SóProvas


ID
2116654
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Quanto ao conceito de tributo pode-se afirmar, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D

    Tributo segundo o CTN:
    Art. 3º Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada

    Princípio da legalidade tributária na CF:

    Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:

    I - exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabeleça

    Quanto à acepção "exigir", entende-se por instituir tributo, nessa parte não há exceção ao princípio da legalidade, todo tributo é instituído por lei.
    Na acepção "aumentar", existem exceções, como a majoração da alíquota do II, IE IPI e IOF.

    Portanto: todo tributo é instituído por lei, mas nem todo é majorado por lei.

    bons estudos

  • Sim, é necessário lei para instituição do tributo, porém devemos nos lembrar da medida provisória, que, embora não seja lei em sentido formal, tem a mesma força.

    CF/88, art. 62, § 2º Medida provisória que implique instituição ou majoração de impostos, exceto os previstos nos arts. 153, I, II, IV, V, e 154, II, só produzirá efeitos no exercício financeiro seguinte se houver sido convertida em lei até o último dia daquele em que foi editada.

     

    Bons estudos!

  • Criar ou extinguir tributo: sempre por lei ou ato normativo de mesma força (medida provisória)

     

    - Majorar ou reduzir tributo:

     -> Regra é que seja por lei (ou medida provisória)

    -> Exceções: alíquotas do II, IE, IPI, IOF e CIDE-combustíveis são alteráveis por ato do Poder Executivo e alíquotas do ICMS-monofásico sobre combustíveis são definidas mediante convênio.

     

    Fonte: Ricardo Alexandre. Direito Tributário Esquematizado, Ed. Método, 2016. p. 14.

  • Alternativa A: De fato, o tributo constitui prestação cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada, o que impede qualquer discricionariedade por parte do agente público. Assim, se o tributo é devido, deve ser cobrado. Alternativa correta.


    Alternativa B: O tributo é necessariamente uma prestação pecuniária em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, conforme definição contida no art. 3º, do CTN. Alternativa correta.


    Alternativa C: Como vimos, o tributo não tem caráter punitivo. Alternativa correta.


    Alternativa D: Todo e qualquer tributo deve, necessariamente, ser instituído por meio de lei, nunca por ato infralegal, como um decreto. Alternativa errada.


    Alternativa E: De fato, o tributo é uma obrigação legal, isto é, não depende da manifestação de vontade das partes, mas sim da imposição legal. Alternativa correta.


    Prof. Fábio Dutra

  • REPOSTA CORRETA SENDO A ERRADA QUE A QUESTÃO PEDE É A LETRA (D), A QUESTÃO SE TORNA ERRADA PORQUE PARA COBRAR TRIBUTOS DEVEM ESTÁ REGULAMENTADOS POR LEI, MAIS PRECISAMENTE LEI COMPLEMENTAR, E NÃO, DECRETOS COMO DIZ A QUESTÃO.

    LEDRA D

    OBS.. SEMPRE POR LEI A REGRA, A EXCEÇÃO ATO NORMATIVO OU SEJA, MEDIDA PROVISORIA.

  • CTN. Art. 3º Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.

    Vamos à análise de cada alternativa:

    a) a cobrança do tributo é atividade plenamente vinculada, não deixando margem à discricionariedade do agente público. CORRETO

    Exato. O Auditor Fiscal exerce sua atividade de forma plenamente vinculada, não podendo fazer análise de conveniência e oportunidade para efetuar o lançamento tributário

    b) tributo é prestação pecuniária em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir. CORRETO

    O tributo é prestação pecuniária em moeda ($$) ou cujo valor se possa exprimir (ex: indexadores). Item correto. 

    c) o tributo é prestação que não pode se constituir em sanção de ato ilícito. CORRETO

    O tributo, diferente da multa, não constitui sanção de ato ilícito. Enquanto o tributo é devido pela simples ocorrência do fato gerador previsto em lei, a multa tributária é cobrada em caso de inobservância/descumprimento da legislação tributária, sendo uma sanção (penalidade) em decorrência da infração cometida pelo sujeito passivo da obrigação tributária. Item correto

    d) o tributo só pode ser criado por lei, mas existem exceções como os impostos de importação e o imposto sobre produtos industrializados, que podem ser criados por decreto. INCORRETO

    O tributo só pode ser criado por lei em sentido estrito e não há exceção ao Princípio da Legalidade no que tange à criação de tributos. O que pode ser disciplinado por decreto do Chefe do Poder Executivo (que será visto em aula futura) é a alteração da alíquota do II, IE, IPI e IOF (art.153, §1°, da CF/88) atendidas as condições e os limites estabelecidos em lei.

    e) o dever de pagar o tributo é imposto pela lei, independentemente da vontade das partes envolvidas. CORRETO

    Essa é a definição da compulsoriedade do tributo. Ele deve ser pago independente da vontade das partes.

    Resposta: D

  • O tributo só pode ser criado por lei em sentido estrito e não há exceção ao Princípio da Legalidade no que tange à criação de tributos. O que pode ser disciplinado por decreto do Chefe do Poder Executivo (que será visto em aula futura) é a alteração da alíquota do II, IE, IPI e IOF (art.153, §1°, da CF/88) atendidas as condições e os limites estabelecidos em lei.