SóProvas


ID
2124181
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em 2012, os cientistas John B. Gurdon, da Inglaterra, e Shinya Yamanaka, do Japão, foram contemplados com o Prêmio Nobel de Medicina. Em 1962, Gurdon iniciou um trabalho que futuramente originaria a clonagem de mamíferos, ao demonstrar que o DNA nuclear de uma célula madura não perde a capacidade de dar origem a um organismo viável. Mais recentemente, Yamanaka desenvolveu uma técnica de reprogramação celular, tornando possível a regressão de uma célula madura para o estado de célula-tronco embrionária, mais precisamente, células-tronco pluripotentes induzidas (iPSCs). Esses e outros trabalhos demonstram que as células-tronco podem ser uma importante fonte de tecidos para transplantes.
De acordo com seus conhecimentos sobre células-tronco e histologia assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

    As células-tronco  têm a capacidade de formar células dos tecidos primordiais: ectoderma, endoderma e mesoderma, mas não podem formar células de anexos embrionários.

  •  células-tronco totipotentes: podem formar qualquer célula imaginável, incluindo tecidos extraembrionários, como é o caso da placenta.

    pluripotentes: não pode originar tecidos extraembrionários e possui a capacidade apenas de gerar as células dos folhetos embrionários, ou seja, do ectoderma, mesoderma e endoderma.

    multipotentes: podem diferenciar-se em apenas alguns tipos celulares. Esse tipo de célula é encontrado mais facilmente no nosso corpo e é responsável pela renovação de certos órgãos.

  • AlunosUol:

    Todas as células possuem material genético e, nesse material, estão as caraterísticas completas de todo um indivíduo. Denominamos de células-tronco aquelas com capacidade de dividir-se e diferenciar-se em distintos tipos celulares. São, portanto, células indiferenciadas.

    Algumas células podem diferenciar-se em qualquer uns dos tipos celulares existentes no organismo. Essas células são chamadas de células-tronco totipotentes e podem formar qualquer célula imaginável, incluindo tecidos extraembrionários, como é o caso da placenta. Entretanto, nem todas as células são totipotentes, sendo essa característica exclusiva do zigoto (leia mais sobre ) e das células formadas até a fase de .

    Existem ainda células-tronco chamadas de pluripotentes. Esse grupo, diferentemente das células totipotentes, não pode originar tecidos extraembrionários e possui a capacidade apenas de gerar as células dos folhetos embrionários, ou seja, do ectoderma, mesoderma e endoderma. Vale lembrar que esses folhetos são os primórdios de todos os tecidos e órgãos do nosso corpo.