-
A auto-eficácia envolve a crença de que com empenho podemos governar acontecimentos gerando o efeito almejado. De acordo com Bandura citado por Vazquez (2005), a auto-eficácia requer não apenas habilidades, mas também força de vontade em acreditar na capacidade de exercer uma determinada conduta, o que é um importante elo entre o saber o fazer. Auto-eficacia refere-se as crenças que o individuo possui sobre seu valor e suas potencialidades. Bandura acredita que, na prática clínica, valorizando a auto– eficácia o sujeito pode progredir no tratamento de determinado transtorno, do mesmo modo que sujeitos com baixo grau de auto–eficácia podem apresentar uma demora maior de resposta. A teoria da auto-eficácia refere-se a auto-estima, em crer nas próprias habilidades. Não se trata de possuir certas capacidades, mas sim de acreditar que as tem, ou que pode adquiri-las por meio de esforço pessoal (expectativa de resultado). Todavia, conforme Bandura, mencionado por Hall, Lindzey e Campebell (1978) a auto-eficacia afeta o começo e a perseverança do comportamento dirigido, já que, os indivíduos tendem a desviar-se de situações quando julgam não serem capazes de resolvê-las, entretanto atuam com mais garantia em circunstancias que possam dominar. Um exemplo simples deste pensamento seria a escolha de um aluno entre duas disciplinas para o posto de monitor, provavelmente ele irá fazer a prova de avaliação para o cargo, sobre aquela matéria que acredita compreender mais.
-
Errado. A teoria da autoeficácia defende que a motivação pode vir da percepção, positiva ou negativa, de variadas intensidades, que o indivíduo tem sobre a sua capacidade e a noção de que com o empenho próprio os objetivos serão alcançados.
-
Vocês acham que essa questão se refere a qual teoria?
Eu acredito que essa questão se refere a teoria do estabelecimento de objetivos, onde, para as pessoas ficarem motivadas elas precisam satisfazer suas necessidades e estabelecer metas.
-
Com certeza trata-se da teoria da fixação de metas, onde o indivíduo é motivado pelos seus objetivos e suas intenções pessoais.
A teoria da autoeficácia é como a crença em suas próprias habilidades pode afetar o seu comportamento.
Abraços!
-
A Teoria da Auto-Eficácia: O argumento básico de Bandura (1997) com relação ao papel das crenças de auto-eficácia no comportamento humano é que o nível de motivação, os estados afetivos e as ações das pessoas baseiam-se mais no que elas acreditam do naquilo que é objetivamente verdadeiro. Por essa razão pode-se prever melhor a maneira como as pessoas agirão por meio de suas crenças em suas capacidades do que pelo que realmente são capazes de realizar, pois essas percepções de auto-eficácia ajudam a determinar o que os indivíduos fazem com o conhecimento e as habilidades que possuem. (Retirado do Livro: Teoria Social Cognitiva – Conceitos Básicos – Albert Bandura / Roberta Gurgel Azzi / Soely Polydoro.
Na minha interpretação, o que determina o comportamento são as crenças que o indivíduo tem em relação as próprias capacidades e não as intenções e objetivos pessoais.
-
Citando como exemplo para melhor visualizar as diferenças entre ambas as teorias (Autoeficácia X Fixação de Metas):
Exemplo 1 (Autoeficácia):
Basta lembrar-se dum sujeito que acredita ser capaz de fazer qualquer coisa a qualquer momento. É autoconfiante, soberbo, mas não quer dizer que tenha objetivos e metas na vida. Às vezes tal autoconfiança nas próprias habilidades pode fazer com que o mesmo fique estagnado, pois na cabeça dele pode vencer a qualquer momento, então para que fazer esforço agora?
Exemplo 2 (Fixação de Metas e Objetivos):
É o sujeito que se programa, tem metas e objetivos, porém, pode não confiar na própria capacidade.
Em qualquer dos exemplos dados, já vimos pessoas assim em nossas vidas.
-
Concordo com Mariana. Acho q diz respeito a Teoria do Estabelecimento de Objetivos. Chiaventato, no seu livro, Administração de Novos Tempos diz:
A auto-eficácia é a crença de um indivíduo a respeito de seu desempenho em uma tarefa. Quanto maior a auto-eficácia, tanto maior a confiança que a pessoa tem na sua capacidade de ser bem-sucedida na tarefa. Pessoas com elevada auto-eficácia tendem a reagir à retroação negativa com maior esforço para ultrapassar o desafio, enquanto pessoas com baixa auto-eficácia tendem a abandonar o esforço em função da retroação negativa.
Bons estudos!
-
Teoria da Auto-Eficácia: se preocupa em estudar como a crença das pessoas em suas próprias habilidades pode afetar o seu comportamento. De acordo com essa teoria, a motivação para uma tarefa está relacionada ao fato de a pessoa acreditar ou não que é capaz de concluir a tarefa com sucesso.
Essa teoria afirma que a motivação e o desempenho são em parte determinados pela crença das pessoas sobre o quanto elas podem ser eficientes. Em outras palavras, pessoas com grande auto-eficácia acreditam ser capazes de realizar tarefas e serão motivadas a aplicar o esforço necessário para isso. Por outro lado, pessoas com pequena auto-eficácia não acreditam ser capazes de realizar tarefas e não serão motivadas a se esforçar. De certa forma, isso é como a idéia da auto-satisfação, pela qual uma pessoa se comporta de forma condizente com suas crenças iniciais. Essa teoria pressupõe que a pessoa tenha a habilidade necessária e que as limitações quanto ao desempenho são insignificantes.
