-
Gabarito E:
6.4. Estilos de Liderança
Um dos trabalhos pioneiros na tentativa de mapear os estilos de liderança foi o de Kurt Lewin e de seus assistentes na Universidade de Iowa.7 Os estilos mapeados pelo autor foram: autocrático, democrático e liberal (ou laissez-faire, deixar fazer em francês).
No estilo autocrático, o líder centraliza todas as decisões, sem pedir a participação dos seus subordinados. Esse líder determina como o trabalho será feito, quem o fará, quando o fará etc. A participação dos funcionários no processo de tomada de decisão é muito limitada!
Já o estilo democrático caracteriza-se pela delegação de autoridade aos subordinados, que são incluídos no processo de tomada de decisão pelo líder. A decisão então é tomada em conjunto pelo líder e seus liderados.
Esse estilo pode ser classificado como consultivo, no qual o líder pede a opinião dos subordinados antes de tomar a decisão, ou participativo, em que os funcionários participam não só com a opinião, mas decidem conjuntamente com o líder.
Finalmente, liberal ou laissez-faire é o estilo em que o líder dá total liberdade aos subordinados para decidirem como acharem melhor! O líder tem somente a função de responder as perguntas ou dúvidas dos funcionários e fornecer os recursos necessários para o trabalho.
O objetivo de Lewin era determinar qual dos estilos seria o mais eficaz. Sua primeira constatação foi a de que o estilo liberal era o menos eficaz, ou seja, não gerava um desempenho maior, uma satisfação nos subordinados e uma maior qualidade do trabalho!
Entretanto, Lewin não conseguiu definir se o estilo democrático era superior ao autocrático. Aparentemente, o estilo democrático indicava ser superior em relação à satisfação no trabalho e à maior qualidade, mas era similar na quantidade de trabalho.
-
Gabarito E.
Liderança autocrática - as decisões sào mais centralizadas.
-
A resposta é a letra "E".
Um estudo pioneiro sobre liderança, desenvolvido por White e Lippitt, revelou três diferentes estilos básicos de liderança: a autocrática, a liberal (laissez-faire) e a democrática.
Liderança autocrática: o comportamento dos grupos mostra forte tensão, frustração e, sobretudo agressividade. De outro lado, nenhuma espontaneidade, ou iniciativa, nenhuma formação de grupos de amizade. Embora aparentemente gostem das tarefas, os membros do grupo não demonstram satisfação com relação á situação. O trabalho somente se desenvolve com a presença física do líder. Quando este se aumenta, as atividades cessam e os grupos expandem seus sentimentos reprimidos, chegando a explosões de indisciplina e de agressividade.
Liderança liberal: embora a atividade dos grupos seja intensa, a promoção é simplesmente medíocre. As tarefas desenvolvem-se ao acaso, com muitas oscilações, perdendo-se muito tempo com discussões mais voltadas para motivos pessoais do que relacionadas com o trabalho em si. Nota-se forte individualismo agressivo e pouco respeito pelo líder.
Liderança democrática: há formação de grupos de amizade e de relacionamentos cordiais entre os meninos. Líder e subordinados passam a desenvolver comunicações espontâneas, francas e cordiais. O trabalho mostra um ritmo suave e seguro, sem alterações, mesmo quando o líder se ausenta. Há um nítido sentido de responsabilidade e de comprometimento pessoal, além de uma impressionante integração grupal dentro de um clima de satisfação.
Ainda, quanto à produtividade, percebe-se que os grupos submetidos à liderança autocrática apresentam a maior quantidade de trabalho produzido. Sob a liderança liberal, não se saem bem quanto à quantidade nem quanto à qualidade. Com a liderança democrática os grupos não apresentam um nível quantitativo de produção tão elevado quando submetidos à liderança autocrática, porém a qualidade do seu trabalho é surpreendentemente superior.
Gabarito: letra "E".
-
GABARITO: LETRA E
ESTILOS DE LIDERANÇA:
Refere-se àquilo que o líder faz, ao seu estilo de comportamento para liderar. Na literatura especializada, encontramos três estilos:
• Liderança autocrática
• Liderança democrática
• Liderança liberal ou Laissez faire
LIDERANÇA AUTOCRÁTICA: Na Liderança autocrática o líder é focado apenas nas tarefas. Este tipo de liderança também é chamado de liderança autoritária ou diretiva.
O líder toma decisões individuais, desconsiderando a opinião dos liderados. O líder determina as providências e as técnicas para a execução das tarefas, de modo imprevisível para o grupo. Além da tarefa que cada um deve executar, o líder determina ainda qual o seu companheiro de trabalho. O líder é dominador e pessoal nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro. Este estilo de liderança resulta em forte tensão no grupo, frustração, agressividade quando o líder está ausente, falta de iniciativa e espontaneidade dos componentes do grupo. Na presença do líder, os liderados desempenham suas atividades normalmente, mas na sua ausência fazem “corpo mole”, param suas atividades, dando evasão aos sentimentos reprimidos.
