-
Questão capciosa. Gabarito contestável.
2.2. Fechos para Comunicações
O fecho das comunicações oficiais possui, além da finalidade óbvia de arrematar o texto, a de saudar o destinatário. Os modelos para fecho que vinham sendo utilizados foram regulados pela Portaria no 1 do Ministério da Justiça, de 1937, que estabelecia quinze padrões. Com o fito de simplificá-los e uniformizá-los, este Manual estabelece o emprego de somente dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial:
a) para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República:
Respeitosamente,
b) para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior:
Atenciosamente,
Ficam excluídas dessa fórmula as comunicações dirigidas a autoridades estrangeiras, que atendem a rito e tradição próprios, devidamente disciplinados no Manual de Redação do Ministério das Relações Exteriores.
-
O erro da questão está em afirmar que o fecho é obrigatório para qualquer tipo de documento oficial. Ora, isso não é verdade. Como exemplo cito a MENSAGEM que é a modalidade de texto oficial utilizada para comunicação entre CHEFES DE PODER. Dentre suas características está a AUSÊNCIA DE FECHO.
-
2.2. Fechos para Comunicações
Ficam excluídas dessa fórmula as comunicações dirigidas a autoridades estrangeiras, que atendem a rito e tradição próprios, devidamente disciplinados no Manual de Redação do Ministério das Relações Exteriores.
-
O fecho da carta segue, em geral, o padrão da correspondência oficial, mas outros fechos podem ser usados, a exemplo "cordialmente", quando se deseja indicar relação de proximidade ou igualdade de posição en79tre correspondentes. Prof. Selma Frasão.
-
Gabarito questionável! acredito que o erro esteja no "restrigi-se em apenas dois". Afinal são os mais utilizados nos documentos oficiais.
-
Errado.
Um bom exemplo de exceção para a afirmativa está no Requerimento, que tem um fecho diferente dos citados na questão: “Nestes termos, pede deferimento”.
-
Fico com a interpretação do colega LUCAS.
De fato, a MENSAGEM é um exemplo de Correspondência Oficial em que não há a necessidade de Fecho (vide exemplo de Mensagem na página 25 do Manual de Redação Oficial da Presidência da República).
Agora, é bom ter em mente que os Fechos são apenas 2:
a) Respeitosamente (quando destinado a autoridade hierarquicamente superior); e
b) Atenciosamente (quando destinado a autoridade de mesmo nível hierárquico ou de nível hierárquico inferior).
Bons estudos!
-
Gostaria de saber se a banca examinadora anulou essa questão.
-
Apenas para completar o que os colegas disseram, o fecho da ata também não segue este padrão: "Nada havendo mais a tratar, o senhor presidente declarou encerrada a sessão..." ( não é regra; pode ser alterado, mas não se trata dos fechos da questão).
Resposta errada.
-
Acredito que o erro está na afirmação "O fecho das comunicações é obrigatório em qualquer tipo de documento oficial", pois há documentos em que o fecho não pode ser colocado, como DECLARAÇÃO, PARECER, RELATÓRIO e ATESTADO.
-
Patricia, é possível encontrar um "Respeitosamente" em relatórios ou pareceres. Em atestados e declarações, nunca!!
-
Gente, REQUERIMENTO e PARECER não tem fecho.
-
Gabarito errado.
De acordo com o MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, as comunicações oficiais se classificam como:
a) Padrão Ofício (ofício, aviso e memorando)
b) Exposição de Motivos
c) Mensagem
d) Telegrama
e) Fax
f) Correio Eletrônico
Destes, os que apresentam obrigatoriedade de FECHO em sua estrutura são: Padrão Ofício e Exposição de Motivos.
-
O colega está equivocado ao afirmar que Parecer não tem fecho. Tem e o fecho é: É o parecer.
-
Realmente....é necessario apenas no PADRÃO OFICIO E EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS.
-
CUIDADO!!!!!!!!!!!!!!!
Vejo que os colegas estão confundindo FECHO com FORMA TERMINAL.
