Gabarito A
Vivia-se numa conjuntura marcada pela elevação dos índices de pobreza e de desemprego no Continente. Nesse contexto, foi marcante a interrupção de um processo em curso pela universalização de direitos sociais, produto da luta social, com a substituição de políticas e programas universais por programas focalizados na pobreza e na extrema pobreza (SILVA & LIMA, 2012, p.121).
Referência:
SILVA, Maria Ozanira da Silva e ; LIMA, Valéria Santos Ferreira Almada . O Bolsa Família no Brasil: problematizando a transferência de renda condicionada focalizada em famílias pobres no contexto da América Latina. Revista de Politicas Publicas (UFMA) , v. Especial, p. 231-243, 2012.
"Nesses espaços cotidianamente administramos as profundas transformações que ocorrem nas Políticas Sociais. O traço mais marcante é atribuído à interrupção de um processo em curso pela universalização de direitos sociais, produto da luta social, com a substituição de políticas e programas universais por programas focalizados na pobreza e na extrema pobreza. Embora essa incursão venha propiciando maior visibilidade da pobreza, as determinações estruturais geradoras da pobreza e da desigualdade social são desconsideradas. Essa postura, que vem orientando as políticas sociais no Continente, contribui para estabelecer o risco de limitar a reflexão e a intervenção social, incluindo aí o trabalho dos assistentes sociais a melhorias imediatas de condições de vida dos pobres, servindo tão somente para manter e controlar a pobreza e potencializar a legitimação do Estado. Cria-se um estrato de pobres que se reproduz no nível da sobrevivência, sendo instituída a ilusão de que o problema da pobreza será resolvido pela Política Social".
(O desafio da defesa das Políticas Públicas para o Serviço Social de Maria Carmelita YAZBEK)