-
Letra D. Correto.
Letra A. Pelo sistema Bismarckiano de previdência trabalhadores empregados e empregadores contribuem em poupança compulsória de forma que apenas os que contribuem têm direito à benefícios.
Letra B. Vide comentários à letra A.
Letra C. O sistema Beveridgiano abrange a universalidade dos indivíduos de uma sociedade em razão da contribuição de todos os nacionais.
Letra E. Vide comentários à Letra A. A previdência social no Brasil adotou o sistema misto; para Benefícios Previdenciários adotou o sistema Bismarckiano, para a seguridade social adotou o sistema Beveridgiano.
-
GABARITO: D
BISMARCKIANO----------------> SÓ QUEM CONTRIBUI TEM DIREITO: PREVIDÊNCIA
BEVERIDGIANO----------------> TODOS TÊM DIREITO: ASSISTÊNCIA E SAÚDE
-
Questão muito didática.
-
Gabarito: D
O modelo beveridgiano tratava-se de um sistema que garantia a todos um estado mínimo, abaixo do qual ninguém deveria viver. Tem-se a sistematização da seguridade social tal qual a conhecemos hoje, com garantias à saúde, assistência e previdência.
Willian Henry Beveridge foi um economista e reformista social britânico que propôs, dentre outros assuntos, que todas as pessoas em idade de trabalhar deveriam pagar uma contribuição ao Estado. Esse valor seria utilizado posteriormente como subsídio para doentes, desempregados e viúvas.
-
RESUMINHO DO QUE OS COLEGUINHAS COLOCARAM AQUI (que me ajudou bastante a entender.. obrigada)
a) MODELO BISMARCKIANO----------------> SÓ QUEM CONTRIBUI TEM DIREITO: PREVIDÊNCIA
Pelo sistema Bismarckiano de previdência trabalhadores empregados e empregadores contribuem em poupança compulsória de forma que apenas os que contribuem têm direito à benefícios.
####
b) MODELO BEVERIDGIANO----------------> TODOS TÊM DIREITO: ASSISTÊNCIA E SAÚDE
O modelo beveridgiano amplia o seguro social para o maior número de riscos e alarga as fontes de financiamento da seguridade social para além da folha de pagamento, incluindo os impostos.
A previdência social no Brasil adotou o sistema misto: para Benefícios Previdenciários adotou o sistema Bismarckiano, para a seguridade social adotou o sistema Beveridgiano.
-
É necessário destacar que as transformações históricas do modelo de assistência à saúde pública tinha como base o modelo bismarckiano, com políticas sociais reduzidas, restritiva, atendendo apenas as necessidades sociais mínimas. (Behring,p65,2011)regulador do antagonismo entre capital e trabalho,na fase concorrencial do capitalismo e no modelo Beveridgiano avança incluindo outras categorias de trabalho com a instauração do estado de bem estar social adotando politicas universalista,não deixando de ser um sistema bismarckiano exclusivamente contratualista o direito só para quem paga.A seguridade social brasileira é hibrida e nasce consequente das expressões das desigualdades sociais produzidas do contexto do modo de produção capitalista.
-
gente por incrível que pareça eu acertei a questão com uma frase apenas ...
beveridgiano----- é o do bem !
ao estudar e sempre bater de frente com os dois e trocar os conceitos pensei , o sistema beveridgiano amplia direitos , é mais universal .
criei a frase , e desde então não confundo os dois conceitos