-
Gabarito C
Conforme ( YASZBEK, 2009, p. 10-16)
(C) CORRETA. É no âmbito da adoção do marxismo como referência analítica, que se torna hegemônica no Serviço Social no país, a abordagem da profissão como componente da organização da sociedade inserida na dinâmica das relações sociais participando do processo de reprodução dessas relações.
(A) Inserido neste processo contraditório o Serviço Social da década de 90, se vê confrontado com este conjunto de transformações societárias no qual é desafiado a compreender e intervir nas novas configurações e manifestações da "questão social", que expressam a precarização do trabalho e a penalização dos trabalhadores na sociedade capitalista contemporânea (idem, p.16). Observe que o examinador exige, no captu da questão, a década de 80, assim, a questão se torna errada.
(B) Nesta tradição o Serviço Social vai apropriar‐se a partir dos anos 80 do pensamento de Antonio Gramsci e particularmente de suas abordagens acerca do Estado, da sociedade civil, do mundo dos valores, da ideologia, da hegemonia, da subjetividade e da cultura das classes subalternas. Vai chegar a Agnes Heller e à sua problematização do cotidiano, à Georg Lukács e à sua ontologia do ser social fundada no trabalho, à E.P. Thompson e à sua concepção acerca das "experiências humanas" (idibem, p.16). O erro está no fato de que quem faz o confronto com a denominada crise dos modelos analíticos, explicativos das ciências sociais é MARX, e não Gramsci como afirma a questão.
(D) Assim, a profissão enfrenta o desafio de decifrar algumas lógicas do capitalismo contemporâneo particularmente em relação às mudanças no mundo do trabalho e sobre os processos desestruturadores dos sistemas de proteção social e da política social em geral (ibidem, p. 15). Como se pode obervar, a profissão ainda enfrenta o desafio... (o examinador trocou o verbo enfrenta, por enfrentou, colocando-o no pretérito (passado), tornando o enuciado errado. Como afirma Netto, " se troca o nome, altera a semântica e, consequentiemente, muda o sentido, a ideologia etc. Portanto, ao colocar enfrentou, descarta a possibilidade de que o serviço social ainda enfrenta esses desafios na contemporaneidade, o que sabemos que não é verdade.
Achei essa questão capciosa ao extremo!
-
a opção C está mais completa, e faz ligação ao anoque enuncia a questão.
-
É no âmbito da adoção do marxismo como referência analítica, que se torna hegemônica no Serviço Social no país, a abordagem da profissão como componente da organização da sociedade inserida na dinâmica das relações sociais participando do processo de reprodução dessas relações. (cf. IAMAMOTO,1982)
Maria Carmelita Yasbeck
http://cressrn.org.br/files/arquivos/ZxJ9du2bNS66joo4oU0y.pdf
-
Marxismo como corrente teórica oferece um método específico para a análise social de alguns aspectos da sociedade moderna, especialmente aqueles ligados aos conflitos de classe e a organização produtiva. O marxismo é uma teoria sobre a evolução da sociedade que pretende explicar cientificamente o capitalismo. Além disso, também se apresenta como uma corrente política voltada para a transformação radical da ordem socioeconômica.
-
cuidado para não confundir;
ANOS 70 - a vertente maxista que remete á profissão á consciência de sua inserção na sociedade de classes e que no Brasil vai configurar-se, em um primeiro momento, como uma aproximação do marxiSmo sem o recursos do pensamento de Marx.
ANOS 80 - É sobretuto Com Marilda Iamamoto 1982 , no início dos anos 80, que a teoria social de Marx inicia sua efetivação interlocução com a profissão. Como matriz teórico-metodológica esta teoria apreende o ser social a partir de mediações.
-
Marquei a B ( pode confundir muito), a questão exige muita atenção, pois Yasbeck também diz que :" na década de 80, o Serviço Social vai aproximar-se do pensamento de Gramsci e particularmente de suas abordagens acerca do Estado, da sociedade civil, do mundo dos valores [...]. Vai chegar a Agnes Heller e à sua problematização do cotidiano, a Georg Lukács e à sua ontologia do ser social fundada no trabalho, a E.P Thompson e à sua concepção acerca das "experiências humanas", a Eric Hobsbawn um dos mais importantes historiadores marxistas da contemporaneidade [...]" (YASBECK, Carmelita. Serviço sociail, direitos sociais e competências profissionais, 2009. pg. 151).
Acredito que o erro da questão esteja somente na palavra "hegemonia" nas teorizações de Heller. Bem ao pé da letra! Me corrijam se estiver errada.
-
Quanto às tendências históricas e teóricometodológicas do debate profissional do Serviço Social dos anos 1980:
A teoria social de Marx inicia sua efetiva interlocução com a profissão, tornando-se hegemônica no Serviço Social no país a abordagem da profissão como componente da organização da sociedade inserida na dinâmica das relações sociais participando do processo de reprodução dessas relações.
-
As questões das provas da Prefeitura de Fortaleza são dificílimas e olha que não é concurso, apenas seleção. Triste!
-
Só não considerei a alternativa C, por causa da "hegemonia"...pqp. Questão pra marcar a menos errada ;x
-
A letra B não esta errada, ela foi copiada fielmente e colada do texto de Yasbek, "fundamentos históricos e teóricos metoddológicos do serviço social na contemporaneidade, pág.12. Não entendi!
-
Sobre a letra B:
"O Serviço Social apropria-se do pensamento de Antônio Gramsci, pois do ponto de vista das referências teórico-metodológicas se coloca para a profissão o confronto com a denominada crise dos modelos analíticos, explicativos das ciências sociais."
A suposta crise dos modelos analíticos da modernidade não tem nada a ver com Gramsci (nem com Marx, como disse o comentário mais curtido), essa discussão é pautada pelos pensadores pós-modernos. A influência de Gramsci nesse período se dá acerca das discussões sobre o Estado, sociedade civil, mundo dos valores, ideologia, hegemonia, subjetividade e cultura das classes subalternas.