-
Seu aparecimento ocorreu em 1954, quando Peter F. Drucker publicou um livro sobre administração por Objetivos, sendo considerado o pai da APO.
A APO é um processo pelo qual gerentes e subordinados identificam objetivos comuns, definem as áreas de responsabilidade de cada um em termos de resultados esperados e utilizam esses objetivos como guias para sua atividade. A APO é um método pela qual as metas são definidas em conjunto pelo gerente e seus subordinados, as responsabilidades são especificadas para cada um em função dos resultados esperados, que passam a ser constituir os indicadores ou padrões de desempenho sob os quais ambos serão avaliados. Analisando o resultado final, o desempenho do gerente e do subordinado podem ser objetivamente avaliados e os resultados alcançados são comparados com os resultados esperandos.
[...]
Conclusão
Cada autor desenvolve o seu modelo de APO. As caracteristícas da APO, apesar das diferenças de enfoque dos autores, podem ser definidas genericamente: estabelecimento conjunto de objetivos para cada departamento, entre o executivo e o seu superior; interligação dos objetivos departamentais; elaboração de planos táticos e planos operacionais, com ênfase na mensuração e no controle; sistema contínuo de avaliação, revisão e reciclagem dos planos; participação atuante da chefia; apoio intenso do staff , principalmente durante os primeiro períodos.
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Administração Geral e Pública: provas e concursos. 4º edição. São Paulo: Manole, 2016.
[Gab. A]
bons estudos
-
Gostaria que alguém comentasse o erro das outras alternativas.
-
a) A base da administração por objetivos é o processo em que participam o chefe e sua equipe (ou um subordinado em particular), substituindo o processo hierárquico, no qual o chefe define os objetivos e os transmite pela cadeia de comando abaixo, para depois avaliar o desempenho da equipe. Correto - APO é considerado participativo e foi implementado a fim de substituir o processo hierárquico, no qual o chefe simplesmente define os objetivos e os transmite pela cadeia de comando abaixo, para depois avaliar o desempenho da equipe.
b) A administração por objetivos difundiu-se como um processo participativo de estabelecimento de objetivos e avaliação do desempenho, exclusivamente, de processos Errado! Correto avaliação de desempenho de pessoas.
c) A administração por objetivos difundiu-se como um processo de supressão do planejamento Errado! para estabelecer foco nos resultados, não importando a iniciativa pessoal ou existência de conflitos na equipe de trabalho. É o contrário! APO planeja os objetivos em conjunto justamente para melhorar os resultados.
d) A base da administração por objetivos é o processo em que participam o chefe e sua equipe (ou um subordinado em particular), estabelecendo o processo hierárquico Errado!, no qual o chefe define os objetivos e os transmite pela cadeia de comando abaixo, para depois avaliar o desempenho da equipe.Não estabelece processo hierárquico, e sim o substitui.
-
APO:
Visou alinhar metas pessoais e grupais com a metas do negócio, através da comunicação e percepções compartilhadas entre a gerência e os subordinados. Substituiu a visão hierárquica e concentrada pela visão participativa, com ênfase no planejamento e controle
#FÉ!
-
Gab. A
APO = Administração por objetivos
Chefe e subordinado, juntos, definindo de forma participativa, os objetivos e metas (descentralizaçao)
-
"A base da administração por objetivos é o processo em que participam o chefe e sua equipe (ou um subordinado em particular), substituindo o processo hierárquico, no qual o chefe define os objetivos e os transmite pela cadeia de comando abaixo, para depois avaliar o desempenho da equipe"
Como um processo pode ser participativo, a ponto de substituir o processo hierárquico, ao mesmo tempo em que tudo é decidido de cima para baixo? Me ajudem a resolver esse paradoxo, por favor.
-
Gente... como assim substitui o processo hierárquico<>
-
Gisele Vieira, acredito que a forma de visão conjunta/participativa acaba substituindo o processo hierárquico sim!
-
NÃO ESTÁ DIZENDO QUE SUBSTITUI A HIERARQUIA, MAS O PROCESSO HIERÁRQUICO.
-
A base da administração por objetivos é o processo em que participam o chefe e sua equipe (ou um subordinado em particular), substituindo o processo hierárquico, no qual o chefe define os objetivos e os transmite pela cadeia de comando abaixo, para depois avaliar o desempenho da equipe
Rodrigo Rennó diz:
Na Administração por Objetivos – ou APO – o planejamento NÃO teria um caráter de “cima para baixo”, com os diretores de cúpula impondo metas e objetivos aos subordinados, mas sim um processo de “baixo para cima”. Nesse modelo, os objetivos são estabelecidos de comum acordo entre os chefes e os subordinados de cada órgão. Isso seria mais adequado a um ambiente
mutável e dinâmico e no qual os envolvidos diretamente com os problemas teriam uma melhor condição de tomar as decisões e ter acesso a dados e informações.
Vai entender!!
-
Calma, pessoal!!!!
A questão, pra variar, é cópia de Maximiano, amado pela IBFC.
A administração por objetivos indica um processo participativo de estabelecimento de objetivos e avaliação do desempenho de pessoas. A base da APO é o processo do qual participam o chefe e sua equipe (ou um subordinado particular). Esse processo participativo substitui o processo hierárquico, no qual o chefe simplesmente define os objetivos e os transmite pela cadeia de comando abaixo, para depois avaliar o desempenho da equipe.
Maximiano, 5ª edição.
Não se fechem em Chiavenato, adm é muito mais que isso.
-
GABARITO: LETRA A
FASES DA APO:
1- DEFINE O NEGÓCIO;
2- DIMENSIONA OS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS E OS DESDOBRAM EM TÁTICO E OPERACIONAL;
3- SUPERIOR E SUBORDINADO ESTABELECEM OBJETIVOS COMUNS;
4- AVALIA O DESEMPENHO
-
IBGE
Processo hierárquico: o chefe define os objetivos e os transmite pela cadeia de comando abaixo, para depois avaliar o desempenho da equipe.
=/=
teoria de Peter Drucker sobre o processo de administração (1954): A base da administração por objetivos é o processo em que participam o chefe e sua equipe (ou um subordinado em particular)