso às ações e aos serviços de saúde;

    II - orientar e ordenar os fluxos das ações e dos serviços de saúde;

    III - monitorar o acesso às ações e aos serviços de saúde; e

    IV - ofertar regionalmente as ações e os serviços de saúde.  


ID
2112388
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Quanto ao planejamento da saúde, de acordo com o Decreto 7.508/2011, que regulamenta a Lei 8.080, de 19 de setembro de 1990, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Art 15 - O processo de planejamento da saúde será ascendente e integrado, do nível local até o federal, ouvidos os respectivos Conselhos de Saúde, compatibilizando-se as necessidades das políticas de saúde com a disponibilidade de recursos financeiros.

    §1ª - O planejamento da saúde é obrigatório para os entes públicos e será indutor de políticas para a iniciativa privada.

    Art 16 - No planejamento devem ser considerados os serviços e as ações prestados pela iniciativa privada, de forma complementar ou não ao SUS, os quais deverão compor Mapas de Saúde regional, estadual e nacional.

     

  • A) Art. 15.  O processo de planejamento da saúde será ascendente e integrado, do nível local até o federal, ouvidos os respectivos Conselhos de Saúde, compatibilizando-se as necessidades das políticas de saúde com a disponibilidade de recursos financeiros;

    B) § 1o  O planejamento da saúde é obrigatório para os entes públicos e será indutor de políticas para a iniciativa privada. 

    C) GABARITO. Art. 16.  No planejamento devem ser considerados os serviços e as ações prestados pela iniciativa privada, de forma complementar ou não ao SUS, os quais deverão compor os Mapas da Saúde regional, estadual e nacional.

    D) Art. 18.  O planejamento da saúde em âmbito estadual deve ser realizado de maneira regionalizada, a partir das necessidades dos Municípios, considerando o estabelecimento de metas de saúde. 


ID
2112391
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com o Decreto 7.508/2011, que regulamenta a Lei 8.080, de 19 de setembro de 1990, para dispor sobre a organização do Sistema Único de Saúde (SUS), o planejamento da saúde, a assistência à saúde e à articulação interfederativa, foi instituída a Relação Nacional de Ações e Serviços de Saúde (RENASES), sobre esta é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Art. 21.  A Relação Nacional de Ações e Serviços de Saúde - RENASES compreende todas as ações e serviços que o SUS oferece ao usuário para atendimento da integralidade da assistência à saúde. 

  • Seção I

    Da Relação Nacional de Ações e Serviços de Saúde - RENASES 

    Art. 21.  A Relação Nacional de Ações e Serviços de Saúde - RENASES compreende todas as ações e serviços que o SUS oferece ao usuário para atendimento da integralidade da assistência à saúde. 

    Art. 22.   O Ministério da Saúde disporá sobre a RENASES em âmbito nacional, observadas as diretrizes pactuadas pela CIT. 

    Parágrafo único.  A cada dois anos, o Ministério da Saúde consolidará e publicará as atualizações da RENASES. 

    Art. 23.  A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios pactuarão nas respectivas Comissões Intergestores as suas responsabilidades em relação ao rol de ações e serviços constantes da RENASES. 

    Art. 24.   Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão adotar relações específicas e complementares de ações e serviços de saúde, em consonância com a RENASES, respeitadas as responsabilidades dos entes pelo seu financiamento, de acordo com o pactuado nas Comissões Intergestores.

  • Relação Nacional de Ações e Serviços de Saúde – RENASES ===> compreende todas as ações do SUS 


ID
2112394
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considerando o Decreto 7.508/2011, que regulamenta a Lei 8.080, de 19 de setembro de 1990, as Redes de Atenção à Saúde estarão compreendidas no âmbito de uma Região de Saúde, ou de várias delas, em consonância com diretrizes pactuadas nas Comissões Intergestores. Em relação às regiões de saúde, marque a alternativa que indica quais elementos devem ser definidos pelos entes federativos.

Alternativas
Comentários
  • Art. 7o  As Redes de Atenção à Saúde estarão compreendidas no âmbito de uma Região de Saúde, ou de várias delas, em consonância com diretrizes pactuadas nas Comissões Intergestores. 

    Parágrafo único.  Os entes federativos definirão os seguintes elementos em relação às Regiões de Saúde:

    I - seus limites geográficos;

    II - população usuária das ações e serviços;

    III - rol de ações e serviços que serão ofertados; e

    IV - respectivas responsabilidades, critérios de acessibilidade e escala para conformação dos serviços. 


