SóProvas


ID
211417
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação às teorias de motivação no trabalho, julgue os itens a
seguir.

As teorias de motivação no trabalho são mais voltadas para as razões do que para as habilidades que levam certos indivíduos a realizar suas tarefas melhor que outros.

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO CORRETA.

    As principais teorias motivacionais se focam na identificação das causas de um bom desempenho nas tarefas, para posteriomente promover tais condições e desenvolver as competências formadas.

  •  A motivação é o desejo de exercer altos níveis de esforço em direção a objetivos organizacionais, condicionados pela capacidade de satisfazer necessidades individuais.

  • Realmente. As principais teorias de motivação focam mais nas razões e esquecem de levar em consideração as habiildades que alguns indivíduos têm para realizar tarefas melhor que os outros.

    Acho que uma teoria que leva em consideração a habildade da pessoa seria a Teoria de Vroom. Nessa teoria são levadas em conta 3 aspectos, e um desses aspectos é a expectativa, que é quando a pessoa acredita que tem condições de fazer aquela coisa.

  • CERTA

    Há várias teorias sobre motivação parao trabalho, algumas com alguns elementos comuns. De fato, há muito tempo quese dá importância às metas, feedback e incentivos para dirigir e gerenciarpessoas. O que é novo na área da motivação para o trabalho, porém, é o grau emque as tecnologias modernas possibilitam a aplicação daquilo que há muito tempose conhece. “As teorias de motivação notrabalho normalmente se preocupam mais com as razões do que com as habilidadesque levam alguns Indivíduos a realizar suas tarefas melhor do que outros.”(WAGNER; HOLLENBECK, 1999, 88).

    Fonte: pedromiguelalmeidaneto.files.wordpress.com/.../lideranca-e-motivacao-d...

  • CORRETO.

    Uma outra visão pra essa questão é pelas teorias da motivação, pois não se fala em habilidade. 

    É só pensar nas teorias de conteúdo (procuram explicar quais fatores motivam as pessoas, o que motiva o homem) e nas teorias de processo (como acontece a motivação).  

  • Comentário: Prof. Carlos Xavier.


    As teorias da motivação em geral podem ser divididas no grupo das teorias de conteúdo (preocupadas com conteúdo da motivação; “o que” motiva) e as teorias de processo (“como” a motivação funciona; qual o seu processo de funcionamento). Assim, de forma mais ampla, podemos considerar que as teorias estão focadas nas razões que motivam e nas razões do processo motivacional, de modo que o gestor possa utilizar-se dessas razões para tentar fazer com que o funcionário fique mais motivado. Como afirma a questão, realmente não um grupo de teorias focados nas habilidades necessárias para realizar tarefa melhor que outros. Este é o campo de estudo da gestão por competências, e não da motivação! 


    GABARITO: Certo.

  • MOTIVAÇÃO:

    FORÇA PROPULSORA DO COMPORTAMENTO. A MOTIVAÇÃO FORNECE DIREÇÃO, SENTIDO, INTENSIDADE E PERSISTÊNCIA PARA UM DESEMPENHO.

     

     

    ELEMENTOS QUE INTERFEREM NA MOTIVAÇÃO:

          - HABILIDADES

          - ESTÍMULOS DO AMBIENTE

          - INTERESSES/RAZÕES --> é o elemento que mais interfere. Ex.: das matérias do edital, eu sou pessímo com informática, mas meu interesse em passar é tanto que eu estudo, mesmo não tendo habilidades com essa matéria. Pois meu interesse é passar!

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • CERTO

     

    Trecho retirado de uma monografia feita por um aluno da UNB.

     

    " Spector (2008) afirma que as teorias de motivação no trabalho normalmente se preocupam mais com as razões do que com as habilidades que levam certos indivíduos a realizar suas tarefas melhor do que os outros "

     

     

    FONTE: http://bdm.unb.br/bitstream/10483/1534/1/2009_JoseLuizCunhaAbreu.pdf, PÁG. 26.