- 
                                Questão clássica de concordância verbal   Coletivos partitivos (metade, a maior parte, maioria, etc.) – o verbo fica no singular ou vai para o plural.   Letra B Fonte: http://portugues.uol.com.br/gramatica/concordancia-verbal-.html 
- 
                                Partitivos e coletivos No início era o verbo.
 
 Depois vieram o nome, a oração...
 
 E as dúvidas: Uma série de irregularidades foi cometida ou foram cometidas? Um total de 55 questões foi respondido ou foram respondidas? A maioria dos estudantes foi ou foram ao parque?
   Quando os primeiros gramáticos estabeleceram os princípios lógicos que norteariam a sintaxe (as relações entre as palavras nas orações), sabiamente determinaram que o verbo concordaria com a parte central do sujeito, isto é, o NÚCLEO.
 
 Contudo, a língua é um organismo vivo, não é estática, modifica-se ao longo do tempo.
 
 A concordância dos sujeitos partitivos e coletivos é uma amostra dessa mudança.
 
 Inicialmente, a concordância era apenas com o núcleo.
 
 Com o passar do tempo, de tanto as pessoas fazerem a concordância com o adjunto plural em vez do núcleo, como em “Um grupo de dez estudantes foram ao parque”, os gramáticos cederam e passaram a aceitar também a concordância com o adjunto, no caso exclusivo dos nomes coletivos e partitivos.
 
 Não gostamos dessa concordância porque há substantivos coletivos que repelem a concordância com o adjunto.
 
 “Equipe” é um deles.
 
 Fica estranho, por exemplo, “Uma equipe de médicos operaram o paciente no Hospital das Clínicas”.
 
 É por isso que preferimos a concordância tradicional, que, além de ter melhor sonoridade,  é sempre certa: “Uma série de irregularidades foi cometida”; “Um total de 55 questões foi respondido”; “A maioria dos estudantes foi ao parque”; “Uma equipe de médicos operou o paciente no Hospital das Clínicas”.
 fonte: http://www.portuguesnarede.com/2008/12/partitivos-e-coletivos.html 
- 
                                fiquei meio em duvida da alternativa B.  EXEMPLO NO MEU ENTENDIMENTO:  A maioria das pessoas faltaram (o verbo concorda com "pessoas") A maioria das pessoas faltou à reunião (nesse caso sim o verbo concorda com "maioria") alternativa E (para mim seria a mais correta) Mais da metade dos candidatos não fez a prova Mais da metade dos candidatos não fizeram a prova
 
 
- 
                                Pra mim, a questão foi mal formulada, porque a maioria dos concurseiros sabem/sabe que as expressões partitivas mais determinates, por exemplo, a maioria, a minoria, uma grande parte, uma pequena parte, parte de, metade de, um grande número, um pequeno número, podem tanto o singular quanto o plural. A banca apenas colocou "a maioria tem um pé na computação". Se analisarmos a oração, a concordâcia só será aceita no singular. Porém, pela resposta da banca, ela subentende o determinante anteriormete citado, que é crianças. Portanto, a oração que a banca quer que analisemos é: "A maioria das crianças tem um pé na computação".  
- 
                                Discordo do gabarito. Pois a letra E també está CORRETA...    Quando o sujeito é formado por uma expressão partitiva (parte de, uma porção de, o grosso de, metade de, a maioria de, a maior parte de, grande parte de...) seguida de um substantivo ou pronome no plural, o verbo pode ficar no singular ou no plural.   Por Exemplo:   A maioria dos jornalistas aprovou / aprovaram a ideia. 
 Metade dos candidatos não apresentou / apresentaram nenhuma proposta interessante.
   fonte:http://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint49.php   Espero ter ajudado. 
- 
                                1) Sujeito formado por uma expressão partitiva (parte de, uma porção de, o grosso de, metade de,
 a maioria de, a maior parte de, grande parte de... ) seguida de um substantivo ou pronome no plural:
 o verbo pode ficar no singular ou no plural.
 ˃˃ A maioria dos entrevistados concordou / concordaram com a ideia.
   2) Sujeito formado por expressão que indica quantidade aproximada (cerca de, mais de, menos
 de, perto de... ) seguida de numeral e substantivo: o verbo concorda com o substantivo.
 ˃˃ Mais de um aluno conseguiu a média. ˃˃ Perto de duzentos políticos compareceram à solenidade.   são regras diferentes por isso que não é a letra E! 
- 
                                A alternativa E está incorreta porque trata de um coletivo determinado:  “Mais da metade dos candidatos não fez a prova” Nesse caso, o verbo concordará com a palavra coletiva ou com o determinante. 
- 
                                CONCORDÂNCIA COM COLETIVOS E PARTITIVOS     Está correta a concordância verbal na frase “A maioria dos navios a vela eram feitos de madeira”?     Quando o sujeito é um coletivo ou partitivo (exército, alcateia, rebanho, a maior parte de, a maioria dos, a minoria dos etc.), seguido de complemento plural, a concordância verbal pode ser feita com o verbo no singular (concordando com o núcleo do coletivo/partitivo), ou no plural, (concordando com o complemento).   Exemplos:   ·        O exército dos persas atacou/atacaram durante o alvorecer. ·        A alcateia de lobos albinos foi/foram derrotada(s) pelos rivais do norte. ·        A maioria dos viciados não consegue/conseguem libertar-se da dependência. ·        A minoria dos alunos gostava/gostavam daquela professora.   Fonte:Língua Pátria, Pátria Língua.   Gab. B 
- 
                                Pessoal....de acordo com a aula da professora de português aqui do QConcursos, a expressão "Metade de" não é partitiva e sim NUMERAL.
 Portanto, na regra de numeral, o verbo concorda com o numeral. No caso de fração, o verbo concordará com o numerador. No caso de decimais, o verbo concordará com o número inteiro. Por isso a letra E está incorreta.
 Ex:
 A metade dos alunos interessou-se pelo assunto (CORRETO).
 A metade dos alunos interessaram-se pelo assunto (ERRADO).
 
