SóProvas


ID
2121244
Banca
MPE-PB
Órgão
MPE-PB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

Em relação aos vícios inerentes ao negócio jurídico, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  •  

    C)

    Art. 157. Ocorre a lesão quando uma pessoa, sob premente necessidade, ou por inexperiência, se obriga a prestação manifestamente desproporcional ao valor da prestação oposta.

    D) 

    Art. 167. É nulo o negócio jurídico simulado, mas subsistirá o que se dissimulou, se válido for na substância e na forma.

  • Gabarito: C

     

    Alternativa A: errada - o dolo acidental não torna o negócio jurídico anulável, apenas obriga à satisfação das perdas e danos  (artigo 146 do CC). 

     

    Alternativa B: errada - fraude contra credores é todo ato praticado por devedor insolvente ou por ele reduzido à insolvência, suscetível de diminuir ou onerar o seu patrimônio, de modo a reduzir ou onerar a garantia  que este represente para pagamento de suas dívidas (artigo 158 do CC).

     

    Alternativa C: correta - artigo 157 do CC - "Ocorre a lesão quando uma pessoa, sob premente necessidade, ou por inexperiência, se obriga a prestação manifestamente desproporcional ao valor da prestação oposta".

     

    Alternativa D: incorreta - artigo 167 do CC - "é nulo o negócio jurídico simulado, mas subsistirá o que se dissimulou, se válido for na substância e na forma". Ademais, a doutrina de Flávio Tartuce ensina que há dúvida quanto ao enquadramento da simulação como vício social (páginas 270 e 271 do Manual de Direito Civil - 6ª edição). 

     

     

     

     

  • A questão trata dos vícios do negócio jurídico.

    A) Tanto o dolo principal quanto o acidental, por envolverem comportamento astucioso e manobra insidiosa, viciam o negócio, tornando-o anulável e admitindo a reparação da vítima em perdas e danos.

    Código Civil:

    Art. 146. O dolo acidental só obriga à satisfação das perdas e danos, e é acidental quando, a seu despeito, o negócio seria realizado, embora por outro modo.

    O dolo acidental não torna o negócio jurídico anulável, só obrigando à satisfação das perdas e danos.

    Incorreta letra “A".

    B) Fraude contra credores é todo ato praticado por devedor solvente, insolvente ou por ele reduzido à insolvência, suscetível de diminuir ou onerar seu patrimônio, de modo a reduzir ou eliminar a garantia que este represente para pagamento de suas dívidas.

    Código Civil:

    Art. 158. Os negócios de transmissão gratuita de bens ou remissão de dívida, se os praticar o devedor já insolvente, ou por eles reduzido à insolvência, ainda quando o ignore, poderão ser anulados pelos credores quirografários, como lesivos dos seus direitos.

    Fraude contra credores são os atos praticados por devedor insolvente ou por eles reduzido à insolvência, suscetíveis de diminuir ou onerar seu patrimônio, de modo a reduzir ou eliminar a garantia que este represente para pagamento de suas dívidas.

    Incorreta letra “B".


    C) Verifica-se a lesão quando, sob necessidade premente, uma pessoa se submete à desproporcional idade manifesta do valor da prestação oposta, valendo o negócio se a parte favorecida anuir com a redução do proveito.

    Código Civil:

    Art. 157. Ocorre a lesão quando uma pessoa, sob premente necessidade, ou por inexperiência, se obriga a prestação manifestamente desproporcional ao valor da prestação oposta.

    § 2o Não se decretará a anulação do negócio, se for oferecido suplemento suficiente, ou se a parte favorecida concordar com a redução do proveito.

    Verifica-se a lesão quando, sob necessidade premente, uma pessoa se submete à desproporcional idade manifesta do valor da prestação oposta, valendo o negócio se a parte favorecida anuir com a redução do proveito.

    Correta letra “C". Gabarito da questão.

    D) De acordo com o Código Civil, a simulação constitui vício social que acarreta a anulabilidade do negócio jurídico.

    Código Civil:

    Art. 167. É nulo o negócio jurídico simulado, mas subsistirá o que se dissimulou, se válido for na substância e na forma.

    De acordo com o Código Civil, a simulação constitui vício social que acarreta a nulidade do negócio jurídico.

    Incorreta letra “D".

    E) (Abstenção de resposta - Seção VIII, item 11, do Edital do Concurso).

    Resposta: C

    Gabarito do Professor letra C.

  • A questão leva a erro, pois se for seguir ao pé da letra a lei, o art.157,CC diz que caracteriza lesão por premente necessidade OU inexperiencia

  • Apenas complementado: Art. 157, § 2 Não se decretará a anulação do negócio, se for oferecido suplemento suficiente, ou se a parte favorecida concordar com a redução do proveito.