FECHO = Atenciosamente ou Respeitosamente... (ex.: padrão ofício)
TERMINAL = "Nesses termos, pede deferimento." (ex.: requerimento)
Logo, não é OBRIGATÓRIO, em qualquer tipo de documento oficial, seja lá quantas são as formas, o fecho. Pode-se encerrar com TERMINAL!
-
Galera,
Requerimento é correspondência oficial?
-
Percebi (e todos sabem, mas insistem em permanecer no erro, inclusive eu) que 90% das questões CESPE quando generalizam, correspondem a alternativa ERRADA.
-
O CESPE colocou as exceções como regra e por isso a questão está errada.
Parecer e Nota Técnica possuem diferentes tipos de fecho.
Nota Técnica - utiliza apenas o respeitosamente.
Parecer - tem quatro variações. Algumas delas : É o parecer.
À consideração superior
-
Não é todo tipo de documento oficial que é obrigatório fecho, ai está o erro .
-
O enunciado informa que "o fecho das comunicações é obrigatório em qualquer tipo de documento oficial e restringe-se a apenas dois: Respeitosamente e Atenciosamente, a depender da relação hierárquica existente entre o remetente e o destinatário."
Segundo o Manual de Redação Oficial, "O fecho das comunicações oficiais possui, além da finalidade óbvia de arrematar o texto, a de saudar o destinatário. Os modelos para fecho que vinham sendo utilizados foram regulados pela Portaria no 1 do Ministério daJustiça, de 1937, que estabelecia quinze padrões. Com o fito de simplificá-los e uniformizá-los, este Manual estabelece o emprego de somente dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial:
a) para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República: Respeitosamente,
b) para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior: Atenciosamente,
Ficam excluídas dessa fórmula as comunicações dirigidas a autoridades estrangeiras, que atendem a rito etradição próprios, devidamente disciplinados no Manual de Redação do Ministério das Relações Exteriores."
A resposta é incorreta.
-
FICAM EXCLUÍDAS DESSA FÓRMULA AS COMUNICAÇÕES DIRIGIDAS A AUTORIDADES ESTRANGEIRAS, QUE ATENDEM AO RITO E TRADIÇÃO PRÓPRIOS, DEVIDAMENTE DISCIPLINADOS NO MANUAL DE REDAÇÃO DO MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS.
GABARITO ERRADO
-
O presidente da república está dispensado do fecho.
-
Comentário:
A afirmação do item é incorreta, pois ficam excluídas dessa
fórmula – o emprego dos fechos Respeitosamente, quando se tratar de autoridades
superiores, inclusive o Presidente da República, e Atenciosamente, para
autoridades de mesma hierarquia ou hierarquia inferior – as comunicações
dirigidas a autoridades estrangeiras, que atendem a rito e tradição próprios,
devidamente disciplinados no Manual de Redação do Ministério das Relações
Exteriores.
Gabarito: Errado.
PROF: FABIANO SALES
-
Fechos para comunicações
O fecho das comunicações oficiais objetiva, além da finalidade óbvia de arrematar o texto, saudar o destinatário. Os modelos para fecho anteriormente utilizados foram regulados pela Portaria no 1, de 1937, do Ministério da Justiça, que estabelecia quinze padrões. Com o objetivo de simplificá-los e uniformizá-los, este Manual estabelece o emprego de somente dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial:
a) Para autoridades de hierarquia superior a do remetente, inclusive o Presidente da República: Respeitosamente,
b) Para autoridades de mesma hierarquia, de hierarquia inferior ou demais casos: Atenciosamente.
Ficam excluídas dessa fórmula as comunicações dirigidas a autoridades estrangeiras, que atendem a rito e tradição próprios. O fecho da comunicação deve ser formatado da seguinte maneira: a) alinhamento: alinhado à margem esquerda da página; b) recuo de parágrafo: 2,5 cm de distância da margem esquerda; c) espaçamento entre linhas: simples; d) espaçamento entre parágrafos: de 6 pontos após cada parágrafo; e e) não deve ser numerado.
Fonte: manual da redação oficial da presidência da república 3º edição.