Gabarito D
Em conformidade com Pereira (2006, p. 9-10),
O paradigma centrado no conceito não convencional de necessidades humanas básicas tem princípios e critérios radicalmente diferentes dos adotados pelo paradigma liberal porque:
D) Contrapõe à liberdade negativa a liberdade positiva dos cidadãos de exigirem dos poderes públicos não só a remoção de obstáculos que os impedem de exercer sua autonomia, mas o contínuo, sistemático e previsível apoio econômico e social a esse exercício; CORRETA!
A) não aceita a fatalidade da ordem social espontânea em que os mais fortes tendem a subjugar livremente os mais fracos; ERRADA!
B) não desresponsabiliza as instituições públicas de zelar pela justiça, o que incumbe ao Estado o dever de prover bens e serviços sociais em correspondência aos direitos dos cidadãos de terem as suas necessidades básicas satisfeitas; ERRADA!
C) transforma indivíduos egoístas em cidadãos responsáveis e responsivos; [...] G) rejeita as políticas sociais focalizadas na pobreza extrema, porque está provado que tais políticas não liberam o pobre desta condição, funcionando, ao contrário, como armadilhas da pobreza; ERRADA!
Referência: PEREIRA, P. A. P. . Políticas Públicas e Necessidades Humanas com enfoque no gênero. Sociedade em Debate (UCPel) , v. 12, p. 67-86, 2006.