ID
2112397
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Para Villaça (2011), a organização das Redes de Atenção à Saúde para ser feita de forma efetiva, eficiente e de qualidade, tem de estruturar-se com base nos seguintes fundamentos: economia de escala, disponibilidade de recursos, qualidade e acesso, integração horizontal e vertical; processos de substituição; territórios sanitários e níveis de atenção. Marque a alternativa correta quanto a estes fundamentos.

Alternativas
Comentários
  • A substituição é definida como o reagrupamento contínuo de recursos entre e dentro dos serviços de saúde para explorar soluções melhores e de menores custos, em função das demandas e das necessidades da população e dos recursos disponí- veis. Em outros termos, numa RAS, unidades de saúde, equipes e processos podem ser reorganizados para se produzirem melhores resultados sanitários e econômicos (SALTMAN e FIGUERAS, 1997).

     

    Resposta Correta: A

  • a) CORRETO. 

     b) DURA, LEVE-DURA, LEVE. 

     c)Economia de escala ocorre quando os custos médios de longo prazo diminuem, à medida que aumenta o volume das atividades.

     d)Territórios sanitários, são áreas geográficas que comportam uma população – com necessidades e características (epidemiológicas e sociais) próprias – e os recursos de saúde necessários para atendê-la. A área geográfica é definida de acordo com cada realidade e pode ser constituída por vários bairros de um município ou por vários municípios de uma região. Uma vez conformados, estes poderiam se configurar como Territórios Integrados de Atenção a Saúde (TEIAS) que seriam elementos de transição para a conformação de uma Rede Integrada de Atenção a Saúde (REIAS);

  • ÉPRACABÁ.


ID
2112400
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Ao regatar os conceitos de Redes de Atenção à Saúde (RAS), Villaça (2011) apresenta a definição de RAS adotada pelo Ministério da Saúde da República Federativa do Brasil, marque a alternativa que apresenta este conceito adotado.

Alternativas
Comentários
  • Definição descrita na Portaria GM/MS nº 4.279 de 30 de dezembro de 2010:

    A Rede de Atenção à Saúde é definida como arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas, que integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, buscam garantir a integralidade do cuidado


ID
2112403
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Para Villaça (2011), as RAS constituem-se de três elementos fundamentais: a população; uma estrutura operacional; e um modelo de atenção à saúde. Quanto à estrutura operacional, no que se refere ao papel dos hospitais nas RAS, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Os hospitais, nas RASs, devem cumprir, principalmente, a função de responder às condições agudas ou aos momentos de agudização das condições crônicas, conforme estabelecido em diretrizes clínicas baseadas em evidências. Para isso, os hospitais em redes devem ter uma densidade tecnológica compatível com o exercício dessa função e devem operar com padrões ótimos de qualidade. (Vilaça, p. 110, 2011) 

     

    Resposta Correta: B


ID
2112406
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A Rede de Urgência e Emergência (RUE), como rede complexa e que atende a diferentes condições (clínicas, cirúrgicas, traumatológicas, em saúde mental etc.), é composta por diferentes pontos de atenção, de forma a dar conta das diversas ações necessárias ao atendimento às situações de urgência. Desse modo, é necessário que seus componentes atuem de forma integrada, articulada e sinérgica. Dentre as principais diretrizes que norteiam a implementação da RUE são verdadeiras o que consta nas alternativas:
I - universalidade, equidade e integralidade da atenção a todas as situações de urgência e de emergência, incluindo as clínicas, gineco-obstétricas, psiquiátricas, pediátricas e as relacionadas às causas externas (traumatismos, violências e acidentes);
II - humanização da atenção, garantindo a efetivação de um modelo centrado no usuário e baseado nas suas necessidades de saúde;
III - fomento, coordenação e execução de projetos estratégicos de atendimento às necessidades coletivas em saúde, de caráter urgente e transitório, decorrentes de situações de perigo iminente, de calamidades públicas e de acidentes com múltiplas vítimas.

