SóProvas


ID
212425
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Julgue os itens subsequentes com relação à classificação de impostos.


Diferentemente dos impostos subjetivos, que são estruturados de acordo com certas características do devedor, os impostos objetivos são estruturados de acordo com aspectos materiais.

Alternativas
Comentários
  •  Conforme Ricardo Alexandre

     

    "O legislador constituinte, na redação do dispositivo, adotou a classificação dos impostos como reais (OBJETIVO) ou pessoais (SUBJETIVO). Assim, são reais os impostos que, em sua incidência, não levam consideração aspectos pessoais, aspectos subjetivos. Ou seja, incidem objetivamente sobre determinada base econômica, incidem sobre coisas. A título de exemplo, têm-se o IPTU, o IPVA, o ITR, o IPI, o ICMS. Dessa forma, se um sujeito passa o ano inteiro juntando dinheiro para comprar o sonhado televisor, vai pagar, embutido no preço, o mesmo valor do ICMS que o milionário adquirente de um aparelho idêntico para o quarto da empregada. Ao contrário, são pessoais os impostos que incidem de forma subjetiva, considerando os aspectos pessoais do contribuinte. Nessa linha de raciocínio, a incidência do imposto de renda é personalizada, levando em conta a quantidade de dependentes, os gastos com saúde, com educação, com previdência social etc. 

     

     

  • CORRETA.

    IMPOSTOS PESSOAIS (subjetivos):
    considera as circunstâncias específicas relativas a cada contribuinte para o dimensionamento do montante a pagar. Ex: IR

    IMPOSTOS REAIS (objetivos):
    São impostos reais aqueles cujo aspecto material da hipótese de incidência limita-se a descrever um fato, ou estado de fato, independentemente do aspecto pessoal do contribuintee suas qualidades.