LIDERANÇA DEMOCRÁTICA: Chamada ainda de liderança participativa ou consultiva, este tipo de liderança é voltado para as pessoas e há participação dos liderados no processo decisório. As decisões são tomadas em conjunto com o grupo. Este determina as técnicas de execução das tarefas e sua divisão. Cada membro do grupo tem a liberdade de escolher seus companheiros de trabalho. O líder é participativo e procura ser um elemento normal no grupo, sugerindo quando solicitado e sempre apresentando alternativas para o grupo escolher. Suas avaliações são objetivas, e quando necessita criticar ou elogiar, limita-se aos fatos.
Este estilo de liderança possibilita a formação de relacionamentos cordiais, o surgimento da franqueza, espontaneidade, autonomia e criatividade. Na ausência do líder, os liderados continuam produzindo e qualquer elemento pode assumir a liderança, se necessário. Os membros do grupo se mostram motivados e satisfeitos com a liderança.
LIDERANÇA LIBERAL OU LAISSEZ FAIRE: Este estilo dá total liberdade ao grupo, sendo sua liderança mínima. A divisão das tarefas, escolha dos companheiros, a execução fica por conta do grupo, sem que o líder participe do processo. O líder não avalia e quando solicitado faz comentários aleatórios sobre o grupo.
Este tipo de liderança é indicado para uma equipe madura, auto dirigida e que não necessita de supervisão constante. Por outro lado, a Liderança liberal também pode ser indício de uma liderança negligente e fraca, onde o líder deixa passar falhas e erros sem corrigi-los.
PROFº PETRONIO CASTRO - LOJA DO CONCURSEIRO.
-
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre a teoria dos três estilos de liderança. Sendo que deve ser marcada a opção que apresenta características que podem ser atribuídas ao estilo de liderança autocrática.
Antes de apontar a alternativa correta, vejamos importantes pontos sobre o tema.
Os estilos são determinados a partir da observação do comportamento e atitudes do líder, o que ele faz e como ele age (Paludo, 2020). Diante disso, os estilos podem ser:
Liderança autocrática – Focado líder, que centraliza em si o processo de tomada de decisão. O líder determina quem realizará, o que realizará e quando realizará determinada atividade. Não há participação dos liderados, e se tem é a mínima possível.
Esse estilo pode ser subdividido em:
- Benevolente: é aquele líder que possui alguma confiança na equipe, de modo a permitir que lhe dê sugestões, mas apenas isso.
- Coercitivo: é aquele que não confia de modo algum na sua equipe e, por isso, centraliza tudo o que for possível, inclusive a organização do trabalho.
Na liderança autocrática, as críticas e elogios acontecem de modo individual.
Liderança Democrática – É o estilo que incentiva a participação dos liderados nas decisões da organização. O líder orienta, consulta, valoriza e ouve aqueles sob sua liderança. A liderança democrática pode ser:
- Consultiva: o líder busca a opinião dos liderados para que possa decidir.
- Participativa: o líder dá orientações aos liderados para que eles possam decidir, conforme a orientação dada.
No estilo de liderança democrática, as críticas e elogios ocorrem de forma impessoal.
Liderança Liberal/ Laissez-faire – Nesse modelo a participação do líder é mínima, o líder delega tudo o que for possível. Os liderados possuem total liberdade para tomar as decisões.
De acordo com Paludo (2020), tanto a divisão do trabalho quanto a escola dos companheiros ficam TOTALMENTE a cargo do grupo. A marca do modelo liberal/laissez-faire é a total falta de participação do líder.
Tendo apresentado pontos valiosos sobre o assunto, vejamos qual das alternativas atende ao comando da questão.
A - incorreta. Debate de diretrizes em grupo; divisão de tarefas; líder é como um membro do grupo = liderança democrática.
B - incorreta. Líder tem participação limitada na tomada de decisões; não há avaliação do grupo com relação ao desempenho; divisão de tarefas é determinada pelo próprio grupo = liderança liberal.
C - incorreta. Líder conduz e orienta o grupo; líder e subordinados se comunicam de forma espontânea; há um maior nível qualitativo de trabalho produzido = liderança democrática.
D - incorreta. Pouco respeito ao líder e forte individualismo na equipe; maior liberdade na tomada de decisões; líder fornece informações somente se for solicitado = liderança liberal.
E - correta. Diretrizes são fixadas pelo líder sem participação do grupo; as decisões são mais centralizadas; há uma maior quantidade de trabalho produzida, porém, com uma qualidade não tão satisfatória = liderança autocrática.
Portanto, a alternativa "E" é o gabarito.
GABARITO: E
Fontes:
DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.
PALUDO, Augustinho. Administração Pública. Salvador: Juspodivm, 2020.