Alternativas
Comentários
  • Universalidade,equidadeeintegralidadedaatençãoatodasas situaçõesdeurgênciaeemergência, incluindoas clínicas,gineco-obstétricas,psiquiátricas,pediátricaseas relacionadasàs causasexternas (traumatismos,violênciaseacidentes); • Ampliaçãodoacesso, com acolhimento,aos casosagudoseem todosospontosdeatenção; • Formaçãoderelações horizontais,articulaçãoeintegraçãoentreospontosdeatenção, tendoaatençãobásicacomocentrodecomunicação; • Classificaçãoderisco; • Regionalizaçãodasaúdeeatuaçãoterritorial; • Regulaçãodoacessoaos serviçosdesaúde; • Humanizaçãodaatenção,garantindoaefetivaçãodeum modelocentrado nousuárioebaseado nas suas necessidadesdesaúde; • Organizaçãodoprocessodetrabalhopor intermédiodeequipes multidisciplinares; • Práticas clínicas cuidadorasebaseadas nagestãodelinhasdecuidadoeestratégiasprioritárias; • Centralidade nas necessidadesdesaúdedapopulação; • Qualificaçãodaatençãoedagestãopor meiododesenvolvimentodeações coordenadasecontínuasquebusquem aintegralidadeelongitudinalidadedocuidadoem saúde; • Institucionalizaçãodapráticade monitoramentoeavaliação,por intermédiodeindicadoresdeprocesso,desempenhoeresultadoque permitam avaliarequalificaraatençãoprestada; • Articulaçãointerfederativa; • Participaçãoecontrolesocial; • Fomento, coordenaçãoeexecuçãodeprojetosestratégicosdeatendimentoàs necessidades coletivasem saúde,decaráterurgenteetransitório,decorrentesdesituaçõesdeperigoiminente,decalamidadespúblicasedeacidentes com múltiplasvítimas;e • Qualificaçãodaassistênciapor meiodaeducaçãopermanenteem saúdeparagestoresetrabalhadores

     

    RESPOSTA: Todas corretas


ID
2112409
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com a Política Nacional de Humanização (PNH), assinale a alternativa que corresponde, dentre outros, aos parâmetros para implementação da PNH na atenção hospitalar.

Alternativas
Comentários
  • 2) Parâmetros para o Nível A:

     

    - Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) com plano de trabalho implantado;

    - Garantia de visita aberta, pela presença do acompanhante e de sua rede social, respeitando a dinâmica de cada unidade hospitalar e peculiaridades das necessidades do acompanhante; - Ouvidoria funcionando;

    - Equipe multiprofi ssional com médico e enfermeiro, com apoio matricial de psicólogos, assistentes sociais, psicoterapeutas, terapeutas ocupacionais, farmacêuticos e nutricionistas, que se estabeleça como referência para os pacientes internados, com horário pactuado para atendimento à família e/ou sua rede social;

    - Existência de mecanismos de desospitalização, visando alternativas às práticas hospitalares como as de cuidados domiciliares;

    - Garantia de continuidade de assistência, com ativação de redes de cuidados para viabilizar a atenção integral;

    - Conselho de gestão participativa, com funcionamento adequado;

    - Existência de acolhimento com avaliação de risco nas áreas de acesso (pronto-atendimento, pronto-socorro, ambulatório, serviço de apoio diagnóstico e terapia);

    - Atividades sistemáticas de capacitação, compondo um projeto de educação permanente para os trabalhadores, contemplando diferentes temáticas permeadas pelos princípios e conceitos da Política Nacional de Humanização (PNH);

    - Promoção de atividades de valorização e de cuidados aos trabalhadores da saúde, contemplando ações voltadas para a promoção da saúde e qualidade de vida no trabalho;

    - Organização do trabalho com base em metas discutidas coletivamente e com definição de eixos avaliativos, avançando na implementação de contratos internos de gestão.

     

    Observação: esses parâmetros devem ser associados à defi nição de indicadores capazes de refl etir as diretrizes, ações e dispositivos do HumanizaSUS. Em outros documentos específi cos encontram-se disponibilizados indicadores que podem ser tomados como referência para implementação e monitoramento de ações

     

    Fonte: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/documento_base.pdf

  • Parâmetros para implementação de ações na atenção hospitalar:

     

    Nesse âmbito, propomos dois níveis crescentes (B e A) de padrões para adesão à PNH:

     

    1) Parâmetros para o Nível B:

     

    - Existência de Grupos de Trabalho de Humanização (GTH) com plano de trabalho definido;

    -Garantia de visita aberta, pela presença do acompanhante e de sua rede social, respeitando a dinâmica de cada unidade hospitalar e peculiaridades das necessidades do acompanhante; - Mecanismos de recepção com acolhimento aos usuários;

    - Mecanismos de escuta para a população e trabalhadores;

    - Equipe multiprofi ssional (minimamente com médico e enfermeiro) que se estabeleça como referência para os pacientes internados, com horário pactuado para atendimento à família e/ou sua rede social;

    - Existência de mecanismos de desospitalização, visando alternativas às práticas hospitalares como as de cuidados domiciliares;

    - Garantia de continuidade de assistência, com ativação de redes de cuidados para viabilizar a atenção integral;

    - Garantia de participação dos trabalhadores em atividades de educação permanente;

    - Promoção de atividades de valorização e de cuidados aos trabalhadores da saúde, contemplando ações voltadas para a promoção da saúde e qualidade de vida no trabalho;

    - Organização do trabalho com base em metas discutidas coletivamente e com defi nição de eixos avaliativos, avançando na implementação de contratos internos de gestão.