O conceito da auto-eficácia em si está ligado a tarefas específicas ou determinadas ações, e a auto-eficácia das pessoas pode variar de uma tarefa para outra.
Em: Livro Psicologia nas organizações - Paul Spector
-
A questão se refere à teoria do estabelecimento dos objetivos de Edwin Locke:
Determinação de níveis de desempenho específicos
Definir objetivos influencia as pessoas, no sentido de se julgarem capazes de alcançar desempenho e seus objetivos pessoais.
Objetivos específicos geram mais resultados que os vagos
Objetivos difíceis conduzem o melhor desempenho do que os fáceis
Se as pessoas participam na formulação dos objetivos, há menor resistência e maior probabilidade de aceitação
-
A Prof: Giovanna Carranza assim explica:
Auto Eficiência: O individuo e capaz de influenciar seu próprio comportamento em função de seus objetivos.
Auto Eficácia: É a percepção que o indivíduo tem que ele é inteligente que ele é capaz( Elevada de mais atrapalha no processo de aprendizagem)
-
para mim o correto seria teoria da expectativa
-
De acordo com Bandura (1977, 1981, 1986, 1997), o conceito da auto-eficácia refere-se à avaliação que um individuo faz de sua habilidade de realizar uma tarefa dentro de um certo domínio. A teoria da auto-eficácia prevê que o nível de confiança do individuo no que concerne as suas habilidade é um forte motivador e regulador de seus comportamentos. Defende que o indivíduo que se percebe capaz de realizar uma determinada tarefa, faz maior esforço para realizá-la, tem maior motivação para concluí-la e persevera mais tempo na sua realização do que o indivíduo com baixa auto-eficácia.
-
ERRADA
A questão trata da teoria da fixação de metas/objetivos de Edwin Locke e Lathan - o princípio básico dessa teoria diz que o comportamento das pessoas é motivado por intenções e objetivos, que podem estar intimamente relacionados a comportamentos específicos. As metas de uma pessoa são determinante da motivação relacionada à tarefa.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Teoria da autoeficácia de Bandura - o indivíduo se motiva quando percebe que é capaz de realizar suas atividade de forma autônoma e exemplar.
-
A teoria da auto-eficácia de Bandura não se trata nem de objetivo, nem de intenção, mas sim da CRENÇA que se tem com relação à própria capacidade de realizar determinada tarefa. Por exemplo, essa teoria, aplicada ao nosso dia a dia, refere-se à nossa crença/convicção/confiança de que somos capazes de passar em um ótimo concurso público.
GABARITO: ERRADO.
-
Teoria da auto-eficácia = o meu EMPENHO me levará a realizar os meus OBJETIVOS.
A questão tangenciou isso, comeu pela beirada, rebolou.. mas não disse isso, então tá errada!
Vamo que vamo!
-
Errado, a questão se refere a teoria da fixação de metas/objetivos de Locke.
-
O livro de Rennó diz que a teoria da estabelecimento de objetivos é = a autoeficácia, são a mesma e são de Locke.
Precisei de Ribas pra me tirar desse engano. Que palhaçada de Rennó!
-
Item errado!
Conforme Ribas e Salim (2016), estamos diante da Teoria da Fixação de Metas/Objetivos de Edwin Locke e Lathan: "O princípio básico dessa teoria diz que o comportamento das pessoas é motivado por intenções e objetivos, que podem estar intimamente relacionados a comportamentos específicos."
Já a Teoria da Autoeficácia, de Bandura, diz: "Pessoas com grande autoeficácia acreditam ser capazes de realizar tarefas e serão motivadas a aplicar o esforço necessário para isso."
At.te, CW.
ANDREIA RIBAS & CASSIANO SALIM. Gestão de Pessoas para Concursos. p356-357. 4ª edição. Editora Alumnos, 2016.
-
A teoria da auto-eficácia explica que a crença (de que se pode fazer) é o verdadeiro motivador do empregado.
Crença de que se pode realizar algo com excelência/autonomia.
-
ERRADO
A autoeficácia é tida como a crença que o indivíduo tem sobre sua capacidade de realizar com sucesso determinada atividade. Dessa forma, sua crença pode afetar suas escolhas e o desempenho profissional.
FONTE: Por dentro da autoeficácia: um estudo sobre seus fundamentos teóricos, suas fontes e conceitos correlatos. http://eduem.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/viewFile/10818/5961
-
A teoria da autoeficácia explica como as intenções e os objetivos pessoais podem resultar em determinado comportamento. Resposta: Errado.
Comentário: a teoria da autoeficácia (Badura) refere-se a capacidade que determinadas pessoas acreditam ser capazes de realizar tarefas específicas e serão motivadas a aplicar o esforço necessário para isso. O conceito apresentado na questão trata da teoria da fixação de metas e objetivos de Edwin Locker e Lathan.
-
A teoria que explica como as intenções e os objetivos pessoais podem resultar em determinado comportamento é a teoria do estabelecimento de objetivos, e não a teoria da autoeficácia.
Gabarito: E