- 
                                Esta questão está incorreta, e cabe anulação pois a palavra maioria (sozinha como exposto na alternativa b, conforme abaixo) somente admite singular, ela não admite plural. Pois o que admitiria plural seria a existência de um substantivo no plural logo após ela, por exemplo: a maioria de crianças. Sabemos que o texto, de fato, traz a idéia de que o termo "maioria" esteja se referindo a "crianças". Entretanto: a alternativa está indagando que unicamente a palavra "maioria" admite tanto o singular quanto o plural. Esse é o erro. b) Está adequada, pois a expressão ‘a maioria’ admite tanto singular quanto plural. 
- 
                                lembrando que  está implícito "crianças". Logo fica: A maioria das crianças tem um pé...
 
 A maioria deles, a minoria daqueles... A maioria deve está relacionado a algum termo. Assim como como minoria, cerca de...
 
 Diferente de " multidão" (coletivo) que sozinho fica no singular
 A multidão invadiu o campo
 Amultidão de torcedores invadiu/invadiram o campo 
- 
                                Débora Santos, é verdade que na letra E, "Mais da metade" se trata de um NUMERAL e na letra B, "A maioria" se trata de um PARTITIVO, e aí que está o porquê a letra E não pode ser referência para o gabarito B. Um é numeral (admite apenas uma concordância) e o outro é um partitivo (admite 2 concordâncias, a rígida e a atrativa)! Porém, a frase da letra E está correta.   e) “Mais da metade dos candidatos não fez a prova”. (O verbo "fez" no singular concorda com o numeral "metade") CORRETA!     “Muitas crianças conhecem grifes, perfumes, a maioria tem um pé na computação, nenhuma resiste a um videogame.” (O verbo "ter" no singular (tem) concorda com o partitivo "a maioria" - concordância rígida) CORRETA!    “Muitas crianças conhecem grifes, perfumes, a maioria têm um pé na computação, nenhuma resiste a um videogame.” =   "a maioria (das crianças) têm um pé na computação, nenhuma resiste a um videogame.” (O verbo "ter" no plural concorda com o substantivo no plural "crianças" (têm) - concordância atrativa) CORRETA!  
- 
                                O verbo TER  poderá ir para a terceira pessoa do singular ou plural, pois tem expressão coletiva.   A maioria tem um pé na computação, nenhuma resiste a um videogame    OBS. (TEM OU TÊM) caso seja "TEM" concordará com a maioria, ou seja, a expressão coletiva, mas, se for crianças, que está elíptico na frase, será plural "TÊM".   Gabarito: B   
- 
                                Pq a alternativa E está errada? "mais da metade" não é expressão partitiva?  
- 
                                Questão divia ser anulada. Quando existe termos partitivos, é permitido concordar com o termo partitivo ou com o especificador no plural. Contudo, na questão não existe especificador no plural, logo, o verbo só pode ficar no singular. Ninguém viu isso? Pelo amor de deus! 
- 
                                Rafael Salles tem especificador sim, está elíptico: “Muitas crianças conhecem grifes, perfumes, a maioria tem um pé na computação, nenhuma resiste a um videogame.”                        “[Muitas crianças conhecem grifes, perfumes,] [a maioria (das crianças) tem um pé na computação], [nenhuma (das crianças) resiste a um videogame].”                                                                  ELÍPTICO                                                                ELÍPTICO 
- 
                                Tem? o certo não seria tém ou têm?  
- 
                                Quando o sujeito é formado por uma expressão partitiva (parte de, uma porção de, o grosso de, metade de, a maioria de, a maior parte de, grande parte de...) seguida de um substantivo ou pronome no plural, o verbo pode ficar no singular ou no plural. http://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint49.php A letra E também está correta.  
- 
                                questão errada... n tem como justificar esse gabarito. A regra de concordâncias das palavras de sentido coletivo é o singular. Somente haverá a concordância facultativa caso esse termo venha especificado por um adjunto adnominal 
- 
                                Questão deveria ter sido anulada! Duas alternativas corretas! "B" e "E". Mais da metade dos candidatos não fez a prova. = Correto Mais da metade dos candidatos não fizeram a prova. = Correto A maioria dos candidatos não fez a prova. = Correto A maioria dos candidatos não fizeram a prova. = Correto Sem contar que "maioria" e "mais da metade" são termos sinônimos. Me corrijam se eu estiver equivocado. 
- 
                                Em 30/10/2017, às 17:56:32, você respondeu a opção E.Errada! Em 04/09/2017, às 22:35:43, você respondeu a opção E.Errada!   Esta eu não vou acertar nunca kk 
- 
                                GAB: B   Alternativa E - Os numerais podem ser classificados em: 
 a) cardinal: nomeia o número de seres.
 Zero, um, dois, três, quatro...
 Ex.: Há dez vagas para setenta candidatos.
   
