GABARITO: letra A
O planejamento estratégico dá unidade aos esforços que a organização realiza para melhorar a qualidade dos seus produtos e serviços. Cria condições para a transformação de ideias em realidade.
Para tanto, é necessário que os servidores e gestores conheçam e assimilem seus elementos, para que possam internalizá-los e comunicá-los adequadamente.
Os principais elementos que compõem um planejamento são: missão, visão de futuro, valores, cenários, objetivos estratégicos, indicadores e metas.
(Fonte: http://sistemas.fesfsus.ba.gov.br/guiatrabalhador/TrabSEDE/arq/Planejamento%20Estrat%C3%A9gico.pdf )
(Leitura recomendada: Administração Pública – Augustinho Paludo, 2016 ⇨ Capítulo 15 – Gestão Estratégica, Planejamento Estratégico e BSC)
O ambiente cheio de incertezas em que estão inseridas as organizações faz com que essas busquem se adaptar constantemente. E nesse sentido, uma ferramenta indispensável é o planejamento estratégico, que proporciona flexibilidade na gestão das organizações com técnicas e processos administrativos. Daí a correção da alternativa "C".
O planejamento estratégico é amplo e abrange toda a organização. Suas características mais comuns são:
É projetado no longo prazo, tendo seus efeitos e consequências estendidos a vários anos pela frente.
Envolve a empresa como uma totalidade, abrange todos os recursos e áreas de atividade, e preocupa-se em atingir os objetivos em nível organizacional.
É definido pela cúpula da organização (no nível institucional) e corresponde ao plano maior ao qual todos os demais estão subordinados.
Portanto, correta a alternativa "B".
O planejamento estratégico é compreensivo. Ele envolve a organização como uma totalidade, abarcando todos os seus recursos, no sentido de obter efeitos sinergísticos de todas as capacidades e potencialidades da organização. A resposta estratégica da organização envolve um comportamento global, compreensivo e sistêmico. A participação das pessoas é fundamental nesse aspecto, pois o planejamento estratégico não deve ficar apenas no papel, mas na cabeça e no coração de todos os envolvidos. São eles que o realizam e o fazem acontecer. Daí a correção da alternativa "D" e a incorreção da alternativa "A".
Na conexão com o planejamento estratégico deve estar a intenção estratégica.
A intenção estratégica serve para conciliar fim e meios organizacionais para o alcance de um desempenho superior, bem como outros resultados organizacionais. A formalização da intenção estratégica ocorre pela formulação do negócio; missão; visão; objetivos e metas; e princípios ou valores. Assim, correta a alternativa "E".