-
a) O atendimento ambulatorial do paciente foi incentivado, de forma a qualificar, expandir e fortalecer a rede extra hospitalar.
-
pois já existia a rede de atençãoa saúde, com as denúncias de violencia de direitos e carceres de nos tratamentos de internação dos chamados loucos, vem a reforma psiquiatrica reivindicar territorialização da rede de atenção em sáude que é o centro de atenção psicossocial.
-
Acredito que esta questão esteja errada, em várias fontes eu encontrei que a experiência italiana foi inspiradora para a reforma brasileira. Alguém sabe me dizer por que esta opção não está correta?
Ex.:
O marco referencial da desinstitucionalização brasileira, é a Lei 180, da reforma psiquiátrica italiana que demonstrou forte poder de mobilização social, polÌtica e cultural, valorizando os direitos de cidadania do doente mental, oferecendo-lhes soluções alternativas de tratamento na comunidade (ROTELLI, l992; NETO, 1992)
fonte: http://www.uff.br/saudemental/13904%20algumasconsideracoessobredesisntitucionalizacao.pdf
-
Olá Camila Nascimento, acredito que o erro esteja na palavra institucionalização, caso fosse substituída por desinstitucionalização a questão ficaria correta.
-
b) O MTSM passou a estimular a hegemonia de uma rede pública de assistência;
c) A experiência italiana de desinstitucionalização em psiquiatria foi inspiradora do movimento da reforma psiquiátrica brasileira;
d) Os atendimentos em saúde mental no Brasil passaram a priorizar a atenção primária e os atendimentos ambulatoriais;
Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa
-------------------
Gabarito: A