 b) ordinal: indica a ordem que o ser ocupa numa série.
 Primeiro, segundo, terceiro, quarto...
 Ex.: Patrícia alugou um apartamento no segundo andar do prédio.
   
 c) multiplicativo: exprime aumentos proporcionais de quantidade, indicando números múltiplos de outros.
 Dobro, triplo, quádruplo...
 Ex.: O jogador ganhou o triplo do valor da aposta.
   
 d) fracionário: indica a diminuição proporcional da quantidade, o seu fracionamento.
 Meio, METADE, terço...
 Ex.: Keilla tomou meio litro de refrigerante.
 Ex.: Comemos a METADE da pizza. 
- 
                                1) Coletivo partitivo: o verbo concorda com a parte ou com o todo. 
 
 
 
 Ex. A maioria dos ministros votará a favor. Ex. A maioria dos ministros votarão a favor. 
 
 OBS. Só será facultativo (singular ou plural) quando tiver determinante. Ex.: a maioria saiu, só cabe o singular porque não tem determinante.   Fonte: Gran Cursos Online 
- 
                                a maioria( DAS CRIANÇAS) tem um pé na computação   CONCORDA TANTO COM MAIORIA QUANTO COM CRIANÇAS. 
- 
                                A maioria do meu dinheiro estão perdidos tá beleza, então, né?!  
- 
                                Parecer da Banca: Percebe-se claramente, analisando-se o contexto, que a expressão “das crianças” está implícita após a palavra “maioria”. Apenas uma análise estritamente descontextualizada leva a crer a inexistência de um substantivo no plural. Na alternativa E a regra evidenciada é aquela para sujeito que denota quantidade aproximada (cerca de, mais de, menos de). Conferir página 513 da “Nova Gramática do Português contemporâneo Celso cunha & Lindley Cintra, 6ªed. 2013.”   Muitas crianças conhecem grifes, perfumes, a maioria tem um pé na computação. Muitas crianças conhecem grifes, perfumes, a maioria têm um pé na computação.   Muitas crianças conhecem grifes, perfumes, a maioria faz compras. Muitas crianças conhecem grifes, perfumes, a maioria fazem compras.   Muitas crianças conhecem grifes, perfumes, a maioria gosta de liberdade. Muitas crianças conhecem grifes, perfumes, a maioria gostam de liberdade.   É uma questão de contexto. A letra C e E dizem a mesma coisa, logo, não poderia ser uma delas.  Na letra D, que foi a que marquei, a palavra multidão é um substantivo coletivo, o verbo deve estar no singular, só deve ficar no plural caso tenha uma especificação e na oração não há, e não há contexto como no enunciado, então não teria como colocar o verbo correr no plural. https://portugues.uol.com.br/gramatica/concordancia-verbal-.html   Foi o que consegui interpretar pela justificativa do recurso. GAB B 
- 
                                INAZ é uma porcaria 
- 
                                INAZ é uma porcaria.