a) Planejamento Conservador (ou defensivo) – É o planejamento voltado para a estabilidade e para a manutenção da situação existente. As decisões são tomadas baseadas na obtenção de bons resultados, mas não necessariamente os melhores possíveis, pois dificilmente o planejamento procurará fazer mudanças radicais na organização. Sua ênfase é conservar as práticas atualmente vigentes.
O Planejamento Conservador está mais preocupado em identificar e sanar as deficiências e problemas internos do que em explorar oportunidades ambientais futuras. Sua base é predominantemente RETROSPECTIVA, no sentido de aproveitar a experiência passada e projetá-la para o futuro.
b) Planejamento Otimizante (ou Analítico) – é o planejamento voltado para a adaptabilidade e a inovação da organização. As decisões são tomadas querendo obter os melhores resultados possíveis para a organização, seja minimizando recursos para alcançar um determinado desempenho ou objetivo, seja maximizando o desempenho para melhor utilizar os recursos disponíveis.
O Planejamento Otimizante geralmente preocupa-se em melhorar as práticas atualmente vigentes na organização. Sua base é predominantemente incremental, no sentido de melhorar continuamente (melhoria contínua = kaizen), tornando as operações melhores a cada dia que passa. Sua base é predominantemente Incremental, no sentido de melhorar continuamente, tornando as operações melhores a cada dia que passa.
c) Planejamento Adaptativo (ou Prospectivo; ou Ofensivo) – é voltado para as contingências e para o futuro da organização. As decisões são tomadas no sentido de compatibilizar os diferentes interesses envolvidos, elaborando uma composição capaz de levar a resultados para o desenvolvimento natural da empresa e ajustá-la às contingências que surgem no meio do caminho.
O Planejamento Adaptativo procura reduzir o Planejamento Retrospectivo voltado para a eliminação das deficiências localizadas no passado da organização. Sua base é predominantemente aderente, pois se ajusta às demandas ambientais e se prepara para as futuras contingências.